Errar é humano. Persistir no erro...

"Moralização", "recuperação da credibilidade" e outras expressões do tipo são constantes no discurso da diretoria do Flamengo, e voltaram a aparecer nos últimos dias ao se falar na possibilidade - aparentemente descartada - do retorno de Adriano. Pois bem: dá mesmo pra acreditar na vontade de colocar isso em prática ao lermos que o clube acaba de contratar o goleiro Felipe?

Felipe, enquanto esteve no Corinthians, me pareceu ser um goleiro muito bom - apesar de mais espalhafatoso em suas defesas do que eu costumo gostar. Tecnicamente, pode ser uma boa aposta para uma posição em que realmente seria bom o Flamengo ter um jogador de mais peso. Tomara que dê certo.

Porém, é de uma insensibilidade impressionante trazer para o lugar de Bruno um jogador que organiza orgias com prostitutas em sua casa com companheiros de clube e é acusado de bater em mulher. O episódio rendeu uma queixa registrada em delegacia de sua ex-noiva (Letícia Carlos, que já esteve na capa da Playboy e apareceu como "namorada de Richarlyson").Ela afirmou ter levado dois socos do goleiro depois de chegar em casa de surpresa e flagrar a festinha; declarou depois sofrer ameaças, "temer por sua vida" e chegou a pedir proteção da polícia.

Felipe nega a acusação de violência e diz que nunca teve nada com a mulher, que "só quer aparecer". Pode mesmo ser verdade. Mas ao menos a orgia deve mesmo ter acontecido, já que lhe rendeu até uma multa aplicada pelo clube. Detalhe: ela teria acontecido às vésperas de um treino considerado importante e apenas dois dias depois de uma humilhante derrota por 6x0 para o Arsenal, pela Champions League.

Dizem por aí que Patrícia Amorim sabe muito bem do episódio e, por isso, teria sido contrária à contratação. Mesmo assim, Luxemburgo teria "vencido a queda de braço". Pelo visto, ele tem mesmo carta branca para tocar seu "projeto". Não é nada animador.


* * * * * * * * * * *

Reparem nos comentários dos leitores portugueses sobre uma notícia sobre este caso como os jogadores e clubes brasileiros - e, em especial, o Flamengo - são bem vistos por lá.


* * * * * * * * * * *


Esta confusão deve ter contribuído para que o Braga abra agora mão do goleiro, contratado com estardalhaço no meio do ano para substituir Eduardo - o goleiro da seleção portuguesa que havia se transferido para o Genoa. Mas, além disso, as atuações em campo também não foram convincentes e seu salário é considerado alto.

Felipe passou apenas quatro meses em Portugal. Chegou e logo assumiu a condição de titular, mas foi alternando boas defesas com falhas frequentes. A defesa do time, que foi a menos vazada no campeonato anterior, passou a sofrer muitos gols e parte da culpa caiu em suas costas. No início deste mês, sentiu uma lesão na coxa e teve que desfalcar o time por um jogo; recuperado, continuou no banco de reservas pelas duas partidas seguintes por opção do treinador, antes de sua transferência para o Flamengo ser anunciada.


* * * * * * * * * * *

Em Portugal, a imprensa fala na possibilidade forte de mais um jogador do Braga vir para o Flamengo. Trata-se do atacante Élton, que o Vasco pensou em repatriar e acabou desistindo por não sair barato. Segundo o jornal O Jogo, após a desistência do Vasco, dirigentes do Flamengo começaram imediatamente as negociações para contratar o jogador.

Não gosto da ideia. Élton me parecia fraco mesmo para o nível de exigência que o Vasco deveria ter na Série B. Como este ano o time de São Januário sentiu muita falta de um centro-avante e ele, bem ou mal, foi o artilheiro da equipe na temporada passada, até entendo por que o quereriam de volta. Mas a verdade é que, pra mim, não me parece melhor nem que Val Baiano.

9 comentários:

Bosco Ferreira disse...

Pela primeira vêz, como torcedor, sentí vontade de chorar de tristeza (rubronegro só chora de alegria)... não sabia porque sentia vontade de chorar e não sabia porque sentia e não chorava... Lembrei-me de que ontem, o filho de um grande amigo rubronegro de 11 anos, que ao completar um ano de idade ganhou um aniversário com a decoração rubronegra, a roupa foi presenteada por mim. É normal assistirmos os jogos no mesmo bar, juntos com toda a nossa patota rubronegra, ontem na casa dele o garoto estava mais revoltado do que sirí numa lata. travestido de azul com a camisa do Cruzeiro o garoto vociferava de ódio da diretoria do Fla, e dizia que nunca mais torceria pelo Flamengo. Tentei lhe explicar que se tratava de sua primeira crise, em consequencia de uma péssima diretoria. E que eu e o pai dele já passamos por coisas muito piores sem pensar em mudar de clube, e que o Zico vem aí para trazer a nossa redenção.

Devia ter ficado calado como aconselha lacan, pois para a minha surpresa o garotou retrucou dizendo que o Flamengo virou uma esculhambação, um antro de bandidos na diretoria e em campo e que não tinha nem uma esperança, pois o Zico anunciou que não volta mais nem como presidente e que os que já estiveram no poder e nada fizeram, é que tomarão o lugar da Paty para também nada fazerem. Os olhos do garoto de onze anos estavam razos de lágrimas... Tenho certeza que ele estava blefando. Tomara. Mas o que me preocupa mesmo é se isso começar a pipocar no meio de nossas crianças, pois até mesmo nós adultos e apaixonados estamos cansando de tanto descaso das diretorias, de tanto baterem em nosso querido Flamengo ferindo o nosso coração.

