Como deve ficar a transmissão da Libertadores 2012 na TV

Ainda não é oficial, mas Corinthians deve ter todos os seus jogos transmitidos para todo o país pela TV aberta.


A Globo ainda não se pronunciou oficialmente, mas a coluna Painel FC da Folha de S. Paulo publicou a informação: a prioridade na transmissão dos jogos da primeira fase será toda do Corinthians. Sempre que o time de Tite estiver em campo, será esta a partida escolhida para estar na TV aberta. Os demais - Flamengo, Fluminense, Vasco, Santos e Inter - ficarão com o (pouco) espaço que sobrar e mesmo suas cidades deverão ter pouca chance de vê-los pela Globo.

Houve mudanças importantes nos direitos de televisionamento da Libertadores para o ano que vem. A Fox decidiu lançar no Brasil o seu canal Fox Sports, já muito forte no resto da América Latina. Já eram os donos dos direitos de transmissão do torneio, que antes eram repassados na TV por assinatura brasileira para o Sportv. Agora, não só o Sportv perdeu o direito de exibir a competição, mas também as regras para a Globo na TV aberta mudaram: só poderá escolher um único jogo para transmitir por semana, para todo o país. Até o ano passado, tinham direito a um segundo jogo - e assim tínhamos uma partida sendo exibida para algumas cidades, outra para as demais. Desta vez, não será mais assim e todas as praças terão que assistir ao mesmo jogo.

E a questão é que São Paulo concentra 35% de todo o investimento em publicidade do país. É o mercado mais forte, de muito longe. Por isso, a audiência por lá vale mesmo muito mais que nas outras cidades e os números do Ibope de lá são muito mais importantes para as emissoras do que em outras praças. E o público paulista é bastante intolerante com o futebol de fora do seu estado - tanto é que a Globo, quando não tem jogo de time paulista para transmitir para lá, prefere passar filme no lugar do futebol. Já aconteceu mais de uma vez de até mesmo final de Libertadores com time brasileiro jogando não ser exibida para lá.

E assim se explica, por mais que pareça antipática para o resto do país, a escolha da emissora pelo Corinthians. Poderiam, quem sabe, até fazer um pequeno revezamento para cuidar um pouquinho de sua imagem nas outras regiões - mas os números frios parecem estar pesando mais mesmo. E aí, se os outros clubes não tomaram suas precauções antes, na hora de assinarem seus contratos, não adianta agora ficarem chorando. Que cuidem melhor de seus interesses da próxima vez.

Eu já havia publicado aqui um texto falando da crescente diferença entre as receitas de Flamengo e Corinthians nos últimos anos. Alguém aí acha que, depois desta notícia, os dois times ainda poderão ter patrocínios com valores semelhantes em 2012? Infelizmente, eu não.

E vale ainda uma observação: muito rubro-negro comemorou que as negociações coletivas de direitos de TV tenham sido abandonadas em 2011, com cada um assinando por si. Assim, desta vez, Flamengo e Corinthians conseguiram ganhar muito mais que os outros, ainda em um mesmo patamar. Mas é bom que o Flamengo se cuide: se esta lógica individualista prevalecer, mais cedo ou mais tarde o Corinthians vai resolver se impor mesmo sobre o Flamengo. E, como esta decisão de agora mostra, poderão ter mesmo mais cacife.


* * * * * * * * * * 

Na verdade, não é correto afirmar que o Corinthians terá seus jogos na Libertadores exibidos para todo o país - mas apenas que terá seus jogos na Libertadores sempre exibidos para São Paulo.

Afinal, há ainda a Copa do Brasil, e os times de fora de São Paulo que irão disputá-la devem sair ganhando nessa. No dia 14/3, por exemplo, o Botafogo enfrenta o Treze ao mesmo tempo em que o Corinthians joga contra o Cruz Azul. A Globo deve exibir para o Rio, portanto, o jogo do Botafogo - o que normalmente nunca aconteceria, já que o Fluminense e Vasco jogarão pela Libertadores no mesmo dia e horário.


* * * * * * * * * *

Mas vamos imaginar como isso vai funcionar na prática, olhando a tabela já divulgada pela Conmebol.

O Flamengo joga a chamada "pré-Libertadores" nos dias 25/1 e 1/2. O outro brasileiro jogando esta fase é o Inter, com jogos nos mesmos dias e horários do Flamengo. Não é difícil concluir que o Flamengo deverá ter prioridade, com seus dois jogos transmitidos pela Globo.

Se o Flamengo passar pelo Real Potosí, ficará no grupo 2. E aí o único jogo seu que aconteceria ao mesmo tempo de um do Corinthians seria dia 15/2, na Argentina, contra o Lanús. Em outras três rodadas, o Flamengo jogaria às quintas-feiras e já não teria mesmo seus jogos exibidos pela Globo.

A partida da quarta rodada - dia 28/3, contra o Olímpia, em Assunção -, não coincide com nenhum compromisso de outro brasileiro. Ou seja: se o Flamengo chegar à fase de grupos, este pode ser o único jogo sendo transmitido em TV aberta. Isso porque no dia 4/4 o compromisso contra o Emelec, no Equador, acontece ao mesmo tempo de Internacional x Santos (se o colorado passar pela pré-Libertadores, claro) - e aí fica a dúvida se o Flamengo terá moral o bastante para desbancar um clássico nacional envolvendo um dos grandes de São Paulo, com Neymar em campo. Vai ser uma boa medida do tamanho do poderio do Flamengo para a TV.

E a TV aberta deverá deixar de transmitir os que podem ser os dois jogos mais interessantes (sem contar o interesse de cada torcedor em seu próprio time, claro) desta fase inicial da Libertadores: os dois confrontos do Fluminense com o Boca Juniors, que acontecem em dias de jogos do Corinthians. O Fluminense, então, não deve ter nenhum jogo sendo exibido pela Globo. O Vasco teve um pouco mais de sorte e deve ter transmitida a sua estreia - dia 8/2, contra o Nacional do Uruguai, em São Januário.


* * * * * * * * * *

Falta ainda saber como o Fox Sports vai entrar nos pacotes de TV por assinatura por aqui. Até agora, só o que se sabe é que o canal tem estreia prevista para fevereiro (o que pode querer dizer que não vai pegar os primeiros jogos de Flamengo e Inter pela Libertadores). E diz-se que deve entrar no lugar do canal Speed - o que não quer dizer que vá entrar nos mesmos pacotes. Ainda não dá pra saber se o canal vai estar disponível para os assinantes de pacotes mais baratos ou se será preciso desembolsar mais pra poder assistir à Libertadores do próximo ano. A impressão é que os bares que conseguirem instalar TVs com Fox Sports no próximo ano vão faturar muito.

E já foi noticiado que João Guilherme, narrador há anos no Sportv, está entre os contratados pelo novo canal para as suas transmissões.

15 comentários:

Pedro Morais disse...

André, já se sabe sim, leia a matéria do link abaixo e nela consta que o fox sports entrará gratuitamente em todos os pacotes de assinatura de todas as operadores, os pacotes mais básicos terão o fox sports, GRATUITAMENTE. Essa briga vai ser muito boa, aqui em Manaus a Globo inúmeras vezes em função do horário de verão e o horário da novela, ela deixa de transmitir o primeiro tempo das partidas, e só transmite a partir de aproximadamente 5 a 10 minutos do segundo tempo.
Acho inclusive, que as negociações futuras do brasileirão deverão ser ainda mais acirrada com esse novo player no mercado.

Pedro Morais disse...

faltou o link:
http://www.d24am.com/plus/tv/fox-sports-deve-entrar-no-pacote-basico-da-tv-por-assinatura/45134

Eduardo H. Costa disse...

Pedro Morais, com todo respeito, surreal esse lance do horário e começar a assistir o jogo a partir dos 5 min do segundo tempo.

Outra coisa é o penúltimo parágrafo do seu link. Acho que temer mesmo só o UFC que é patrocínio ou parceiro forte dos caras lá nos EUA. A fórmula 1 depois do Senna jamais foi a mesma e o boxe... bem, nunca mais ouvi falar em boxe depois do Popó.

Ah sim, a Fox Sports também tem os direitos das Sul America 2012.

No mais, esse amadorismo mafioso que impera no CRF é o que o afundará. O Corinthians cresce sim, é verdade, mas de forma nebulosa. Possível castelo de areia. E a CBF vai continuar na mesma podridão com o Sanches num futuro comando.

Pronto, parei! FUI!

Pedro Morais disse...

Eduardo, de fato e difícil de acreditar, mas é a pura verdade, aqui em Manaus temos uma diferença de fuso de 1 hora para Brasília, e no horário de verão essa diferença aumenta para 2 horas. Em razão disso a novela passaria muito cedo aqui na cidade, e por força MP foi considerado o horário impróprio para o conteúdo da novela, e o que a globo fez? ela atrasou a novela, e desta feita entrando pelo horário dos jogos, todo ano a mesma coisa. A globo prioriza a novela e aleija o futebol. É isso.

André Monnerat disse...

Pedro, na verdade o que a matéria diz é que a Fox pretende que seus canais entrem nos pacotes mais básicos e está confiante de que isso aconteça - mas não é certo ainda. Há um jogo de interesses grande nisso aí, é uma negociação em que outros players acabam também tendo influência. É bom esperar um pouquinho pra ver.

E também não sabia dessa em Manaus. Surreal.

Eduardo, as pessoas confundem um pouco as coisas quando falam do crescimento do Corinthians. Pensam no jogo político por trás dos panos, as influências esquisitas de Ricardo Teixeira e Lula, e esquecem do lado puramente econômico. É claro que eles ganharam muita coisa com estes jogos de interesse, mas não dá pra esquecer do que é simples: eles são a maior torcida do mercado mais importante do país. O normal é mesmo eles ganharem muito mais, por exemplo, que um Palmeiras ou São Paulo. E o São Paulo, sem que ninguém ache que é por politicagem, já tem uma receita maior que a do Flamengo.

Não adianta se enganar. Se quiser bater de frente com o Corinthians, tem que trabalhar e muito - e mesmo assim não vai ser fácil.

Erlen e Luísa disse...

Realmente..inaceitável priorizar a novela (que pod ser reprisada) e deixar de lado uma programação ao vivo, como é o caso do jogo. Prefiro mil vezes o jogo à novela...sem entrar no mérito da decisao do MP sobre a questao de horario. Quanto à transmissao dos jogos, espero q a foxsports faça parte do meu pacote, pq se nao, vou ter q acompanhar os jogos do Fla pela internet.

Victor Schons disse...

Complico pai!!!!!

Unknown disse...

Toda essa indefinição me lembra uma libertadores de 2000 ou 2001, não lembro ao certo, mas foi por aí.

Podem se lembrar que naquele ano entramos na libertadores por termos ganho a finada copa dos campeões no Brasil no ano anterior.

Se me lembro ao certo também houve algum indefinição sobre a transmissão da libertadores e nenhum jogo ou quase nenhum foi transmitido. De certo ponto foi bom porque nossa participação foi patética, sendo eliminados na primeira fase.

Estou com receio de ocorrer isto de novo.

O tempo nesta questão também é fundamental. Para os que podem trocar o plano de assinatura para incluir o tal Fox Sports (no caso de necessidade)também não é do dia para a noite que se consegue alterar o plano pelas dificuldades no atendimento pelo tele atendimento e a lentidão do sistema net e sky.

Simplemente não acredito que em 2012 corro o risco de não assistir aos jogos da Libertadores seja na TV aberta ou paga. Isto sim é surreal.

Beto disse...

A grande verdade é que o Corinthians e o estado de São Paulo estão dando um banho de competência. Ou seja, não adianta ficar chorando. Enquanto a gente fica nessa de "melhor samba do mundo", "melhor carnaval do mundo", "melhor reveillon do mundo", "maior isso do mundo", "melhor aquilo do mundo", os outros trabalham na deles, sem oba oba e enquanto isso a gente...samba!
Depois, quando chamam a gente de "Argentina Brasileira", ficamos bravos!
É bom pra aprender.

Santo disse...

É ridículo uma pessoa escrever num blog q o jogo do Corinthians vai passar para o Rio De Janeiro mesmo tendo Jogo do Flamengo.
Ou essa pessoa é um idiota completo ou não conhece o Flamengo e com certeza é Corinthiano.

André Monnerat disse...

Não, Santo. Era a notícia que saiu na época do texto. E aconteceria não por escolha simples da Globo, mas por uma questão de direitos. Acabou não se confirmando.

Santo disse...

o Indivíduo ainda volta a afirmar q o jogo do corinthians vai passar pro rio mesmo com jogo do flamengo.
Bom essa ei desisto.
Todos estavam vendo o jogo do Flamengo de ALAGOAS ontem no Rio De Janeiro x Real Potossi
Pela libertadores.
huahauhauhauahuhuhauau
Inacreditavel.

André Monnerat disse...

Santo, você está com algum problema de compreensão ou eu não estou sabendo me fazer entender.

Este texto que você está comentando foi publicado em dezembro do ano passado. O que ele diz é que a Globo ainda não havia se pronunciado oficialmente, mas a informação da Folha de São Paulo era de que eles teriam direito a transmitir apenas um jogo por vez da Libertadores. Não poderiam passar um diferente pro Rio, outro pra São Paulo, por exemplo. E, por isso, a escolha seria sempre pelo Corinthians - o que nem quer dizer que passariam o Corinthians pro Rio, poderiam escolher outro jogo de outra competição. Mas, enfim, a a notícia da Folha acabou não se confimando, e eu falei disso no blog três dias depois: http://www.sobreflamengo.com.br/2011/12/todos-os-brasileiros-na-libertadores.html

Você comentou e eu respondi isso: o texto era em cima da notícia da época. Não falei que ia passar o Corinthians pro Rio, ué. Só tentei te mostrar que não sou nenhum idiota completo, nem corintiano, por ter escrito aquilo há um mês atrás, quando as informações eram outras.

E mais: mesmo neste primeiro texto de dezembro mesmo, eu nunca falei que o jogo de ontem não seria transmitido. Pelo contrário: explicava que, como ontem só tinha Flamengo e Inter jogando pela Libertadores, a transmissão deste jogo do Flamengo sempre esteve garantida.

observador000001 disse...

...Na Minha opinião, è deixar rolar e ver o que acontece..
A Globo no canal aberto, pode fazer o que quizer com sua Programação.. Mas pra quem é (assinante) como eu por exemplo.., Que eles nem sonhem
em colocar só jogos do Corinthians no canal Pago.
Pois juro que cancelo a assinatura no Ato...( FIcarei atento ).

tiagofarpa disse...

Eu sou da regiao sul e aqui muita gente nao da dinheiro para os mafiosos da globo porque temos canais da bobofonica hehehe!