Fox Sports, fica a dica: escolha o Flamengo.

Estreia do Flamengo na fase de grupos da Libertadores não vai ser transmitida pelo único canal de TV por assinatura que tem os direitos. Dá tempo de mudarem de ideia.


Eis que amanhã a Fox Sports Brasil passa o jogo do Corinthians para todo o Brasil - Flamengo, só em VT. Ou seja: os que moram em cidades pra onde a Globo não vai transmitir - não encontrei ainda o mapa de transmissão com a divisão de praças -, mesmo que sejam dos poucos que têm Fox Sports, não vão poder assistir ao vivo.

Está claro que a Fox Sports, para atender o mínimo que se espera do serviço de quem tem exclusividade dos direitos da Libertadores, deveria transmitir um segundo jogo em outro de seus canais quando houvesse dois brasileiros em campo simultaneamente - como fazia o Sportv. Mas não deve estar querendo dar jogos assim de bandeja enquanto não resolver sua questão com as operadoras (uma atitude que deve mesmo servir para incomodar as operadoras que não têm o canal, mas que também aborrece aqueles assinantes que já têm e correram atrás do Fox Sports esperando poder assistir aos jogos do Flamengo). E, pelo visto, não conseguem separar a transmissão por praças, outra limitação complicada. Estão entrando no mercado com um serviço obviamente abaixo do que seu público esperaria.

Mas, deixando um pouco de lado estas falhas, fica a dica: passem o Flamengo, deixem o Corinthians para o VT.

Por pesquisa, sabe-se que o Flamengo tem mais assinantes de PPV do que o Corinthians, o que já é um belo indicativo do interesse que os dois despertam em seu mercado. E o histórico de audiência do Flamengo na TV por assinatura não é pior que o do Corinthians; não sei quem é o atual detentor deste recorde, mas por muito tempo o jogo entre clubes mais assistido na história da TV por assinatura foi Flamengo x Ipatinga, semifinal da Copa do Brasil de 2006 - batendo exatamente o Corinthians x River Plate da Libertadores daquele mesmo ano.

Mas, principalmente, o jogo do Corinthians já passa pra São Paulo pela Globo. E, tirando São Paulo, não há muitos lugares onde o Corinthians tenha mais torcida que o Flamengo. É simples de perceber, portanto, qual dos jogos deverá ter mais apelo de audiência.

Fox Sports, dá tempo então de mudar de ideia: transmitam o jogo do Flamengo que vocês ganham mais.

9 comentários:

Unknown disse...

André, neste caso os administradores da Fox teriam que ter cérebro, o que pelo visto anda em falta no mercado.

Aqui na Bahia a Globo vai passar o INCRÍVEL BAIANÃO. No domingo passou Juazeiro x Juazeirense. Superclássico!!!

Sabe se a Globo/RJ vai passar o jogo do Flamengo? Se passar consigo assistir pela Internet em alguns sites que conseguem captar o sinal da TV aberta.

Paulo Sales disse...

Maldita hora em que essa droga de Fox Sports comprou o pacote da Libertadores. Já vi que não vou ver um jogo do Flamengo. É torcer pra que aquele site que você, Monnerat, indicou passe o jogo. E me solidarizo com o André que fez o comentário acima. Também sou de Salvador, e é dureza assistir esses jogos horríveis do Baianinho.

André Monnerat disse...

Minha solidariedade a vocês...

E vai passar o Flamengo na Globo pro Rio amanhã sim. A solução pra vocês é catar o sinal pirata na internet ou ir a algum boteco ou casa de amigo com parabólica.

Luis disse...

Todos sabem que a Globo e a CBF estão fazendo de tudo para o que o Corinthians seja mais popular que o Mengão, mas aturar isso da droga de um canal yankee de enlatados já é demais.

ricardo disse...

Acho que vocês estão culpando as pessoas erradas.

Quem define o que a TV passa são os patrocinadores e os grandes patrocinadores do futebol têm maior interesse no mercado de São Paulo, portanto, os jogos de São Paulo têm tido prioridade.

André Monnerat disse...

Ricardo, estou cansado de falar disso - a influência do mercado paulsita - aqui no blog e provavelmente é o que eles estão considerando mesmo. Ainda não têm patrocinadores - até por não terem espectadores - e querem chamar a atenção do mercado de lá.

Mas, ao contrário do que acontece na TV aberta, em que se olham as audiências específicas por praça, os números da TV por assinatura são nacionais. Tem uma diferença aí.

Provavelmente eles não vão aparecer mesmo com audiência nenhuma na medição destas primeiras transmissões de amanhã, não devem ser pegos pela amostra do Ibope. Mas é bom pensarem bem ao longo do tempo nessa estratégia de privilegiar o Corinthians neste tipo de situação, porque não vai ajudar os números que eles vão apresentar às agências depois.

Malkon disse...

Aí pra galera de Salvador na semana retrasada no jogo contra o Potosi o pessoal da Fla-bahia descolou um sinal do jogo e transmitiu no bar bela brasa, acho que é esse o nome, fica na rua atras da casa do comércio, atras do shopping Salvador. Vale a pena olhar o site dos caras eles divulgam lá, é meio confuso e tal mas acho melhor do que ver na internet! Eles cobraram uma entrada de R$ 5,00 pratas no jogo passado.

SEN!

galo disse...

concordo com o luis que disse a vontade de muita gente de fazer o corinthias maior que o flamengo maior exemplo foi esse ufc que o jose aldo lutou o cara e flamengo super declarado e não vi ninguem no sportv tocar uma vez o nome do fla quando anderson silva vai lutar toda hora falam em corinthias voces podem tentar mas a naçao rubro negra e muito grande e unica.

Luis disse...

Moro me SP há 15 anos. Existe sim uma pressão enorme dos meios de comunicação e da CBF para transferir atenção e movimento econômico do RJ/Mengão para SP/Corinthians, por questões de mercado etc. A relação atual do Corinthians com a CBF só aumenta as coisas.

Mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Dane-se o tamanho do mercado de SP. O Flamenho tem pelo uns 5 milhões a mais de torcedores do que o Corinthians e essa diferença é proporcionalmente maior fora do eixo SP-RJ. E o Mengão é de longe a 5a maior torcida de SP (muuuito maior do que a Lusa). É burrice dos meios de comunicação negligenciar isso.

Mas a nossa torcida e imprensa carioca não ajudam. São ranhetas, jogam o que temos para baixo e acham sempre a grama do vizinho mais verde. Mas esse já é um outro assunto. Por enquanto, fico no boicote a qualquer instituição que negligencie os interesses da torcida do Mengão.