Acreditem, não é post pago

O último texto que coloquei aqui surgiu de um papo no FlamengoNet sobre as dificuldades de compra de ingressos à distância, para outras cidades - não que seja mole pra quem é carioca comprar ingresso pro Maracanã, já é perrengue o suficiente. Mas o Hermínio, rubro-negro do Paraná, soltou essa no meio da conversa:

O ideal mesmo é o que eu pude comprovar em Florianópolis. Comprei meu ingresso (de estudante, diga-se) pela internet, recebi um aviso via email onde dizia que bastava eu passar o meu cartão de crédito na catraca e pronto, entraria. De tão ótima a situação fui com medo para o Scarpelli. Cheguei lá, de 7 catracas 2 eram exclusivas para clientes internet, estavam livres faltando poucos minutos para o início do jogo (enquanto as outras com as famosas filas e empurrões) e foi simples, mole: passei meu cartão de crédito, conferiram minha carteira de estudante, imprimiram o comprovante e pronto. Nunca vi tão fácil aqui no Brasil.

Fiquei impressionado: parecia sonho, ou coisa da Europa ou Estados Unidos. Como já escrevi aqui inconformado sobre a confusão maracanesca a cada jogo, resolvi dar uma olhada no site do Figueirense, pra ver como funciona mesmo a parada. E aí descobri que trata-se do Futebolcard, criado pela Visa, que funciona não só no Orlando Scarpelli, mas também no Parque Antarctica e no Engenhão, aqui no Rio mesmo - ou seja, a realidade que me parecia tão distante, na verdade, é bem próxima. Eu sabia que existe uma "área Visa" tanto no estádio do Botafogo quanto no do Palmeiras, mas como não sou torcedor de nenhum dos dois, nunca tinha ido ver do que se trata.

Na compra, escolhe-se o lugar numerado e tudo o mais. No caso do Botafogo, o ingresso inteiro, disponível apenas para a "ala oeste inferior", tem o preço um tanto salgado: 45 reais, mais taxa de R$4,50. Para crianças, estudantes e idosos, corta-se tanto o ingresso quanto a taxa pela metade. Lamentavelmente para os rubro-negros, os ingressos são só para a torcida do Botafogo - aqueles que, como eu, estiverem pensando em aproveitar o Botafogo x Flamengo do segundo turno para conhecer o estádio olímpico construído com o meu, o seu, o nosso dinheiro, não poderão usar o serviço de primeiro mundo.

O mapa pra se escolher a cadeira desejada, na hora de comprar ingresso pela Internet

O mesmo acontece em São Paulo, onde só a torcida do Palmeiras pode comprar suas entradas pelos mesmos 45 reais. Em Florianópolis, a coisa é um tanto melhor: além dos preços mais baixos, estão disponíveis por lá ingressos de vários setores, inclusive para a torcida visitante. Nos três estádios, já estão sendo vendidos os jogos até o fim do ano.

Bateu a invejinha de quem não tem que passar pelos inacreditáveis problemas que o rubro-negro enfrenta a cada vez que resolve ir ao Maracanã. Parece que houve conversas para que o Flamengo também entrasse no esquema, que finalmente trata o torcedor como um consumidor que quer gastar seu dinheiro em um momento de lazer e não ser tratado como gado - mas é aquilo, o estádio é do Estado, tem mil engessamentos, fora os próprios do clube e sua diretoria. Mas como ano que vem o Mário Filho volta a fechar para reformas, é capaz do torcedor do Flamengo conhecer esse admirável mundo novo, caso o time realmente passe a mandar seus jogos no Engenhão.

Nenhum comentário: