Estadual 2011 - Taça Guanabara - 6a. rodada - Boavista 2 x 3 Flamengo

Defeitos que já apareciam antes fizeram a vitória ser bastante complicada. Vamos ver como o time se sairá em testes mais duros


* * * * * * * * * *

E eis que, poucos dias depois da euforia pela estreia de Ronaldinho Gaúcho, o Flamengo passou um grande perrengue contra o modesto Boavista, que esteve perto até de vencer em determinado momento. E o pior é que não houve muita novidade na atuação do time em campo; os defeitos que apareceram ontem já podiam ser vistos nos jogos anteriores. A diferença é que, desta vez, o adversário conseguiu aproveitar algumas das chances que apareceram.

A lentidão na saída de bola, que William e Maldonado não têm contribuído para diminuir; a falta de articulação no meio, pela falta de um armador que não pode ser Renato, como não podia ser Vander; a falta de jogadas eficientes para chegar à linha de fundo, com a exceção de arrancadas individuais de Léo Moura - tudo isso já havia sido visto mesmo contra o Nova Iguaçu. Também as falhas na defesa não foram novidade, apesar das estatísticas anteriores serem boas; a facilidade com que Frontini recebeu bolas simples, especialmente no primeiro tempo, para dominar com tranquilidade na meia-lua da área nas costas dos volantes, deixando os zagueiros muito expostos, foi parecida com a que se viu com os atacantes do Vasco no segundo tempo do clássico, há duas rodadas. Os contra-ataques perigosos sofridos ontem, com a defesa demorando a se recompor, também apareceram em momentos do jogo contra o Nova Iguaçu.

A verdade é que o Flamengo tem material humano para fazer um bom time, especialmente do meio pra frente. Mas ontem, neste time de alto investimento, vimos em campo jogadores como Wellington (que terminou bem 2010, mas vem tendo um começo de 2011 bem ruim), David, Jean, Egídio, Fernando e Renato. Está claro que o elenco está desequilibrado e tem pontos fracos graves. Eles podem ser minimizados com o tempo, se a equipe for bem preparada; a temporada está só no início, os jogos até agora foram com adversários bem mais fracos, jogadores importantes ainda vão melhorar sua forma, tudo tem que ser colocado em perspectiva. Mas não dá pra dizer que, até agora, o Flamengo tenha feito uma só boa partida no campeonato.

Ontem, o primeiro tempo foi bastante fraco, mas o time conseguiu fazer 1x0 num lance isolado; a partir daí, deixou o Boavista atacar mais e rondar sua área. Veio o 2x0 logo no início do segundo tempo e parecia que a coisa ficaria tranquila, mas o Boavista diminuiu no lance seguinte e passou a dominar a posse de bola. O empate veio em uma falha na saída de bola - coisa que tinha acontecido mais de uma vez no primeiro tempo - e quase veio o 3x2 em um contra-ataque muito perigoso logo em seguida. Mas no final, com o empate, o Boavista recuou, o Flamengo conseguiu pressionar e, mesmo se expondo aos contra-ataques, acabou vencendo em um lance de vontade e insistência de Willians pela esquerda.


* * * * * * * * * *

Ronaldinho, desta vez, já errou bem menos passes do que em sua estreia - mas foi também menos participativo. Fez seu primeiro gol de pênalti, como Romário havia feito em 1995 também em seu segundo jogo, num estádio pequeno do Norte Fluminense. Thiago Neves é que voltou a participar de lances decisivos, fazendo o bom lançamento para Deivid sofrer o pênalti no primeiro tempo.

Renato foi lento e pouco produtivo na armação, pra variar, mas parece que vai ser feito mesmo muito esforço pra encaixá-lo sempre no time. Ontem, Luxemburgo chegou a usar três zagueiros, para deslocá-lo para a ala esquerda. E vamos combinar que um esquema com David, Wellington e Jean formando trio de zaga é só pra quem tem coração forte.

Deivid, embora tenha feito um gol  (o quarto no campeonato, é o artilheiro do time) e sofrido um pênalti, voltou a ver a torcida pegando no seu pé. Ele poderia se movimentar melhor, ainda parece sem explosão, mas ainda acho que deviam ter um pouco mais de paciência com o cara.

A jogada de Léo Moura no segundo gol foi muito bonita. É o melhor jogador do time neste início de ano.

E Negueba foi premiado por sua disposição e personalidade com um gol fácil. Não sei se vai ter realmente futuro, mas o cara pelo menos é abusado e parte pra cima mesmo, sem parecer sentir peso nenhum, mesmo tão novo.



6/2/2011 - 17h - Boavista 2 x 3 Flamengo
Estádio Cláudio Moacyr - Macaé, RJ

Árbitro: Carlos Eduardo Nunes Braga
Auxiliares: Francisco Pereira de Sousa e João Luiz Coelho
Cartões Amarelos: Thiago, Frontini, Joílson, André Luís (BOA); Maldonado, Renato, Ronaldinho, Welinton (FLA)

Gol: Ronaldinho, aos 23'/1ºT, Deivid, aos 4'/ 2ºT, Negueba, aos 38'/ 2ºT (FLA); Frontini, aos 5' e aos 33'/2ºT (BOA)

Boavista: Thiago, Joílson, Gustavo, Santiago e Paulo Rodrigues; Roberto Lopes (Max, aos 41'/2ºT), Thiaguinho (Leandro Chaves, intervalo), Júlio César e Tony; André Luis e Frontini. TÉC: Alfredo Sampaio.

Flamengo: Felipe, Léo Moura, Welinton, David, Egídio (Jean, aos 20'/2ºT); Maldonado (Fernando, intervalo), Willians, Renato, Thiago Neves, Ronaldinho; Devid (Guilherme Nagueba, aos 32'/2ºT). TÉC: Vanderlei Luxemburgo.

11 comentários:

Ad@1LtoN disse...

O mais preocupante é o fato do Luxa achar que está tudo bem. E eu realmente acredito que ele não está preocupado com a defesa!

Marcos André Lessa disse...

A impressão q dá é q acabou o dinheiro para mais contratações e o Luxa adota o discurso que a defesa está bem. Só vai tapar o sol com a peneira.

Paulo Sales disse...

Vou ser sincero: só acho que o Flamengo vai ter uma evolução significativa se Luxemburgo sair. Não consigo entender suas escolhas, sua forma de armar o time e as dispensas de jogadores que ainda poderiam ser úteis. Sua permanência, ainda mais com tantos poderes, me parece um equívoco.

Flávio Rafael disse...

Concordo com o Marcos... estava inclusive conversando com amigos sobre esta tese: a grana para comprar acabou e para não ficar mal com a diretoria pedindo reforços que não virão mesmo Luxa fica dizendo que está satisfeito com um elenco que tem os horríveis Fernando, Egídio, Wellington e Jean e o hoje limitadíssimo Renato Canelada... Sei não mas acho que contra Flu e Bota vamos ter MTOs problemas, ontem se ao invés do Frontini o Boavistaa tivesse apenas o Fred já seria diferente... Se não tem grana então Luxa deveria mesmo investir na base, não apenas no grupo da Copinha que é formado por juvenis ainda e acho mto novo ainda mas nos juniores mesmo, deve haver alguém melhor que Jean e Fernando, aliás até Klebersono é mais útil que o Fernando, não sei com que interesses o Luxa manteve esse cara no elenco... SRN !

Luis disse...

O time não é ruim, mas tem peças fracas e está muito longe de estar "encaixado". Falta alguém mais senior na zaga. O lado esquerdo precisa de um ala/lateral decente para aproveitar a presença do Ronaldinho. Os volantes titulares são bons, mas os reservas (e volante é uma posição em que é importante ter reservas no mesmo nível, em função de cartões etc) são fracos - aguardamos o Muralha. E continuamos sem camisa 9. O time que está aí ainda não é competitivo para pontos corridos ou mata-mata com time grande.

Tiago Cordeiro disse...

Sigo preocupado com esse time. Vamos ver se tudo melhora com essa semana para treinos.

Tiago Cordeiro disse...

Outra coisa: essa insistência com o Renato já deu. O que diabos o Luxa está querendo?

Até poupar o cara ele vai. Que saco.

Miguel disse...

André, parabéns pelo blog, que é muito bacana. Agora, você não acha que esse time é muito velho e pouco pegador? O Léo Moura (+ de 30) tem ido bem, mas, como sempre, mais no apoio que na marcação. A zaga é jovem demais e frágil. Egídio não marca bem. Maldonado (+ de 30) dá pintas de decadência. Renato (+ de 30) não está em decadência, mas nem precisa, porque sempre foi ruim. Ronaldinho (+ de 30) não marca e dele também não se espera isso. Deivid (+ de 30) não consegue correr pra pegar a bola, que dirá para marcar a saída de bola adversária (o que seria essencial para dar tempo à defesa para se recompor). Abraços e SRN.

Pedro Luiz disse...

Segundo site do Flapédia o Jean jogou 15 jogos em 2010 e 3 em 2011, até hoje dia 07/02/2011.
http://www.flamengo.com.br/flapedia/Jean

Em 2010 os jogos foram:

25/07 Internacional 1 x 0 Flamengo (Jean em sua ESTREIA proteje o saco e gol do inter)
01/08 Vasco 0 x 0 Flamengo (Jean jogou)
08/08 Corinthians 1 x 0 Flamengo (Jean projteje o saco e gol do curinthians)
22/08 Atletico/PR 1 x 0 Flamengo (gol de escanteio no primeiro pau, Jean marcava o primeiro

pau e adiantou demais)
26/08 Flamengo 0 x 0 Atletico/MG (Jean jogou)
29/08 Guarani 2 x 1 Flamengo (Jean sobe pouco erra bola e logo atras de cabeça gol do guarani,

Jean protege o saco a bola desvia nele e gol de virada do guarani)
01/09 Cruzeiro 1 x 0 Flamengo (Jean marcava Robert, preferiu ir pra debaixo do gol, sobrou pro

Robert e gol do cruzeiro)
08/09 São Paulo 2 x 0 Flamengo (Jean toma drible de Marcelinho que tabela e enfia pra marlos e

gol, Jean tenta tirar a bola e entrega pra marlos que toca pra jorge wagner que cruza e gol do

fernandão)
11/09 Flamengo 2 x 2 Vitoria (Jean em campo, nao comprometeu)
15/09 Prudente 1 x 2 Flamengo (gol do prudente de cabeça nas costas de Jean, mesmo assim após

10 jogos com Jean em campo o Flamengo finalmente ganha)
18/09 Flamengo 3 x 3 Fluminense (Flamengo ganhava de 3 x 2 quando Jean entra em campo, empate)
22/09 Gremio 2 x 2 Flamengo (Jean entrou no segundo tempo tava 2 x 1 pro gremio nao

comprometeu)
25/09 Flamengo 1 x 3 Palmeiras (Jean jogou e o time todo foi mal)
28/09 Goiás 1 x 1 Flamengo (Jean fez gol contra e o Flamengo só empatou aos 45 do segundo

tempo)
02/10 Botagogo 1 x 1 Flamengo (Jean jogou)

Logo depois do Jean parar de jogar se não me engano por problema fisico o Flamengo teve os

seguintes jogos:
Flamengo 2 x 0 Atletico-GO
Avaí 2 x 2 Flamengo
Flamengo 3 x 0 Internacional

Em 2011 os jogos dele foram:

Flamengo 0 x 0 Londrina (amistoso)
Flamengo 2 x 1 America-MG (amistoso)
Flamengo 3 x 2 Boa Vista (2x1 pro Flamengo quando Jean entra, Jean nao abre para receber a

bola e Welington passa mal, o Boa Vista pega a bola, chuta, desvia no JEAN e vai para o gol,

ainda bem que no final o Flamengo fez o 3o.)

Isso tudo não é coincidência, é burrice mesmo. Burrice manter um cara desse num time como

Flamengo. Manda essa merda embora logo.

FORA JEAN!!!!!!!!!!!!!!!!

SRN

Eduardo H. Costa disse...

Assisti ao jogo de maneira burocrática... um olho no trampo, outro na tv.

Eu nem sabia que o Jean ainda estava no elenco. Nunca conseguiu se encaixar na equipe.

Vou repetir o que já disse em outro blog... QUEM É FERNANDO??? Nunca jogou nada. Quem é o retardado que fica trazendo primo do Messi, primo de Reinteria, irmão do Carlos Alberto... PARA COM ESSA AMOLAÇÃO!

Jean e Fernando não tem lugar nesse time. Ainda falta contratar um bom zagueiro de 25 a 27 anos. E não me venham com primo do Gamarra...

Sem mais caô,

Flamengo até morrer eu sou!

Bosco Ferreira disse...

Todos os nossos zagueiros são de serie B ou C. Nosso lateral esquerdo é de série B.

Precisamos de pelo menos dois zagueiros, um lateral esquerdo e um volante.

Precisamos ver logo a possibilidade de contratar um treinador para o Br. O Luxa já era.