Embaixadas da Nação

Logo oficial do projeto Embaixadas da Nação
No momento em que se espalha por aí a idéia de uma invasão do Morumbi pela torcida do Flamengo no próximo domingo, vejo por aí uma certa dificuldade do pessoal que pretende viajar a São Paulo para ver o jogo em conseguir os ingressos. Procurando o clube, informam que não há como sair do Rio com eles já na mão - precisam ser adquiridos em São Paulo mesmo. Mas como se compra por lá? Quanto custa? Será que não acabarão antes da pessoa chegar por lá?

Nessas horas a gente percebe uma possível aplicação prática das Embaixadas da Nação, um projeto que a diretoria do Flamengo lançou há alguns meses. Com ele, o clube cria um laço institucional com grupos de torcedores espalhados pelo país que, em suas cidades, começaram a se reunir para assistir aos jogos e falar do Flamengo. Seus representantes ganham um diploma oficial e passam a ter um canal de comunicação com a diretoria. Se não ficar só no simbolismo, a idéia - que é muito boa - pode servir pra agilizar um monte de ações junto à única torcida realmente nacional que o Brasil tem.

Estes grupos poderiam servir muito bem, por exemplo, como apoio para quem gosta de viajar pelo país seguindo o Mais Querido. A Embaixada paulistana, por exemplo, poderia ser fonte de informação não só pra quem é de fora e quer ver o Flamengo no Morumbi, mas também para os que gostariam de viajar de São Paulo para assistir a um jogo no Rio ou em qualquer outro lugar, mas não sabem como fazer.

Para isso, bastaria que o Flamengo organizasse o fluxo de informações com os representantes de cada cidade - com a Internet, é mole mole, fácil fácil. Mas, infelizmente, hoje o projeto basicamente inexiste no site do clube. Não há uma página falando do projeto, reunindo as embaixadas já existentes, seus contatos e dando as diretrizes pra quem quiser criar uma em sua cidade. Quem é de Brusque, por exemplo, e quer participar das atividades da embaixada local tem que descobrir como encontrá-los por conta própria.

O site oficial do Flamengo melhorou muito nos últimos tempos. Mas ainda parece ser algo pouco planejado, em que vão se pendurando coisas à medida em que as idéias surgem. Bem: tá aí uma sugestão.


* * * * * * * * * * * * * * * * *


Ah sim: parece que há um projeto na Gávea para criar a Fla-Tour. Se vai servir só pra quem é do Rio viajar pelo país, ou se também vai servir para o povo espalhado vir ao Maracanã, ou quando isso vai sair... Não se sabe ainda.


* * * * * * * * * * * * * * * * *

De qualquer forma, independente de quem conseguir viajar para São Paulo para assistir ao jogo, imagino que só os rubro-negros paulistas já seriam suficientes para fazer um belo barulho no Morumbi domingo - é a quinta torcida do estado, atrás apenas dos quatro grandes e à frente da Portuguesa. É pena que hoje exista essa limitação de 10% dos ingressos para os visitantes, o que coloca um teto de 7 mil torcedores do Flamengo no estádio. Como a torcida do São Paulo não é muito de comparecer, com certeza sobraria espaço pra bem mais no domingo.

Nenhum comentário: