Por que Thomás entrou em campo ontem pela Copa São Paulo de juniores?

Ele terminou 2011 brigando por lugar entre os titulares e hoje não está nem treinando com o elenco, num momento de preparação para um dos jogos mais importantes do ano.


* * * * * * * * * *

Começou ontem a Copa São Paulo de juniores para o Flamengo, com um empate em 0x0 com o Aquidauanense (ou algo assim). Entendo que com o futebol profissional parado, muitos torcedores dirijam para os garotos o seu vício e torçam com força por um bom resultado na competição. Não é meu caso e, mais do que o empate - a que eu nem assisti -, me preocupou bem mais a presença em campo de Thomás e Muralha. Principalmente o primeiro.

Muralha já mostrou entre os profissionais futebol para se apresentar como boa opção na cabeça-de-área. Se eu fosse o técnico, por exemplo, ele seria titular do time. Mas terminou a temporada como reserva que não tinha nem mesmo lugar garantido no banco. Então, vá lá que esteja entre os que disputam a Copa São Paulo. Não concordo, mas beleza.

Thomás, por outro lado, terminou a temporada como, digamos, semititular. Começou jogos e, nos que não entrava de início, estava sempre no banco e era uma das principais opções de Luxemburgo para mudar o jogo. Hoje, porém, não está com seus companheiros fazendo a pré-temporada. O que justifica isso?

Lembrando: o Flamengo não só não trouxe ainda nenhum reforço para os setores em que Thomás joga - meio-campo e ataque -, como está hoje desfalcado de jogadores que eram importantes ao fim da temporada passada. É o caso de Thiago Neves, que ninguém sabe ainda se continua ou não; e até mesmo de Fierro, que - vejam vocês! - terminou 2011 como titular do time. Ou seja: em tese, a importância de Thomás no elenco agora seria ainda maior. Porém, ele não está lá.

E é ainda este mês a estreia oficial na temporada, que acontece já com um dos jogos mais importantes do ano, contra o Real Potosí pela Libertadores. É uma partida definidora para o 2012 do Flamengo. Não há espaço para perda de tempo: quem está fora de forma tem que entrar e o time tem que estar definido e funcionando bem em 21 dias. Se Luxemburgo imagina contar com Thomás para este jogo, ele tinha que estar se preparando para ele neste momento; e, se não conta, tem alguma coisa estranha no raciocínio do treinador.

* * * * * * * * * *

O Flamengo terminou 2011 incrivelmente sem um time titular realmente bem definido; como escrevi ali em cima, Fierro terminou a temporada entre os 11. Mas, olhando o elenco que o Flamengo tem hoje à disposição e tudo o que Luxemburgo fez no ano passado, eu diria que a escalação que ele tem na cabeça para os primeiros jogos pela Libertadores é Felipe, Léo Moura, Wellinton, Alex Silva e Júnior César; Aírton, Willians, Renato e Bottinelli; Ronaldinho e Deivid. Se Thiago Neves ficar, entraria no lugar do argentino no meio-campo.

Não gosto mesmo.

E este ano, é bom reforçar, não tem essa de começar a temporada usando o Estadual pra acertar o time. Estes primeiros jogos contra o Potosí têm peso de final. Não há espaço pra dar mole.


* * * * * * * * * *

Não é só dentro de campo que o Flamengo inicia 2012 em meio a incertezas. O time começou os treinamentos sem patrocínio master em seus uniformes, como os juniores que entraram em campo ontem pela Copa São Paulo apenas com a BMG nas mangas. É dinheiro que não está entrando, em um ano em que projetaram um orçamento 60% maior que o do ano passado - mas, segundo a Folha de S. Paulo, com corte grande na folha salarial do futebol. E ainda com planos divulgados para gastar dezenas de milhões de reais para contratar Thiago Neves e Vagner Love. São coisas que não se encaixam.

O acordo com a Traffic por Ronaldinho Gaúcho foi anunciado, mas não assinado. Não há contrato pronto. E, enquanto não assinarem, será esquisito que consigam firmar patrocínio novo. Vai saber quando isso estará finalmente resolvido.

E pensar que chegaram a divulgar na imprensa que a diretoria queria anunciar os patrocinadores de 2012 no aniversário do clube no ano passado, ainda em novembro.

8 comentários:

Alexandre disse...

