O Flamengo e o inferno astral da tabela

Eu já citei aqui mais de uma vez o Marcus, que fazia há um tempo a análise da tabela do Brasileiro a cada rodada no Orkut e agora a publica no site oficial do clube. A primeira das vezes em que falei dele era citando sua observação de que o Flamengo teria uma sequência de jogos muito complicada a partir do jogo contra o Palmeiras, no Parque Antarctica. A partir daí, teríamos todos os confrontos diretos com quem estava na parte de cima da tabela (Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio e São Paulo); dois clássicos (Botafogo e Fluminense); e outros três jogos historicamente complicados fora de casa (Santos, Inter e Figueirense). Muito poucos momentos de refresco em uma longa série. E ele poderia ter dito que ela começava ainda antes, no jogo contra o Coritiba no Couto Pereira - o jogo seguinte era com o Vitória, outro também lutando lá em cima naquele momento, embora ninguém colocasse muita fé de que era pra valer.

O que aconteceu é que o Flamengo perdeu jogadores e, em seguida, se perdeu em campo, justamente no início desta fase ruim da tabela. Ou seja: os efeitos dos erros do time foram potencializados pela complicação da tabela; e, no que os resultados pioravam, o time e o técnico passaram a errar ainda mais, entrando num terrível círculo vicioso. E o tal túnel do terror pelo qual o Flamengo precisaria passar na tabela só se encerra no confronto contra o São Paulo, no Morumbi, daqui a cinco jogos. A projeção do Marcus era de que se o Flamengo conseguisse suportar esta sequência sem cair do topo da tabela, estaria em ótimas condições para o resto do campeonato, quando a tabela se simplificaria e muito.

Pois bem: o rubro-negro terá aí estes próximos 5 jogos - Grêmio, Inter, Fluminense, Figueirense e São Paulo - como teste de nervos. O Flamengo entrará com um elenco cheio de jogadores novos, um time em re-formação. Se conseguir manter a tranquilidade para ir montando o time nestas rodadas, sem desesperos por possíveis - e prováveis - resultados ruins, poderá estar preparado para uma caminhada mais tranquila até o fim do ano, em busca de pelo menos uma vaga na Libertadores. A perspectiva é que o aproveitamento cresça naturalmente, olhando o nível dos adversários que se seguirão.

Mas é isso: tem que estar entrando nos trilhos desde já. E nada como um confronto com o líder do campeonato pra servir de teste.

Um comentário:

Pablo Alcântara disse...

Cara, a verdade é que é muito frustrante ver o Fla parado na tabela, sem avançar nada. Ou ainda, pingando pouco a pouco em empates. Três vitórias seguidas parecem ter um efeito incrível, um salto. Esperemos.