Os jogos mais interessantes de hoje

Santos x Flamengo

Como já se cansou de falar: o Flamengo nunca venceu o Santos na Vila Belmiro em jogos oficiais. Mas se há uma chance desse tabu cair, é hoje. Não precisa nem falar como o Santos vem mal neste campeonato - inclusive na Vila Belmiro, onde vem perdendo jogos inacreditáveis. Por lá, foram 3 vitórias, 3 empates e 3 derrotas até agora. Fraquíssimo pro que se espera do Santos normalmente em seu alçapão.

Pelo que se fala, Marcelinho deve começar jogando no ataque rubro-negro. Eu usaria no meio-campo, como ele vinha jogando na Alemanha, com Maxi e Obina na frente, deixando Léo Moura na lateral - que é sua posição, e é onde vai continuar jogando até o fim do campeonato. Tenho medo da improvisação de Toró justamente no setor por onde Kléber vai atacar. Há ainda o Eltinho do outro lado, que ninguém conhece. Se Caio Júnior entrar mesmo com a formação que se anuncia, os três zagueiros terão muito trabalho para cobrir as laterais.


Grêmio x São Paulo

Anda difícil imaginar o Grêmio perdendo, ainda mais em casa. Mas o São Paulo tem conseguido suas atuações mais convincentes justo contra os adversários mais fortes, mesmo fora de casa. E é aquele time que tá todo mundo esperando engrenar (talvez por força do hábito de vê-los no topo da tabela sempre nos últimos anos, já que o time mesmo não empolga ninguém). É um dos confrontos diretos da rodada, em que vale a torcida por um empate.

Hoje, Muricy muda de novo o time, entrando com três zagueiros - é a estréia de Anderson, justo contra o melhor ataque do campeonato. Pode ser uma boa idéia concentrar defensores no meio, já que o Grêmio não ataca muito pelas laterais. O Grêmio joga com o que vem jogando mesmo. Deve vencer. O que pode fazer o Flamengo voltar ao G4 nesta rodada, em caso de vitória.


Palmeiras x Coritiba

É o outro confronto direto entre adversários rubro-negros que acontece no domingo. No Coritiba, eu apostei no início do campeonato como possível surpresa da competição. E o Palmeiras é o favorito de todo mundo, em que eu nunca botei muita fé. Os dois, agora, estão separados na tabela por dois pontos apenas.

O Palmeiras começa a conviver agora com a ausência de Valdívia. Tenho a impressão que, coletivamente, o time vai funcionar melhor e ganhar em marcação no meio, que era seu grande defeito. Mas perde o componente do "inesperado", daquele lance que Valdívia poderia tirar da cartola e ninguém mais neste time poderia fazer. Talvez ainda saiam no lucro, embora seja sempre ruim perder uma opção como ele no elenco. O Coritiba vem completo e deve jogar fechado, esperando um golzinho de Keirrison pra definir o jogo. A defesa deles é bem chata - a segunda melhor do campeonato. Pode funcionar.


Vasco x Internacional

O grande interesse desse jogo é ver pela primeira vez neste Brasileiro o Inter jogando com D´Alessandro, Daniel Carvalho e Nilmar juntos. Ficou faltando apenas Alex em campo para formar o quarteto que todos querem ver como se encaixará. No papel, ninguém tem tantos talentos em campo como o Colorado - mas a posição na tabela já os coloca fora da luta pelo título e até a Libertadores está quase inviável. Se querem ainda alguma coisa, a hora de começar a arrancada é agora.

O Vasco ganhou do misto do Palmeiras no meio de semana e vai tentar aproveitar o que o time mostrou de bom nesta partida. Tita mandou bem de aproveitar a estrutura daquele time - tem que manter o que der certo até por uma questão psicológica mesmo. Assim como pro Inter, a vitória hoje é obrigatória pro time de Tita, jogando em São Januário. A força costumeira em casa é onde eles precisam se apoiar pra escapar da zona do rebaixamento.


E ainda...

Tem o Botafogo, jogando fora contra o Sport, tentando manter o seu bom ritmo. A Ilha do Retiro é sempre um bom teste - só o Flamengo venceu lá neste campeonato.

Tem o Fluminense estreando Cuca, num confronto direto entre times que, no momento, brigam contra o rebaixamento. Dodô está de volta.

E tem Goiás x Náutico. Então tá.

Nenhum comentário: