Perder a medalha de ouro no futebol é o de menos

Pior do que a derrota para o México são as perspectivas para o que vem pela frente para a Seleção Brasileira.




O futebol não está entre os esportes mais interessantes para se acompanhar nas Olimpíadas. As disputas valem muito mais para atletas de outras modalidades e os critérios de escolha das seleções que disputam o torneio olímpico empobrece a competição.

O papo de que "é o título que falta ao Brasil" também não é tão forte assim. Serve para colocar alguma pressão por sucesso, mas me lembra a época em que o Flamengo disputava a antiga Supercopa também com a imprensa falando nisso - era "o único título" que o clube não tinha em seu currículo. O campeonato foi extinto, não faz falta e ninguém lembra muito dos times que o conquistaram.

Ainda assim, a Olimpíada tinha alguma importância para esta Seleção Brasileira atual. Isso porque os jogadores considerados mais decisivos da Seleção principal estariam em campo, jogando no esquema que Mano Menezes parece imaginar para disputar as competições que realmente valem. Tiveram tempo para treinar e deveriam mostrar um futebol melhor e alguma evolução de jogo pra jogo. O resultado seria até o de menos; mas o caminho ficou tão fácil que a medalha de ouro passou a parecer obrigação. Acho que nem em Copa América o Brasil já conseguiu jogar contra tantos times fracos em sequência.

Mas o que aconteceu é que o time, que até havia animado naquele último amistoso contra a Argentina, decepcionou. Começou com um futebol previsível, com todos guardando posição, fixos demais - Neymar, por exemplo, pegava a bola quase sempre muito perto da linha lateral do campo, de onde saía pouco. No meio da competição, Mano Menezes mudou tirando justamente um dos jogadores mais velhos que convocou, para fazer uma improvisação esquisitíssima para uma Seleção. Passou perrengue com Honduras, chegou a ser dominado pela Coreia do Sul, teve alguma ajuda da arbitragem e acabou, hoje, tendo uma derrota indiscutível para o México.

Se pensarmos que o objetivo era ganhar a Olimpíada, Mano errou bastante. O equívoco mais óbvio foi a convocação de Hulk, em uma posição onde havia várias alternativas, enquanto as fragilidades na zaga e no gol chamavam a atenção. Mas o pior é pensar no que estamos vendo de resultado no trabalho para a Copa do Mundo. Por mais que vários jogadores devam entrar neste time - goleiro, zagueiro, lateral direito, volante -, a base estava lá.

É provável que Mano Menezes tenha perdido hoje seu emprego.

Um comentário:

Luis disse...

Mano é invenção de paulistas. Ganhou pelo Corinthians, assim como vários e vários técnicos foram campeões pelos seus times e não chegaram à seleção. Convoca mal (talvez influenciado por "terceiros"), arma o time mal, escala mal e substitui mal.

Mas Neymar tem responsabilidade direta. Ele não se intitula "o cara"? Faz dancinhas, palhaçadinhas" etc? Provoca jogadores e torcidas adversárias? Pois bem, agora ele tem que entregar algo que seja equivalente aos R$3M ao mês que ele ganha entre salários, propaganda etc. Caso contrário, é fraude ao consumidor.