O que é e de onde surgiu o MengoNet.com.br?

O título deste texto é uma pergunta sincera. No duro, o post é basicamente pra ver se alguém sabe respondê-la. Vou explicar o porquê.



Na semana passada, aconteceu uma reunião do Conselho Fiscal que acabou tendo uma repercussão um tanto maior que o normal. A maior parte de seu tempo foi dedicada a responder questionamentos feitos através de cartas protocoladas no Conselho Fiscal pelos Sócios Pelo Flamengo - grupo de sócios de que participo - sobre as demonstrações contábeis de 2011 apresentadas pela diretoria. Para isso, compareceu à reunião o contador Rogério da Encarnação, que presta serviços ao clube. Ele deu declarações sobre a realidade interna do Flamengo bastante impressionantes, que acabaram virando tema de matéria no GloboEsporte.com.

Quem, como eu, não esteve presente à reunião pôde assisti-la ao vivo pela Internet graças ao site MengoNet.com.br. As reuniões do Conselho Fiscal costumam ser abertas aos sócios, mesmo que não sejam membros do conselho, mas eu pelo menos não sabia que transmissões abertas assim aconteciam - até porque os temas tratados por lá são sempre realmente internos, com discussões sobre contas, contratos, balanços e por aí vai. Mas nesta foi assim. E a tal matéria no GloboEsporte.com foi justamente ilustrada com um vídeo retirado desta transmissão do MengoNet.com.br.

Hoje de manhã estive na Gávea, acompanhando um amigo que foi associar-se ao clube. Demos uma volta por lá, para ele conhecer a sede, e me chamou a atenção, ao passarmos pela "Arena Maestro Júnior" de futebol de areia, o enorme espaço publicitário cedido a este MengoNet. Algo que me deixou bastante curioso.

Isso porque quem visitar o site vai perceber que ele foi montado de forma, digamos, amadora. O visual deixa muito a desejar, vários links dão erro e há uma enorme quantidade, bem acima do normal, de espaços reservados a anúncios - nenhum publicado. Não parece algo em que alguém tenha investido um bom dinheiro. E não é um veículo oficial do Flamengo. Ainda assim, lá está seu endereço, aparecendo com destaque numa espécie de área vip montada atrás de um dos gols do campo de futebol de areia da Gávea.

Quando não há transmissão ocorrendo ao vivo, o seu conteúdo resume-se a vídeos colocados no YouTube. Cliquei no primeiro deles, pra entender que tipo de coisa colocavam por lá, e me surpreendi: tratava-se de uma entrevista feita em um quarto de hospital com Leonardo Ribeiro, o Capitão Léo - justamente o presidente do Conselho Fiscal, cuja reunião foi transmitida ao vivo por lá. Na conversa com Napoleão Nascimento, ele gaba-se da criação da tal arena - "um equipamento que clube nenhum tem", "parte de um projeto de internacionalização da marca do Flamengo, pois futebol de areia é algo vendável continentalmente". Diz que a areia da quadra foi doada pela CBF. E parabeniza o MengoNet pelas transmissões ao vivo dos jogos do futebol de areia.



O Conselho Fiscal do Flamengo deve ser um "poder independente" da diretoria do clube, pois tem como função justamente fiscalizar as contas. Ainda assim, sabe-se que é seu presidente, Leonardo Ribeiro, quem cuida do futebol de areia rubro-negro. É algo que muita gente questiona dentro do clube e eu acho mesmo bastante esquisito, embora não saiba bem como funciona.

Então: o que é o MengoNet.com.br? Quem é responsável por ele? Há alguma ligação direta com Leonardo Ribeiro, presidente do Conselho Fiscal, responsável pelo futebol de areia e entrevistado em uma cama de hospital para falar dos enormes ganhos que o Flamengo terá com o beach soccer? Por que transmite os jogos do futebol de areia do Flamengo - e não, por exemplo, o site oficial do clube? Como foi feito o acordo para que ele pudesse fazer estas transmissões e ganhasse espaço publicitário dentro da Gávea? Se alguém pagar por um dos inúmeros espaços publicitários dele, quem ganha com isso?

Enviei um e-mail para o endereço de contato disponível no site perguntando. Mas se alguém souber alguma coisa, fala aí.


11 comentários:

Ad@1LtoN disse...

Mal feito do jeito, e ainda com propaganda na Gavea? Tudo a ver. Tá na cara que é de algum amiguinho lá de dentro.
Mil perdões se não for...

Raphael Perret disse...

Aqui você descobre que o responsável técnico é um "Fernando Freitas". Clicando no CNPJ, aparecem outros domínios de responsabilidade dele. Parece que é, apenas, dono dos servidores em que o site está hospedado: https://registro.br/cgi-bin/whois/?qr=mengonet.com.br

Interessante é que o domínio foi criado em 2000.

