Não vi o Flamengo jogar com o Quissamã - e parece que não querem que eu veja também contra o Madureira

Se os Estaduais hoje já perderam muito do interesse, parece que os dirigentes estão se esforçando para piorar a situação.



Por outros compromissos, não assisti à estreia do Flamengo em 2013. Pelo que li, foi uma atuação muito fraca no primeiro tempo, um pouco melhor no segundo, mas de qualquer forma sem sustos para vencer o bravo Quissamã, que pelo que soube é todo formado por jogadores de sua região.

Não me surpreendi com as muitas críticas ao péssimo Ramon, que se Deus quiser perdeu no sábado mesmo sua condição de titular. Mas não vou me guiar muito pelas avaliações individuais dos demais jogadores em uma partida como essa. O mais importante, no fim, em uma estreia com time incompleto, era mesmo ter um resultado tranquilo, que servisse para adiar o início das pressões naturais que surgirão nesta fase de difícil transição. Melhor ainda que tenha vindo com dois gols do substituto da estrela recém-saída da companhia, jogando um pouco mais pra frente as lamentações mais fortes por sua ida para a Rússia.

Neste momento, é importante tentar - por mais que seja contra a natureza do torcedor - manter duas coisas em mente: é preciso ter paciência, pois o momento do clube é complicado e não adianta exigir o que não é possível; e, por um bom tempo, vai ser difícil ter uma boa referência para avaliar o time, pois só o que veremos por uns meses serão os jogos deste Estadual, a maioria contra adversários fracos demais. Foi por ter gente se empolgando com atuações em partidas como estas que, por exemplo, no início de 2010 renovaram o contrato do Vinícius Pacheco até 2014.

* * * * * * * * * *

Assim como não assisti à estreia do time, dificilmente assistirei ao segundo jogo, em que deve entrar em campo pela primeira vez o maior reforço contratado até agora. Isso porque algum gênio resolveu marcar um Flamengo x Madureira para as 17h de uma quarta-feira.

A ideia deve ser mesmo que ninguém assista. Assim como não ajuda muito a política de preços de ingressos, que fez com que cobrassem R$40 por um lugar no Engenhão para assistir a Flamengo x Quissamã em um momento deveria ser de trazer a torcida para perto do time e criar nas pessoas o hábito de ir ao estádio apoiar. Deveriam iniciar a temporada com preços promocionais e um forte apelo para que o torcedor compareça, mas estão fazendo exatamente o contrário. E, segundo a Federação, os clubes mandantes têm liberdade para cobrar quanto quiserem pelas entradas.

Sou contra o fim dos Estaduais; apenas defendo que ganhem outro formato, outra duração. Mas parece que a Federação e os dirigentes dos clubes estão trabalhando com força para convencer todo mundo que a competição tem que acabar mesmo.

4 comentários:

lussiannosousa disse...

Pra mim, o mais importante agora é ver se o Dorival finalmente vai mostrar um esquema tático definido. Se continuar mudando toda hora podem contratar quem quiser que não vai funcionar. Espero que ele aproveite esse tempo do carioquinha pra isso.

George AFG disse...

Essa história do Quissamã só ter jogadores do município no time é lenda, mas foi dos pequenos o q começou seu planejamento mais tarde, estando com o elenco, por incrível q pareça, ainda em formação, o imbróglio da briga pela vaga com o Goytacaz na justiça e o menor aporte de recursos da prefeitura no time fazem do time um serio candidato ao descenço. http://www.cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=262444&codDep=4

George AFG disse...

De resto assino embaixo do q tu disse.

Luis disse...

Jogo horrível, adversário horrível, nosso time horrível. Pelo menos agora o Fla está gastando menos dinheiro.