Estadual 2013 - Taça Guanabara - 4a. rodada - Vasco 2 x 4 Flamengo

Ganhar é bom. Só não pode se enganar.


Ganhar um clássico é sempre bom. Fazendo quatro gols, melhor ainda. Há motivos para a torcida ficar feliz e o resultado serve para dar tranquilidade para quem está trabalhando na Gávea e no Ninho do Urubu neste momento de transição do clube. E este é o melhor lado desta vitória, que será melhor ainda se ninguém lá dentro se deixar enganar pelo triunfo.

Houve coisas boas, claro. Uma, óbvia, foi a bela atuação de Rafinha, que se for bem trabalhado nesta transição para o time principal - inclusive fisicamente - pode ter uma boa carreira pela frente. Outra foi a evolução de Elias em relação à estreia, que já não havia sido ruim; cansou do meio do segundo tempo pra frente, mas enquanto teve pernas jogou bem, tanto na marcação quanto na hora de atacar. E Íbson segue, com a bola nos pés, mostrando alguma melhora em relação à péssima temporada passada.

Mas, para começar a falar dos defeitos, dá pra citar o próprio Íbson. Tanto ele quanto Cáceres não encontraram seu lugar em campo na hora de marcar. Defensivamente, na verdade, a atuação do Flamengo foi horrorosa; o meio-campo deu muito espaço para o Vasco trocar passes na entrada da área e forçou os zagueiros a saírem para marcar fora de suas posições seguidas vezes - coisa que acontecia muito nos piores momentos do time em 2012 -, o que só deixou mais explícita a constrangedora lentidão de González. Além disso, especialmente no primeiro tempo, todo cruzamento alto em bola parada causou pânico.

Na frente, Hernane foi esperto para aproveitar a chance que teve e manteve a boa média de gols. Porém, fora isso, errou quase tudo o que tentou e não deu prosseguimento a praticamente nenhuma jogada. A verdade é que o Vasco, mesmo com aproveitamento de 100% até a rodada passada, já vinha sofrendo gols com frequência mesmo dos times pequenos, o que dava uma dica do que aconteceria quando pegasse um adversário melhorzinho. A diferença é que, nas outras partidas, também fez muitos gols. Contra o Flamengo, conseguiu apenas dois porque cansou-se de perder chances claras.

Que Dorival Júnior e os demais comemorem a vitória, mas enxerguem o que o jogo mostrou que precisa ser trabalhado. A torcida tem o direito de festejar, claro. Mas o que não rola é, por causa de um jogo como este, alguém lá dentro chegar à conclusão de que Hernane é um grande artilheiro ou que Cléber Santana (que lamentavalmente vai ficar no clube por mais quinze meses) pode ser um maestro no meio-campo. De qualquer forma, por enquanto, o torcedor dorme mais leve e espera pra ver se os reforços, quando entrarem, poderão deixar este time mais preparado para os momentos que valem mais na temporada.




31/1/2012 - 19h30 - Vasco 2 x 4 Flamengo
Engenhão - Rio de Janeiro, RJ
Renda e público: R$ 403.545,00 / 12.423 pagantes

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Auxiliares: Luiz Antonio Muniz de Oliveira (RJ) e Michael Correia (RJ)
Cartões Amarelos: Eder Luis e John Cley (VAS), Elias, Hernane, Léo Moura e Thomás (FLA)

Gols: Hernane, 24'/1ºT (0-1); Nixon, 30'/1ºT (0-2); Pedro Ken, 32'/1ºT (1-2), Cleber Santana, 32'/2ºT (1-3), Rafinha, 18'/2ºT (1-4), Dakson, 27'/2ºT (2-4)

Vasco: Alessandro, Abuda, André, Dedé, Wendel; Fillipe Soutto, Pedro Ken, Jhon Cley (Dakson, intervalo), Bernardo; Eder Luis e Leonardo (Tenório, 12'/2ºT). Técnico: Gaúcho.
Flamengo: Felipe, Léo Moura, González, Renato Santos, João Paulo; Cáceres, Ibson (Renato, 17'/2ºT), Elias; Rafinha (Thomás, 22'/2ºT), Hernane e Nixon (Cleber Santana, intervalo). Técnico: Dorival Júnior.


6 comentários:

Eduardo disse...

