Recordar é viver - Flamengo x Náutico

A enorme maioria dos torcedores rubro-negros não fazia a menor idéia disso, mas 11 de agosto de 2007 marcou o início de uma das maiores arrancadas da história do Campeonato Brasileiro - a do Flamengo, da zona do rebaixamento para a classificação para Libertadores do ano seguinte. E o adversário, naquele dia, era exatamente o mesmo que Caio Júnior e comandados enfrentam amanhã, no mesmo Maracanã.

O Flamengo não jogava no Mário Filho havia meses, graças ao fechamento do estádio para os clubes devido aos Jogos Pan-Americanos. Durante o exílio, o time penou no campeonato brasileiro. Eram muitos jogos adiados e, nos que eram mantidos, os resultados eram sofríveis. Ney Franco caiu, a diretoria buscou reforços, Joel Santana assumiu o cargo, mas a coisa não parecia estar engrenando. Foram duas derrotas nos dois primeiros jogos com o novo treinador.

Mesmo assim, a torcida, saudosa de sua casa, compareceu em bom número no Maracanã - e viu o Náutico abrir o placar logo no início, graças a um desvio infeliz de Cristian. O time só foi se tranquilizar a partir do gol de empate, do estreante Fábio Luciano, desviando de cabeça uma falta cobrada por Juan da intermediária. Reparem só no vídeo aí embaixo: desde aquele dia, quantas vezes vocês já viram esta mesma jogada se repetir, igualzinha, decidindo jogos para o Flamengo?

A partir daí, foi pressão em cima dos pernambucanos, especialmente a partir da entrada de Maxi - que na época sempre tinha seu nome acompanhado do infame "primo do Messi" - no segundo tempo. Mas o gol da virada só saiu no finzinho do jogo, graças a um grande lançamento de Roger para Léo Moura. Aliás, pouca gente se dá conta disso, mas o meia chinelinho que hoje é ídolo do Grêmio foi responsável por pontos importantíssimos na campanha do ano passado, mesmo vindo do banco na maioria dos jogos.

Mesmo com a vitória, o Flamengo continuava na penúltima colocação, com quatro partidas a menos que a maioria dos adversários mas com uma média ridícula de um ponto por jogo. No jogo seguinte, Maxi fez o gol da vitória sobre o Fluminense, caiu de vez nas graças da torcida e a arrancada começou a ganhar corpo. O resto é História.



11/8/2007 - Flamengo 2 x 1 Náutico
Maracanã, Rio de Janeiro
Renda e público: R$ 277.371,00 / 34.457 pagantes

Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa-SP)
Auxiliares: Nilson de Souza Monção (SP) e Márcio Luiz Augusto (SP)
Cartões amarelos: Cristian e Roger (FLA); Elicarlos, Deleu e Radamés (NAU)
Cartão vermelho: Deleu (NAU).

Gols: Felipe, aos 12min e Fábio Luciano, aos 25min do primeiro tempo; Leonardo Moura, aos 42min do segundo tempo.

Flamengo: Bruno, Léo Moura, Fábio Luciano (Rodrigo Arroz), Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Cristian (Léo Lima), Ibson e Roger; Renato Augusto (Biancuci) e Leonardo. Técnico: Joel Santana

Náutico: Eduardo, Deleu, Vagner Silva, Toninho e Hamilton; Daniel Paulista, Elicarlos, Radamés (Geraldo) e Acosta (Rafael Mineiro); Marcelo Silva (Everaldo) e Felipe. Técnico: Roberto Fernandes

Nenhum comentário: