Ipatinga 1 x 3 Flamengo

Se a idéia é mesmo disputar o título, vencer o Ipatinga ontem era obrigação. Mas, sabendo das dificuldades que andamos tendo quando jogamos fora de casa, muita gente estava com o pé atrás para esta partida. Assim, a vitória serviu para tirar esta dúvida: pelo menos este tipo de mole - deixar de faturar os três pontos contra um time que fatalmente será rebaixado - nós não demos.

Mas não foi uma grande atuação. O time até começou dominando o jogo e perdeu pelo menos uma chance inacreditável, com Marcinho chutando pra fora praticamente embaixo da trave. Mas, com o passar do tempo, a partida acabou ficando equilibrada e o Ipatinga chegou até a ter mais controle da posse de bola.

Isso porque, na prática, o time jogou com três atacantes - Marcinho não está fazendo papel de meia, e sim se colocando lá na frente, junto com Souza e Tardelli. No meio-campo, então, sobravam dois volantes - Jaílton e Cristian, de quem eu gosto mas que vem entrando muito mal nas chances que tem - e apenas Íbson para fazer a ligação. Este, que já não é exatamente um organizador de meio-campo, ainda estava jogando especialmente mal. Com isso, o time não tinha saída de bola, não conseguia manter a posse trocando passes e acabava entregando o controle da partida ao adversário.

Caio Júnior percebeu isso e mexeu bem no intervalo, colocando Renato Augusto no meio. Mas a mudança não fez efeito imediatamente - só a partir do gol de Juan, numa falha do goleiro do Ipatinga, é que o time cresceu e passou realmente a dominar. Neste momento, até o Íbson passou a acertar e conseguiu marcar realmente um belo gol, que matou a partida. O Ipatinga até teve uma ou duas chances, chegou a fazer seu golzinho, mas não dava pra o Flamengo se sentir realmente ameaçado.

De realmente positivo no jogo, dá pra falar da atuação do Renato Augusto, que realmente trabalhou no meio-campo, se mexeu bem e deu bons passes. Se estiver bem fisicamente, pode começar a ser titular já no próximo jogo, já que o time está claramente sentindo falta de um meia de criação e Marcinho não está consegundo fazer a função. Também foi bom ver o belo gol do Kléberson no final, finalmente acertando um bom chute de fora da área - coisa que se esperava dele desde que chegou e ainda não tinha acontecido. Já o Obina, que todo mundo gostaria de ver correspondendo para barrar de vez o Souza, desta vez não entrou bem. Mas, de qualquer forma, terá finalmente sua chance de entrar de início no próximo jogo, já que o Souza levou seu terceiro cartão amarelo. Vamos ver se conseguirá corresponder.

Fora os problemas no meio-campo, também foi preocupante ver como a defesa permitiu que os jogadores do Ipatinga recebessem passes rasteiros bobos e dominassem a bola dentro da área, de costas para o marcador. Aconteceu várias vezes durante a partida e gerou um pênalti do Fábio Luciano, não marcado pelo juiz, e o lance de sola do Jaílton que deu no gol do Ipatinga. Estávamos acostumados a ver uma zaga mais segura e estas duas últimas partidas são de deixar todo mundo com uma pulga atrás da orelha.



22/6/2008 - Ipatinga 1 x 3 Flamengo
Local: Ipatingão, Ipatinga (MG)
Público: 13.260 pagantes

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Renda/público: Não disponível
Cartões amarelos: Tiago Vieira, Augusto Recife (IPA); Jaílton, Souza, Cristian, Obina (FLA)

Gols: Juan, 12'/2ºT (0-1); Ibson, 20'/2ºT (0-2); Tiago Vieira, 31'/2ºT (1-2), Kleberson, 46'/2ºT (1-3).

Ipatinga: Fred, Marcio Gabriel (28'/2ºT), Tiago Vieira, Gian e Rodriguinho; Xaves (Léo Oliveira, 24'/2ºT), Leandro Salino, Augusto Recife e Gérson Magrão; Neto Baiano e Luciano Mandi (Adeílson, 15'/2ºT). Técnico: Ricardo Drubscky.

Flamengo: Bruno, Léo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Cristian, Ibson e Marcinho (Kleberson, 31'/2ºT); Diego Tardelli (Renato Augusto, intervalo) e Souza (Obina, 19'/2ºT). Técnico: Caio Júnior.

Nenhum comentário: