Fluminense mostra que as atuações neste início de temporada podem não querer dizer muito

Time vinha tranquilo com os pequenos, sofreu nos primeiros jogos mais difíceis, mas ainda pode fazer uma bela temporada


* * * * * * * * * *

Tenho feito críticas aqui às atuações do Flamengo neste início de Estadual. De fato, continuo achando que o time não fez nenhuma partida boa até agora, tem um elenco com pontos fracos graves e que Luxemburgo tem feito algumas escolhas esquisitas nas tentativas de encontrar a melhor formação. Porém, tivemos nestes últimos dias os dois primeiros jogos realmente à vera de times do Rio no ano - e eles mostraram que o desempenho diante dos times pequenos, em início de temporada, tem que ser muito relativizado.

O Botafogo, por exemplo, vinha jogando bastante mal. Assisti a bons pedaços de seus jogos contra Olaria e Madureira e devo dizer: apesar do resultado final das partidas, os dois pequenos jogaram melhor que o alvinegro a maior parte do tempo, com Jefferson sendo a grande figura em campo. Pelo que li, não foi diferente contra o Bangu. Porém, contra o Fluminense, o time teve uma boa atuação em um grande jogo e venceu merecidamente, independente da arbitragem polêmica. Acho Renato Cajá até bom jogador, mas tenho sérias dúvidas se tem porte pra comandar um meio-campo quase que sozinho, cercado de volantes, como Joel Santana o tem escalado; mas, no clássico, ele foi realmente muito bem.

Já o Fluminense eu não havia visto jogar até domingo. Pelo que li, teve a vida tranquila em seus jogos contra os pequenos e Fred foi apontado por aí como o melhor jogador do Brasil neste início de temporada. Porém, contra o Botafogo, o centroavante mal pegou na bola, assim como Conca. Naquela partida, a primeira pra valer no ano - os dois times disputavam quem escaparia do confronto com o Flamengo logo na semifinal da Taça GB -, o tricolor mostrou diversos defeitos. Como mostrou agora há pouco, em jogo ainda mais importante: a estreia na Libertadores.

O que não quer dizer que o Botafogo tenha futuro brilhante garantido ao longo do ano, nem que o Fluminense vai decepcionar no ano seguinte ao seu título brasileiro. É mesmo muito cedo pra se tirar muitas opiniões definitivas.


* * * * * * * * * *

Hoje, o Fluminense foi bastante mal. No primeiro tempo, os argentinos entraram correndo muito, dividindo todas as bolas e saindo sempre em velocidade para o contra-ataque. Congestionaram a defesa com três zagueiros protegidos por dois volantes, além dos laterais; Conca e Souza não estavam inspirados e não conseguiram furar o bloqueio para que a bola chegasse aos atacantes na área. Restavam apenas as ultrapassagens dos laterais Rodriguinho e Carlinhos, mas não foi o suficiente para criar muitas chances reais de gol. O Argentinos Juniors foi melhor no primeiro tempo e mereceu vencer.

Mas era seu primeiro jogo oficial na temporada e, no segundo tempo, eles sentiram o ritmo forte que haviam imposto antes do intervalo. Faltou pernas,  a saída de bola não foi a mesma, a superioridade nas divididas sumiu e começaram a apelar para muitas faltas. O Fluminense começou pressionando mais e empatou logo, mas sofreu seu gol em um lance cheio de falhas seguidas: começou no erro na saída de bola, seguiu na marcação ruim no meio e na ponta e acabou na saída em falso de Cavalieri. Um novo empate veio com o improvável Rafael Moura (que fez um belo segundo tempo, não só pelos gols), mas foi só. Se os argentinos tivessem mais pernas, poderiam até ter conseguido a vitória aproveitando a avenida que havia nas costas de Carlinhos pela esquerda. Mas mesmo o empate foi um péssimo resultado - o Nacional e América do México são adversários teoricamente complicados e os dois últimos jogos desta fase serão fora de casa.


* * * * * * * * * *

Mas o Fluminense fez bem seu trabalho de preencher com contratações algumas falhas do elenco. O time precisava de bons reservas para a meia e para o ataque, e foi bem trazendo Souza e Araújo. Ricardo Berna se destacou no fim do Brasileiro, mas Rafael também tinha ido bem no final de 2009 - trazer um goleiro de mais nome, como Diego Cavalieri, foi uma boa ideia. E o time ainda pode contar mais com Fred, que ano passado pouco contribuiu; se ele jogar com regularidade, aumenta bastante a qualidade do ataque. O elenco é certamente mais forte que o de 2010.

Ter um bom banco já está se mostrando importante logo de cara, com Deco e Emerson no estaleiro (o que, também, não é muita surpresa). Diria que ficou faltando um reserva mais razoável para Mariano, um dos destaques do time ano passado e, pra mim, o melhor na estreia da Libertadores. Se ele não puder jogar, Muricy não tem ninguém com características minimamente parecidas para substituí-lo, e o time vai sentir falta.

Vale ainda um comentário sobre o novo goleiro tricolor, muito vaiado hoje no Engenhão. Cavalieri era o goleiro preferido de quase todo mundo que pensava em reforçar seu time na posição. Mas dá pra ter dúvidas sobre seu desempenho. Ele teve uma fase realmente boa no Palmeiras, de mais ou menos duas temporadas; mas, quando apareceu ali, já não era tão novo e, depois disso, foi sempre reserva na Europa - tanto no poderoso Liverpool quanto no modesto Cesena. Pode ser que seu começo de temporada ruim se deva à simples falta de ritmo e ele ainda venha a se firmar. Mas os tricolores que eu conheço já estão de paciência curta com o cara.

Nenhum comentário: