Ronaldinho e Thiago Neves juntos – “o problema que todo técnico quer ter”, mas Luxemburgo não soube resolver

O Flamengo-2011 deixa de herança para 2012 problemas táticos que não foram solucionados ao longo de meses

* * * * * * * * * *

Em 2011, aquela época do ano marcada por muitos boatos e especulações sobre contratações para todos os times teve dois assuntos principais para o Flamengo: Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho. O primeiro até acabou ficando em segundo plano, graças à novela em que se transformou a negociação com o segundo. Mas para muitos, naqueles dias, parecia o seguinte: se um vier, o outro não vem. Como todos sabemos, não foi o que aconteceu.

Luxemburgo e a diretoria do Flamengo, naquele momento de remontagem de um elenco que vinha de uma temporada muito ruim no ano anterior, resolveram apostar muito alto em dois jogadores de funções semelhantes. O desafio seria dar um jeito de encaixar ambos no mesmo time, mas este “é o tipo de problema que todo técnico quer ter”, certo? Pois bem: ao longo de todo o ano, o técnico rubro-negro não conseguiu resolvê-lo.

Desde o início, Luxemburgo teve medo de usar os dois grandes reforços juntos no mesmo meio de campo em um esquema mais convencional, com dois atacantes à frente deles. O time ficaria “aberto demais”, ele pensou – e o receio devia ficar maior ainda ao olhar para sua frágil zaga, problema do elenco que vinha da temporada anterior e não foi resolvido com as contratações feitas para o ano. Mas claro que ele nunca barraria um dos dois.

Por isso, foi raro o técnico abrir mão de ter pelo menos outros três jogadores mais “pegadores” no meio. Ronaldinho andou jogando de centro-avante, Thiago Neves chegou até a formar dupla de ataque com ele, o esquema de três zagueiros também foi testado... E muitas piruetas táticas foram feitas para que Renato fosse sempre mantido como titular, fosse qual fosse a formação escolhida; ele jogou de armador centralizado, meia bem aberto pela esquerda, segundo volante, primeiro volante, ala esquerdo, lateral esquerdo – mas nunca ficou no banco. Seja como for, fato é que o time que iniciava as partidas praticamente nunca funcionou bem. Consultem os arquivos com as análises dos jogos em seu blog preferido (ou no SobreFlamengo mesmo): vão ser muito raras as partidas ao longo de todo o ano em que vocês lerão que o time jogou bem. Praticamente não aconteceu.

Ao longo de todos estes meses, foi difícil perceber o resultado de um trabalho aparecendo dentro de campo, uma evolução mais perceptível. Vejam estes exemplos:

- Em abril, comentando o Fla-Flu da semifinal da Taça Rio, eu dizia que , independente da ausência naquela partida de Ronaldinho Gaúcho, o time voltou a apresentar seu grande problema ofensivo até então: “um enorme espaço entre os três do meio e os três homens da frente.” Os meses se passaram e quase no fim do Brasileiro, ao falar do empate com o Figueirense no Engenhão, eu voltei a escrever que “a distância gigantesca entre os três do meio e os três da frente inviabilizou o jogo e deixou o time lento, sempre muito previsível.”

- Também em abril, depois de uma sofrida vitória conseguida nos minutos finais sobre o time misto do Duque de Caxias durante o Estadual, eu perguntava: “Quando será que Luxemburgo vai perceber que nem ele mesmo concorda com o seu esquema? Afinal, em basicamente todos os jogos, ele começa com a equipe que desenhou em sua cabeça, a coisa não funciona, o time passa perrengue e ele termina com um esquema totalmente diferente do que iniciou a partida - e aí, na rodada seguinte, lá está de volta o time que não funciona iniciando a partida, esperando o momento de ser novamente todo modificado ao longo do jogo.”

Pois em novembro,muitos meses depois, eu escrevia um texto falando exatamente sobre este mesmo comportamento, repetido ao longo de praticamente todo o Brasileiro, mostrando que isso realmente parecia ser algo deliberado – a estratégia Rocky Balboa. Não falei disso apenas nos “momentos ruins”; depois da vitória contra o Coritiba ainda no primeiro turno, no auge da empolgação com a boa fase no Brasileiro, eu dizia que o comportamento normal de Luxemburgo era escalar o time ”nesta formação com dois volantes fixos mais Renato no meio, o time joga mal e, sem conseguir o resultado que pretendia, ele acaba colocando jogadores mais ofensivos em campo - o que faz o rendimento melhorar e a equipe chegar à vitória.”

Como se vê, foram problemas táticos que se mantiveram ao longo de toda a temporada. Dá pra falar ainda da lentidão na saída de bola, da falta de movimentação e velocidade na frente, dos problemas de articulação no meio-campo, da ausência de opções de jogadas pelas pontas que não fossem iniciativas individuais dos laterais... E, claro, no péssimo trabalho nas bolas paradas. O time não só sofreu inúmeros gols em escanteios e faltas laterais como ainda foi pego desprevenido de maneira impressionante em contra-ataques surgidos quando tinha faltas a seu favor no ataque. Com este tipo de coisa acontecendo de maneira recorrente por meses, é difícil acreditar que os treinamentos para resolver isso tenham sido bem feitos.

Bem: em 2012, ao que parece, a aposta em Thiago Neves e Ronaldinho juntos vai se repetir. Luxemburgo passou um ano inteiro tentando fazer funcionar e não conseguiu – e é bom dizer que não teve muita ajuda dos dois, que foram prejudicados pelo mau rendimento coletivo do time, mas também tiveram um rendimento quase sempre bem abaixo do que a fama e o salário que têm indicariam. De qualquer forma, não dá pra dizer que o treinador tenha, nesta temporada, encontrado um jeito de jogar que tenha funcionado, no qual valha a pena apostar no ano que vem. O trabalho de 2011 não está deixando este legado; a única qualidade que o time apresentou de forma razoavelmente consistente em seu jogo coletivo foi a capacidade de manter a posse de bola, trocando passes com paciência, embora quase sempre de forma muito pouco objetiva.

E olha que o resultado final, se olharmos só para as tabelas de classificação dos campeonatos disputados, nem acabou sendo ruim. Neste Brasileiro esquisito – com astros caríssimos espalhados por vários times que nunca realmente chegaram a jogar bem - , o pouco que o Flamengo fez foi o bastante para uma boa campanha. Não sou daqueles que acham que conseguir só vaga para a Libertadores é sinônimo de fracasso. Mas não acredito que o time vai se dar bem ano que vem se simplesmente “der sequência” ao que está sendo feito.

8 comentários:

Freire disse...

Manter o Luxemburgo é inaceitável. Ele teve a temporada inteira para armar o time e não conseguiu. Um técnico competente - ou no mínimo em boa fase - teria levado o Flamengo a disputar o título brasileiro até a última rodada.

Sem contar as contratações suspeitas que pesam contra o time. Todo mundo falou das falhas dos zagueiros, mas o Wanderley - que pertece à Energy Sports, empresa amiguinha do Luxa - perdeu vários gols feitos no jogo de volta contra o Ceará pela Copa do Brasil. E isso fez diferença na hora H.

Com Luxemburgo de técnico, o Flamengo já começa o ano em desvantagem. Prevejo muita irritação com esse time em 2012, independentemente dos jogadores que chegarem ou saírem do clube.

O pior é que acho muito difícil eu queimar a língua.

Marcos Monnerat disse...

Não cometerei o mesmo erro que cometi este ano com a empolgação pela contratação de R10, o ídolo de barro. Enquanto LuxemBURRO não sair do Fla, ficarei em casa, talvez vendo pela TV. Ou então só lendo sobre os resultados no Sobre Flamengo...

Mas a Libertadores sempre tem sua força para mudar isso né... :(

Paulo Sales disse...

O mais curioso é que a diretoria do Flamengo age como se o ano tivesse sido um sucesso, como se o time tivesse jogado o fino. Quer manter a qualquer custo Thiago Neves e Renato, além, obviamente, do técnico. Acho até que TN pode vir a render mais em 2012, desde que o estilo do time seja totalmente modificado. Precisamos de gente com saída de bola, volantes que avancem com qualidade e um centroavante rápido e goleador, além de um bom zagueiro.

Eduardo disse...

Olá André,

Como sempre sensato nas suas análises, sem se deixar levar por euforia.

Vou dizer um pouco que penso.
Acho que o problema do Luxemburgo é querer gerir o futebol e treinar o time. Acho até que ele seria um bom Gerente de Futebol ou algo dentro do Flamengo. Ele poderia ajudar sim o clube. Por ele estar agindo nas duas e deixa muito a desejar no campo. É o que todo sabe quem vê o Flamengo e que vc mesmo diz desde o início do ano. O time não achou uma forma de jogar.

Agora, o clube poderia ter coragem de dispensar o Renato. Não é possível que faça tanta falta assim. Fierro é outro. Me liste 3 coisas importantes dele nesse tempo de Flamengo? Só 3.
O Deivid tem contrato longo e salário alto, então deve ficar. Até acho que pode ser útil apesar de muitos discordarem.
Ontem eu vi o jogo todo da LDU x LAU e me assustei.
Não vejo hoje a menos condição técnica, física, pscicológica... de jogarmos com esses times.
1º A LAU é um time que tem um esquema tático montado e sabe jogar. Impressionante a distribuição do time em campo.
Agora o que me chamou a atenção é de como os juízes deixam o jogo correr e deixam de marcar até algumas faltas. E de como os jogadores apanham quietos. Imagina o Renato dando um ataque daqueles na Libertadores? e Ronaldinho segurando a bola (irritante) e cavando aquelas faltinhas? Os caras não dão.
Vejo hoje o Flamengo ainda muito despreparado para essa competição infelizmente.

Abraços

Victor Dill disse...

Apenas dois comentários:

1- Na real, ao dono da estratégia de "apanhar para dar a reviravolta" é do Muhamed Ali (ex-Classius Clay), sempre citada na clássica luta contra o Geroge Foreman (é, o mesmo do grill).

2- Leio hoje uma entrevista do Renato dizendo que "com ou sem ele, o Fla tem um time forte para a Liberta". Acho que o Flamengo não tem um departmento de psicologia. Tem hipnotizadores que ficam repetindo pelo clube:"Vocês estão jogando demais, são lindos e tem pau grande". Haja falta de noção...

Tudo bem que não precisa dizer que tá tudo uma merda. Mas um pouco de autocrítica não faz mal a ninguém.

André Monnerat disse...

Pô, Victor, no texto sobre a Estratégia Rocky Balboa eu inclusive cito o Muhammad Ali...

Twäarg Internet Services disse...

SORTEIO DE 10 CAMISAS OFICIAIS DO MENGÃO!
Basta se cadastrar no site a partir de 13/12/2011!

www.conexaourubu.com.br

o sorteio ocorrerá no dia 20/01/2011.
resultado no site!

Eduardo H. Costa disse...

E ai, TN fica ou não fica?

Duas noticias distintas:

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2011/12/thiago-neves-tem-pre-contrato-com-o-fla-diz-empresario-do-jogador.html

e

http://br.esportes.yahoo.com/noticias/adeus-árabes-dizem-ao-flamengo-encerram-negociação-thiago-083208892--spt.html

Quem tá certo?