Neymar e a diretoria do Santos, os maiores merecedores da Libertadores

Muito mérito para Muricy, Arouca, Ganso, Rafael e Danilo ao longo da campanha. Mas os maiores nomes da conquista foram mesmo Neymar e Luis Álvaro Ribeiro.




* * * * * * * * * *

Mesmo depois do 0x0 truncado do primeiro tempo, estava claro que a chance do Peñarol arrumar uma surpresa ontem no Pacaembu era mesmo nos pênaltis - só se algo muito esquisito acontecesse eles conseguiriam marcar um gol. Realmente, o gol esquisito deles saiu; mas, àquela altura, o Santos já tinha feito dois. E desta vez o Santos soube lidar bem com a vantagem, não se deixando pressionar de verdade pelos uruguaios em momento algum. O Peñarol simplesmente não soube o que fazer com a obrigação de atacar e nem mesmo levantar bolas na área conseguiu.

Muito bonito o segundo gol santista. E muito justo que o primeiro tenha sido de Neymar, o grande craque da competição - apesar de ontem, na verdade, não ter jogado bem. Se dá pra criticar bastante o jeito Muricy de jogar, há que se elogiar a diretoria do Santos ao menos no esforço para mantê-lo no Brasil. Hoje temos esta situação que era inimaginável até um tempo atrás: o principal jogador brasileiro em atividade joga no Brasil e diz que quer ficar por aqui, mesmo com propostas milionárias de Real Madrid, Chelsea e outros do primeiro nível europeu. Não sei o quanto isso vai durar, mas é bacana.

* * * * * * * * * *

E é claro que, pra manter sua "mística", os uruguaios tinham que arrumar um tumulto no final pra tentar estragar a comemoração de quem os venceu. Quem se lembra deste, em 1999, depois da eliminação do Peñarol pelo Flamengo da Copa Mercosul daquele ano?



* * * * * * * * * *

Está bem difícil de prever algo sobre o Campeonato Brasileiro que temos pela frente. Este Santos de Muricy e Neymar, por exemplo, normalmente seria um favorito; porém, com a vaga na Libertadores do ano que vem já garantida, a cabeça no Barcelona e o tempo que vão ficar sem Neymar e Ganso graças à Seleção, será que vão conseguir se manter sempre concentrados na disputa?

Outros que, pelo elenco, poderiam ser apontados também como candidatos fortes estão largando muito mal, como é o caso de Fluminense e Cruzeiro. O São Paulo, que está começando muito bem, será agora muito prejudicado pelas seleções principal e sub-20 e não dá pra saber quantos pontos isso irá lhe custar.

Estou com a impressão de que, neste cenário, um candidato bem forte é o Corinthians. Mas é claro que, a esta altura e com o monte de coisas que ainda vai alterar os times, qualquer aposta tem muito de chute.

Nenhum comentário: