O Santos que deveria ser favoritaço ao título brasileiro

No papel, não há outro time no Brasil que possa se comparar ao adversário de hoje do Flamengo

* * * * * * * * * *

Vamos combinar: o meio-campo que o Santos manda a campo hoje - Arouca, Íbson, Elano e Ganso - poderia ser, sem muito susto de ninguém, o titular da Seleção Brasileira. À frente, Neymar e um centroavante no mínimo eficiente, Borges. Do meio pra frente, no papel, um timaço. No banco, pra completar, um especialista em montar defesas e em trabalhar bola parada.

Se não jogasse desfalcado de seus principais jogadores por várias rodadas (o que ainda vai voltar a acontecer, devido às inconvenientes convocações da Seleção) e não houvesse um Mundial contra o Barcelona no fim do ano para se preocupar, este Santos que o Flamengo enfrenta hoje na Vila Belmiro seria favoritaço ao título brasileiro. Hoje, pelos pontos já perdidos e pelas rodadas a menos, parece um tanto distante desta disputa. Mas a Vila Belmiro estará lotada à noite de santistas empolgados em ver pela primeira vez em campo este supertime que estamos lendo no papel. Uma vitória sobre o Flamengo invicto de Ronaldinho e Thiago pode colocar na cabeça da galera lá que sim, é possível recuperar o tempo perdido e ainda brigar pela ponta.

(Se vencesse os três jogos que ainda deve, o Santos chegaria à quarta colocação, 20 pontos, um a menos que o Flamengo.)

De qualquer forma, é bom que este time já não tenha a preocupação de garantir lugar na Libertadores do ano que vem. Difícil imaginar que uma das vagas não ficasse com ele.


* * * * * * * * * *

Por outro lado, se o Flamengo aproveitar a falta de conjunto deste Santos de hoje para sair da Vila Belmiro com um bom resultado, também servirá como uma reafirmação de que este time realmente pode brigar até o fim lá em cima. Luxemburgo não vai mexer no seu esquema e o que os rubro-negros devem torcer é que ele repita seus melhores momentos: aqueles em que o time marca forte, mas também consegue trocar passes e manter a posse de bola, ainda que sem muita objetividade. Conseguir este controle do jogo seria importante para esfriar a torcida e manter a bola longe de sua própria área, onde um passe de Ganso, um drible de Neymar ou uma bola parada podem decidir a qualquer momento. Se jogar como jogou no segundo tempo contra o Palmeiras, abusando dos chutões pra frente e devolvendo a bola ao adversário o tempo todo, o Flamengo vai passar muito perrengue.

É bom dizer que times de Muricy costumam ser mortais não apenas nas bolas paradas, mas também no contra-ataque. Se não é bom se deixar pressionar na Vila Belmiro, também é preciso ter cuidados pra não deixar nunca a defesa aberta. E seria bom, claro, se o Flamengo arrumasse um jeito de transformar sua posse de bola em chances de gol, o que acontece muito pouco com a formação que tem iniciado os jogos. Difícil que, sem mudanças, passe a acontecer de repente. Mas...

O chato é imaginar que, com o esquema atual de Luxemburgo e o outro banco ocupado por Muricy, é bem capaz de um jogo reunindo jogadores como os que veremos em campo hoje acabe sendo amarrado, tenso e com poucos lances de emoção. Tomara que não seja assim.


* * * * * * * * * *

Por essas coincidências da vida, Íbson estreia no Santos justo contra o Flamengo. Uma matéria publicada semana passada no GloboEsporte.com mostrou que, antes de acertar seu contrato por lá, ele mandou recado para a diretoria rubro-negra dizendo que preferia vir para o Rio. Não aconteceu.

Sim, sei que esta diretoria já gastou muito dinheiro em coisas as mais discutíveis. Também sei que o empresário de Íbson é Eduardo Uram, declarado persona non grata por esta diretoria no início do ano, e que isso pode ter pesado mais que qualquer outra coisa para que o acordo não acontecesse. Mas, mesmo assim, não vou entrar numa de achar um absurdo que não o tenham contratado - por mais que eu goste muito do Íbson, valorize muito sua ligação com a torcida e achasse que ele poderia ser titular deste time do Flamengo de hoje tranquilamente.

Mas a verdade é que o Flamengo não tem dinheiro sobrando - muito pelo contrário, por mais que Patrícia Amorim finja em suas entrevistas que não é assim -, Íbson não viria de graça e o elenco precisava de reforços urgentes em outras posições. Se eu acho o fim da picada que ignorem os limites financeiros do clube, não posso agora fingir que o dinheiro é infinito. Não é.

3 comentários:

Fernando Almenara disse...

Muito bom o post. Não tiro nem coloco uma letra.

Gabriel Folha disse...

Estou com um péssimo pressentimento pra essa noite.

Não fosse o Muricy do outro lado, apostaria em goleada do Santos.

Com ele no banco, acho que fico com sua previsão de jogo chato e tenso.

Só nos resta torcer...

Gustavo disse...

Permita-me discordar, caro André! Acho q a diretoria pisou na bola ao descartar o Ibson sim. Aliás, ainda não entendi a política de contratações da atual diretoria. Pela reportagem, eles negaram 1,2 milhões euros pelo Ibson, q seriam abatidos de uma futura aquisição. Enquanto isso, ofereceram quase 3 milhões de euros pelo empréstimo do André.
Eu concordo q estamos carentes de um camisa 9, mas vale lembrar que Adriano e Emerson foram recusados no começo do ano!
O meu ponto é que o Fla não se preocupa mais com a sua identidade, aqueles jogadores q podem ter seus problemas, mas se identificam com o clube.
Daqui a um ano, estaremos correndo atrás de volantes de novo quando acabar o empréstimo do Aírton, o contrato do Renato e não podemos descartar uma provável negociação do Willians. E aí o Ibson fará MUITA falta...
A grande diferença do Fla para o Santos, São Paulo, Inter e Cruzeiro é que eles aprenderam que não se forma um time campeão a cada temporada, tem que pensar no médio prazo, tem que ter jogadores que criam a estrutura do time. Assim, como fazem os grandes europeus.
O Fla tinha Willians, Aírton e Renato e achou q o Ibson não se encaixava. O Santos tinha Arouca, Elano, Adriano e contratou Henrique e Ibson!
O Ibson é um dos poucos jogadores que vejo em atividade hoje q eu diria q arrumava um jeito de encaixá-lo no Fla a qq momento, assim como Julio Cesar e Juan...
Qto ao $ - "A FlaTV paga o Ibson" como diria Kleber Leite - é claro q é mta grana, mas acho q seria um $ bem investido, muito mais do que André ou Kleber.