Bem:

- pelas atuações de ontem, Muralha e Tomás mostram que estão MUITO longe de serem boas opções para um elenco que vai encarar Liberta; ou o treinador é muito ruim;
- Moleque tem que jogar sempre; Muralha demonstrou soberba ontem (mas vc não viu o jogo ...);
- nenhum time contratou ninguém ainda;

Abraço

Felipe disse...

Na minha opinião acredito que foi acertada a escalação dos meninos. Eles tem idade, são funcionários do clube e recebem para representar o Flamengo, e desde que não atrapalhe a viagem a Potosí devem ser utilizados.
Em tempo, achei que o time do Fla jogou bem ontem, e muito mais importante que o resultado dessas competições é ver se tem jogadores bons e com futuro na base. Confesso que gostei mto do futebol do Vitor Hugo, do Digão e do Adryan, isso sem contar o Thomás e o Muralha que fizeram bom jogo.

No mais é isso.
SRN!

Fred disse...

Assisti o jogo na copinha e acho que temos alguns bons jogadores nessa geração. No entanto é evidente os já conhecidos problemas de mal formação nos fundamentos. Chute no gol é uma raridade. Algo comum nos últimos anos e que vai na contra-mão do nosso maior orgulho "craque o Flamengo faz em casa". Temos uma safra boa em quantidade mas ainda carente em qualidade. Tem que amadurecer.

E sabendo disso, Luxa fez o "projeto" 2012. Time "cascudo" na Libertadores e "mulecada" no carioca e no banco.

Acho que o time do Flamengo, que o Luxemburgo projeta pra Libertadores é o seguinte:

Felipe, Leo Moura, Bolivar, Alex Silva, Jr. Cesar, Willians, Renato Abreu, Thiago Neves, Ronaldinho Gaúcho, Deivid e Vagner Love.

Eu acho que esse ataque Deivid/Love pode funcionar bem! Os dois experientes, com movimentação e que chegam bem na frente. Se entrosarem com o R10 podem se beneficiar de bons passes em profundidade.

Falta um segundo armador, que não é e pelo visto não será o TN. Talvez o que tenha mais o perfil, seja o Bottinelli...

Não odeio o Renato Abreu... mas prefiro 1.000x ele de segundo volante, pela esquerda. Nessa função ao lado do Willians os dois foram bem nos poucos jogos que atuaram de volantes...

O time B para o carioca deve ser algo do tipo:

Paulo Victor, Galhardo, Frauches, Marllon, (Magal?) Muralha, Luis Antonio, Lorran, Negueba,Thomás e Diego Mauricio.

Acho até que pode dar certo... vai saber!

Eduardo H. Costa disse...

Ainda não conseguir "ler" a estratégia do Flamengo. Vou esperar a possível Liberta e o carioqueta...

Eduardo disse...

O que irrita é vc ler dois jornais e ler notícias distintas.
Quem dá a notícia pegou de alguém lá dentro. Isso é a prova cabal que o clube é dividido e que lá dentro a disputa por "pedaços" é enorme. É um disse-me-disse incrível.
Se não for por um fortuito do futebol, como em 2009, vejo um ano terrível em 2012.
E nós torcedores cascudos com nossos micos, ficamos arrepiados com esse jogo em Potosi.

lussiannosousa disse...

Talvez no pensamento torto do Luxa ele queira dar experiência de responsabilidade pro Thomás e Muralha que ganharam o título de líderes desse time.Pior que isso é ver a falta de comprometimento da zaga, logo ela. Um falta e o outro chega gordo.

lussiannosousa disse...

E alguém me explica pq os caras estão jogando sem a camisa patrocinada e as placas do campo de treinamento, assim como os BG(?) - aqueles painéis usados por trás do entrevistado - aindam levam as marcas da P&G?? #VÁRZEA

LuksAlves disse...

Fiquei sabendo que o Thomas e o Muralha só vão jogar as 3 primeiras partidas e depois ingressarão ao time profissional, isso vai com aquela discussão "o time entra pra revelar ou pra ganhar o torneio?". Mas acho que como já comentado eles foram pra dar experiência aos que ainda não foram pro time profissional, só vi os 5min finais do jogo e percebi o Thomas com a camisa 10 que foi do Adryan ano passado, e se eu não me engano Thomas foi reserva em muitos jogos da copinha passada. Pra mim Muralha era pra ser titular junto ao Willians, mas isso caso não renovasse nem com o Airton nem com o Renato, mas já que renovou com Renato, acho difícil do pofexô botar o garoto pra jogar.