Recordar é viver: Fla-Flu

O nosso último título brasileiro começou em um Fla-Flu do ano anterior. Foi a decisão do Carioca de 1991, realizado no segundo semestre do ano - no primeiro semestre do ano seguinte se realizaria o Brasileiro do penta. Já dirigido por Carlinhos, o Flamengo foi campeão numa quarta-feira à noite, batendo os tricolores por 4 a 2. Foi uma noite tão inspirada que até Uidemar fez gol - e de cabeça, ainda por cima.

Não estava no Maracanã e, na época, acontecia realmente de não haver solução para assistir a um jogo sem ser no estádio - não tinha tv a cabo, pay-per-view, nada. Ouvi de casa no rádio, pulando como se estivesse na arquibancada do estádio. Lembro bem do tricolor José Carlos Araujo, ao fim do jogo, convocando os rubro-negros a pendurarem suas bandeiras nas janelas, a colorir a cidade de vermelho e preto.

O time já jogava no esquema com três atacantes que daria certo no ano seguinte. Paulo Nunes e Nélio eram pontas bem abertos, mas que tinham a responsabilidade de voltar marcando os laterais adversários. No meio-campo, Uidemar era um belo volante e o Zinho começava a jogar tudo o que podia pelo setor. Charles vivia uma bela fase na lateral, que acabou o levando à seleção mais tarde, e era responsável por muitos dos gols de cabeça de Gaúcho. Gilmar foi um goleiraço nessa época e conseguiu ir à Copa de 94, quando já estava um tanto decadente, muito pela lembrança do que fez no gol do Flamengo nesta fase.

Mas é óbvio que o grande destaque do time era mesmo Júnior - o velho Júnior, bem entendido, porque o Baiano dava um susto atrás do outro (repare na furada que ele dá no segundo gol do Fluminense) e era expulso com frequência por suas tesouras voadoras. O "vovô-garoto" fez o último gol dessa decisão e garantiu o título em cima de um time que vivia uma época de vacas magras, com a torcida idolatrando seu artilheiro Super Ézio. Piá, que era um dos mais mais criticados do Flamengo na época, se destacou também com os cruzamentos para os dois primeiros gols - era um cara de estrela, pois também foi ter grandes atuações na decisão de 92 contra o Botafogo.



19/12/1991 - Flamengo 4 x 2 Fluminense
Maracanã - Rio de Janeiro

Juiz: Claudio Vinicius Cerdeira
Renda: Cr$ 247 636 000 - Público: 49.975

Gols: Ézio 37 do 1o; Uidemar 12, Gaúcho 25, Zinho 32, Ézio 33 e Júnior 38 do 2o.

Flamengo: Gilmar, Charles, Júnior Baiano, Gottardo e Piá; Uidemar, Júnior e Zinho; Paulo Nunes, Gaúcho e Nélio (Marcelinho). Técnico: Carlinhos
Fluminense: Ricardo Pinto, Itaberá, Sandro, Júlio Alves e Marcelo Barreto; Pires, Marcelo Gomes e Ribamar (Marcelo Ribeiro); Bobô (Marcio), Renato e Ézio. Técnico: Edinho

Nenhum comentário: