O impacto da imagem de Ronaldinho no Flamengo

A presença dele pode fazer muito bem à marca Flamengo. Mas pode ter também efeitos colaterais


* * * * * * * * * * *

É a Traffic que deve se ocupar mais da exploração direta da imagem de Ronaldinho, e são eles (e o próprio jogador) quem devem ficar com a maior fatia deste faturamento. Isso não quer dizer que tê-lo em seu elenco não vá ter um grande impacto no clube. A exposição extra gerada por sua presença tem tudo para aumentar receitas diversas do Flamengo, de modo considerável, e dar impulso a diversos projetos. Será que finalmente o novo Cidadão Rubro-Negro sai do papel? Seria pedir demais que tentassem usar o momento para atrair novos sócios? Alô, marketing: a hora é agora!

Seria interessante o clube se preparar inclusive para faturar de alguma forma com a exposição internacional que poderá ter nestes próximos anos - dá pra atrair patrocinadores multinacionais, faturar com jogos no exterior, enfim, tornar a marca Flamengo maior lá fora do que é hoje. Se souberem trabalhar pra isso, claro.

(É hora, por exemplo, do clube ter um site funcionando pra valer em inglês. É o mínimo.)

Mas é bom pensar no outro lado da moeda. São inúmeros os comentários que se espalham pelo país de que Ronaldinho escolheu o Flamengo “pra aproveitar o Rio” – praia, churrasco, pagode, vocês sabem. A imagem do clube, de passar a mão na cabeça de seus jogadores nos momentos de faltas e indisciplinas, teria pesado.

Rubro-negros podem achar que isso é simples recalque, mas é esta a imagem que o clube tem hoje – que causa prejuízos diversos na hora de negociar contratos com patrocinadores, fornecedores e até mesmo atletas e outros profissionais do futebol. A passagem de Adriano pelo Flamengo rendeu um título brasileiro, mas reforçou esta impressão geral. O Imperador passou, e esta foi uma das heranças. Qual será a herança da passagem de Ronaldinho Gaúcho?

Estes poucos dias dele no Brasil, durante esta novela, deram uma mostra do que pode ser seu comportamento. E sinceramente, até pela maneira com que tratou o Grêmio, ele não parece estar ligando muito em preservar uma boa imagem não – o que é algo realmente curioso e diz muito sobre como funciona o mundo do futebol, considerando o quanto que todos apostam exatamente em sua imagem para que seu retorno valha a pena.

Patrícia e Luxemburgo deram hoje declarações dizendo que não haverá privilégios, que ele foi contratado para jogar bola e que o treinador terá a tarefa de colocá-lo na linha. Torço para que isso seja mesmo colocado em prática. É bom o Flamengo ir pensando desde já em como vai lidar com isso ao longo do tempo e em maneiras de apagar incêndios e minimizar danos.


* * * * * * * * * * * *

Pra começar a usar a imagem de Ronaldinho sem perigo de algum imprevisto, a diretoria resolveu adotar uma política pouco comum e pouco simpática para a coletiva de imprensa que acontecerá amanhã, às 19h, no Salão Nobre da Gávea. As perguntas deverão ser enviadas com antecedência para o clube, que selecionará quais poderão ou não serem feitas. As escolhidas serão lidas pelo mestre de cerimônias do evento, e não pelos jornalistas.

Tudo pra não haver qualquer risco de alguma pergunta impertinente.

5 comentários:

Bruno Cazonatti disse...

E a Batavo, mesmo já fora do Fla, deve ter adorado a mídia espontânea de sua logomarca. Manto Sagrado no RG10 para o mundo inteiro ver.

André Monnerat disse...

Na verdade, o contrato com a Batavo ainda tá valendo.

Mas no site oficial, tiraram a logo deles da camisa do Ronaldinho. Vamos ver que camisa vão dar pra ele vestir amanhã. Não vou me surpreender se for uma retrô qualquer, que não precise ter nenhum patrocinador aparecendo.

Unknown disse...

Espero que desta vez a diretoria da "nova filosofia" tenha feito um planejamento adequado para que este investimento gere um bom retorno para o Flamengo.

Aqui em Porto Alegre TODOS tem a certeza que o Flamengo comprou 4 anos de problemas. Acho que neste caso é mais ciúme e dor de corno que outra coisa.

Na verdade só o próprio Ronaldinho pode mostrar quem está certo e errado nestas avaliações. Cabe a ele jogar a bola que sabe para retornar a seleção e atingir a meta que ele mesmo estabeleceu para 2014.

Este cara tem a oportunidade e a capacidade de se tornar o SEGUNDO maior ídolo da história do Flamengo e, este, que para mim foi o melhor jogador que eu vi jogar (LONGE!!!), pode se tornar uma figura histórica no Brasil pelo time da MAIOR TORCIDA DO BRASIL !!!

Alguém tem idéia do que o Ronaldinho pode se tornar no Brasil caso jogue 70% do que sabe???

Por isso peço: RONALDINHO, PELO AMOR DE DEUS, APROVEITE ESTA OPORTUNIDADE QUE A VIDA ESTÁ LHE OFERECENDO. TREINE DURO E "APENAS" JOGUE O QUE SABES JOGAR.

Nós, por enquanto, temos a OBRIGAÇÃO de começar o ano apoiando o time e a diretoria que parecem estar encontrando o rumo certo para o TIME DE FUTEBOL.

VAMOS FLAMENGO !!!

Marcos Monnerat disse...

"Rumo certo pro futebol"?! Com a zaga formada por Wellington, David Brás e/ou Angelim (70 anos de idade)?! Com Egídio na lateral esquerda? Com o goleiro canalha que bate em mulher?! Com Fernando, Willians e/ou Maldonado (70 anos de idade) protegendo essa zaga?! Com um lateral direito com mais de 30 anos sem nenhum reserva mais ou menos para entrar no lugar dele?! E com um técnico que quer ser técnico, dirigente, empresário tudo ao mesmo tempo inflando astronomicamente a folha salarial do futebol do clube com seus mais de 20 funcionários?!

Só pode estar brincando.

É com muita dor no coração que eu digo que com essa contratação realmente fantástica do Ronaldinho Gaúcho eu serei obrigado a torcer para o time desse técnico bandido... Dessa diretoria canalha que deixou o Zico ser escurraçado da Gávea. Que prometeu profissionalismo e só apresenta amadorismo e desonestidade.

Espero que as vindas de Ronaldinho e Thiago Neves pelo menos sirvam para deixar o Renato no esquecimento do banco de reservas...

lussiannosousa disse...

O certo seria fz isso msm, entregar uma camisa casual fla/olk pra ele vestir. Desde o anúncio oficial que eu espero ver em algum canto uma entrevista com o diretor de marketing do fla pra falar sobre o assunto e sobre o relançamento do cidadão rubronegro. Como vc bem disse, se não for agora, é passar atestado de incompetência.