O adversário de hoje

Vencer hoje é fundamental para o Flamengo. O que não é novidade. Nesta série sem vitórias, o time já passou por algumas partidas em que o triunfo era obrigatório. Como não conseguiu, a obrigação hoje ficou maior ainda, mesmo jogando fora de casa - até porque a torcida rubro-negra será, muito provavelmente, maioria no estádio.

Mas não dá pra achar que é um jogo fácil. O Goiás vem se acertando desde que Hélio dos Anjos assumiu. A partida que assisti inteira deles foi contra o Fluminense - e, na época, ainda estavam na zona de rebaixamento. Hoje, em 13o, a confiança é maior, até pela goleada de 4x0 na última partida contra a Portuguesa.

Trata-se de um time que marca forte no meio e, quando retoma a bola, sabe manter a posse. Dificilmente apelam para os chutões pra frente; saem sempre tocando a bola e trocam muitos passes. Enfrentá-los é um jogo de paciência. A força ofensiva vem principalmente do trio formado por Paulo Báier, Iarley e Romerito. Os três movimentam-se bem, trocam de posição o tempo inteiro e confundem a marcação adversária. E é bom ter cuidado redobrado para não fazer faltas tolas e deixar Iarley resolver em uma bola parada. O ponto fraco é que não são exatamente jovens. Contra o Fluminense, cansaram no segundo tempo, o ritmo caiu e dois deles, Iarley e Baier, foram até substituídos.

Outra fraqueza: atacam demais pelo meio. As jogadas pelas laterais praticamente não existem e um dos destaques do time na última partida, o lateral Júlio César (que já foi do Flamengo), não joga. Em tese, isso não só deixaria o trabalho de nossa defesa mais tranquilo, ainda mais com a overdose de volantes, mas também facilitaria os avanços de Juan e Léo Moura. Mas como o apoio dos dois já está mais do que manjado, é muito provável que Hélio dos Anjos arme um esquema especial para essa partida, com alguém procurando as costas deles. Em princípio, seria Alex Terra, jovem e rápido, mas ele não joga. É capaz de Romerito ser o homem a cair mais pelas pontas. Ele, aliás, joga mais pela direita mesmo - e como Angelim continua fora, é bom que o time tenha atenção especial na esquerda da defesa, que anda falhando e entregando gols sempre que ele não está em campo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Alguém tem novidades em relação à contratações?

PedroFlamengo disse...

O morales fudeua gra, por causa dessa babaquice

PedroFlamengo disse...

"fudeu agora"