Unknown disse...

Ora, um site que entrevista figuras como Leonardo Ribeiro e José Carlos Peruano não pode ser levado a sério, gostaria de saber o que acontece para a Patrícia dar espaço ao Cap. Leo com um vice presidência... tá na cara que esse site foi criado com pretensões políticas para alavancar o nome daquele que perseguiu o Galinho enquanto diretor...

Ad@1LtoN disse...

Ultimo video na home: "Capitão Leo fala sobre o caso Jade"
Eu que não assisto algo assim...

Unknown disse...

Meu deus, que coisa bizarra.

Blog Ser Flamengo disse...

Eu vi a matéria e não ntendi muito bem como um site daqueles tem direitos a transmitir o futebol de areia do Flamengo e permissão para transmitir ao vivo a Reunião do Conselho Fiscal. Esquisito. Pelos vídeos do site, fica claro que o mesmo tem ligação forte com o Sr. Capitão Léo. Há mais de uma entrevista dele no site.

Se souber de mais alguma coisa, divulgue para gente!

Abraços

Luiz Filho disse...

Ainda tem o repórter mais tosco do mundo: Napoleão Nascimento!
Passo!

Unknown disse...

"Internacionalização da marca"? "Disciplinas da FIFA"?

Na boa, vai à merda! Quando nego conseguir fazer o básico dentro do clube eu começo a ouvir essa baboseira. Quero ver, pra começar, fazer um time de futebol de areia que se pague no longo prazo...

A impressão que eu tenho é que isso é resultado de uma "jogada" da gestão Patrícia Amorim digna do PT: o Cap. Leo ganhou a "presidência" do futebol de areia e em conjunto permissão pra ganhar dinheiro em cima, da forma que ele quisesse, com a diretoria fazendo vista grossa. Por isso é desvinculado dos meios oficiais do flamengo...

Não sei se vocês repararam, mas não se ouve mais falar de conselho fiscal aporrinhando com nada depois disso.

Como o Peruano falou bem na entrevista dele: "se você não é situação, você é incompetente". Essa é a triste cara da política do Flamengo.

Aliás, se a entrevista com o Cap. Leo é uma bosta, a entrevista com o Peruano é imperdível!
Impressionante a quantidade de merda que esse sujeito consegue falar em tão pouco tempo. E ainda tem uma marra claríssima de quem tem informação "direta da fonte". Depois ninguém entende como o que é discutido lá aparece na mídia em questão de minutos...

Tem que ser MUITO amador, ingênuo ou mal intencionado pra fazer o que o Zico fez e o Zinho está fazendo: topar pegar o bonde andando num cenário em que pessoas extremamente mal preparadas tem 90% do poder.

Eduardo disse...

O amigo aqui de cima já disse tudo. Dá para supor que o site tem uma ligação com esse Cap. Léo.
Vendo isso, vemos o quanto estamos longe de ser um clube sério.
Nós que queremos apenas o bem do clube temos que nos associar mesmo. Eu era relutante, mas vejo que é a única solução.
Abs

Eduardo disse...

Personalidade do mundo esportivo, se não fosse trágico dava um bom quadro para o Casseta e Planeta.

Só lembrando, que na foto do globo esporte.com do jogo contra o Vasco no Fut de Areia os jogadores aparecem com a bandeira da Torcida Jovem. Pronto.

YAHUSHUA-REI É A REEVOLUÇÃO disse...

O layout do Site foi feito no antigo print arts, mais tosco, impossível, nem meu sobrinho é tão flood, que custava o cara fazer no word mesmo escolhia um daqueles efeitos padrão, aí faz esse layout talhado a machado no paint, sem nenhum texto que explique qual a função do site e seu domínio, me parece uma tentativa do Capitão léo e do capitão nascimento(Nick do repórter) de mostrarem sua intimidade com Steve Jobs, e de quebra tentar mostrar que não tem nada pra esconder, AGORA que a merda tá vazando, ou seja, daqui pra fente, vão jogar perfume na bosta e empurrar a história do 7 milhões pra debaixo do tapete,( o reporter guarda-bolas me chingava de viúva do zico no urublog, com a alcunha de Cap. Nascimento).Agora que a vaca foi pro Brejo acho tarde pro conselho fiscal bancar o baluarte da justiça. Mas olhando bem... esses caras me parecem ajudantes de predreiros tentando explicar física quântica, mas o fato de colocar um adversário direto do Zico no hospital, e os outros disfarçando a sede de poder com arrogância, me mostra que os pedreiros de burro só têm as orelhas e o coice, me pareceu uma tentativa forçada de parecerem coitadinhos, agora que sumiu sete milhões é capaz de entrevistarem o espertíssimo capitão léo debaixo do viaduto pedindo 50 centarru, 30 centarro OOU 10 centarru !! Esse capitão léo é a cara da riqueza!.