Isso aí André, sempre comentando com os pés no chão.
Concordo com tudo, mas já anima um pouco um time mais veloz do que o ano passado.
Com o Amaral a defesa não ficaria mais protegida? Qual seria seu meio de campo tendo todos a disposição?
Abs,

www.andrewmilton.com disse...

realmente a vitória foi muito boa, e foi apresentado uma ótima partida, claro que houve erros na zaga, que acontece quase sempre no flamengo, talvez com a entrada de outros jogadores na zaga essa situação melhores, por exemplo colocando o Wallace no lugar do Renato Santos que tá muito inseguro, coisa que pode ocorrer já no próximo jogo, pois Wallace já tá disponivel para jogar, quanto ao Cáceres e Ibson e seus posicionamento em campo para marcar, pode ser acertado com os treinamentos, agora quanto a sua opinião quanto ao Cleber Santana acho que ele é um jogador bom para compor o elenco e não para ser titular, e por isso sou a favor da sua permanência, além do mais pelo contrato curto que fizeram, já quanto ao Hernane tá fazzendo o que a função manda, fazer gols, mas realmente é fraco e não consegue dá seguência as jogadas, precisamos de um camisa nove, e a parti de hoje só podemos buscar opções dentro do mercado brasileiro, uma boa opção é o Rafael Moura, reserva no Internacional e sem espaço já que eles contam com Forlan e Leandro Damião, ele poderia vir até por emprestimo, ou seja sem custos e pelo menos resolveria no papel o problema com o camisa 9.

Diego Nogueira disse...

Concordo em algumas coisas com você. Outras, não. Pensando mais na frente, ter dois jogadores como Hernane e Cleber Santana no time é relativamente bom. Algumas competições exigirão mais e por isso deve-se ter um bom plantel. Não são jogadores, ruins, mas medianos.
Com certeza, não serão titulares em suas posições, mas pode compor bem o elenco.

Abraços!

André Monnerat disse...

Eduardo, com todos à disposição, acho que eu começaria testando com Muralha, Elias, Carlos Eduardo e Gabriel.

Andrew Milton, o contrato do Cléber Santana é de 15 meses a partir de agora. Pra mim, isso não é contrato curto. E, mesmo sendo melhor que o Hernane, não gosto muito do Rafael Moura não. MAs tem que ver o que é possível trazer.

Diego, concordo que tem que ter elenco e não dá pra ele ser inteiro de jogadores de altíssimo nivel, ainda mais na situação de grana atual do Flamengo. Mas acho o Hernane fraquíssimo. Não dá pra falar em mandar ele embora agora, porque não tem outro nem pro banco; hoje, é titular mesmo. Mas, de novo, acho fraquíssimo. Cléber Santana tem alguma técnica, mas é lento, sem raça e sem objetivos na carreira. Na boa mesmo, preferia apostar até no Camacho em vez dele. Ainda mais tendo mantido o Renato Abreu, não vejo motivo pra terem alongado o contrato do cara por tanto tempo. Apenas minha opinião, claro.

www.andrewmilton.com disse...

Bem, hoje em dia um contrato de 1 ano ou um ano e pouco é considerado curto, o minimo de tempo de cotrato hoje em dia é 6 meses e na maioria das vezes esse caso ocorre em empréstimos de meia temporada, mas concordo contigo o Cleber Santana é sim sem raça, mas na situação atual ele é o único meia armador do time experiente, já que o Dorival vê o Carlos Eduardo como ponta, e além disso os outros dois é o Adryan, e o Matheus que não quer jogar pelo flamengo, ou seja, no momento é o que temos, a não ser que consigam trazer alguém agora, coisa quase impossivel.

Luis disse...

O jogo foi fraco tecnicamente (apesar dos bonitos gols) e é difícil dizer qual das duas defesas (incluindo volantes) jogou pior. Era jogo para 1 x 1. O resultado foi meio sorte.

Mas foi divertido, pois ganhamos, foram 6 gols e foi um jogo movimentado e rápido. Que nem pelada no Aterro de madrugada.

Cleber Santana compondo elenco ppr 15 meses? Só se muito barato! Hernane? Jogo mais do que ele, mesmo com os meus 48 anos. E o problema do Cáceres é mais do que posicionamento - o cara não consegue correr!