Nesse exato momento em que escrevo eu também, como aquele garoto, estou chorando, não por moleza, mas porque aquele garoto fêz-me perceber que perdí a esperança nessa turma que manda no Flamengo a décadas.
E que certamente continuarão a se reversarem no poder para se locupletarem da fama e de toda visibilidade e facilidades que o cargo proporcina, sem contudo fazer nada pelo clube.

Flávio disse...

Prezado Bosco e André: nasci rubro-negro, vou fazer 43 anos e acompanho o Flamengo desde 1977. Vi o supertime do Flamengo e o Zico foi o meu maior ídolo.
Achei que a Patrícia Amorim tinha marcado um golaço quando conseguiu trazer o Zico de volta.
Mas, para minha total surpresa, ele (o Zico) se mostrou um fracasso retumbante como dirigente. Chegou-se ao ponto da Olympikus intervir e pagar a contratação de David, tamanha a passividade e desorientação de Zico.
O Zico foi tão incompetente em 2010 que manteve o Rogério como treinador e aceitou que ele montasse a comissão técnica, inclusive indicando o preparador físico que foi uma total desgraça.
Então, fico me perguntando: os dirigentes são mesmo um "antro de bandidos"?
Pois, se o Zico nos levaria para a segunda divisão com muita honestidade, essas outras pessoas são realmente ruins?
Não será que o futebol é assim mesmo? Será que no Cruzeiro é diferente? Para mim o Cruzeiro é uma espécie de Vasco da Gama, onde os Perrela dominam tudo como o Eurico fazia.

André: sobre moralização e contratação de jogador que faz orgia... é impossível fazer um time competitivo sem malandros. Veja o garoto Neymar. Você gostaria que ele estivesse no Flamengo?

Gustavo disse...

Está ficando cada vez mais difícil acompanhar o nosso rubro-negro. Não consegui entender a renovação do Fernando com a simultânea dispensa do Toró. E agora a contratação do Felipe com "salário europeu"! Realmente dar carta branca para o Luxemburgo é preocupante, ele monta equipes de aluguel caras de qualidade duvidosa até os seus salários atrasarem e ele começar a aceitar pagamentos com fatias de jogadores, especialmente da base. Depois vai embora e deixa uma "terra arrasada". A pior notícia dos últimos dias foi qdo anunciou q o Fla vai buscar "parceiros" na base, aí já viu, né?
É torcer para que os próximos dois anos passem rápido e o Fla resiste a dobradinha Pat-Luxa. Não será fácil, mas sobreviveremos...

Bosco Ferreira disse...

Pois é Gustavo, Flávio, essa situação é que nos deixa sem esperança.
As vezes premeditadamente enchergamos só o lado ruim de uma contratação que não deu certo e que foi feita pela presidente e não pelo Zico, não enchergamos a crise de desconfiança da torcida que o Zico debelou quando chegou. A conspiração e o boicote nas contratações que ele alinavou, as acusações sem provas a familiares dele, e achar que houve clima para o Zico mostrar algo. Além do mais não enchergar o que todos nós nos preocupamos agora, a falta de comando, de planejamento, onde um treinador com uma recente história de fracassos manda em tudo.

Comparar o garoto Neymar que descutiu com um treinador por causa de um penalte, com um adulto que vive se envolvendo com casos de violência criminal contra suas mulheres, numa misogenia sem limites, comparar a administração do Cruzeiro com a do Eurico ou com as recentes administrações rubronegra, querer justificar a incompetencia e o descaso com o argumento ardil, falácioso de que futebol é isso mesmo, incompetencia e descaso com o dinheiro e o patrimônio dos sócios e do torcedor, é querer sofismar os fatos com inverdades.

E logo aqui no sobreflamengo onde está o ponto mais equilibrado de nossa cabeça pensante, o André, é até engraçado isso. É rir para não chorar...

Raul disse...

"... e o Zico foi o meu maior ídolo."
E hoje, Flávio, pelo seu comentário, parece que os seus maiores ídolos são o "capitão" Léo, o Kleber Leite, o Veloso, o Edmundo Silva, o Eurico...

fla_2010 disse...

E quanto à notícia de que dá conta do envolvimento de Leo Moura em um troca-troca em que o Internacional cederia três jogadores não aproveitados por lá.
Quem em sã consciencia trocaria um titular por jogadores reservas de qualquer clube brasileiro???
Quando a Diretoria irá pensar grande e contratar somente jogadores que possam ser titulares, ao invés de inchar mais o elenco (ja cheio de carencias)?!?!

Bosco Ferreira disse...

fla_2010;

Querem voltar a hera dos samboezas, Biancute, Léo Medeiros, Fierro. Um monte de jogadores caros que nunca tiveram futebol nem para ir no banco.

Certamente alguem vai ganhar algo com essa troca.

Perderá o Flamengo e a torcida novamente.

Quem precisa compor elenco é o Santos que já tem um bom time titular, o Flamengo precisa é do Léo Moura e mais uns dez jogadores top de linha.

Unknown disse...

Desde a saida do Zico eu tirei ferias do Flamengo por tempo indeterminado, todas esperanças que eu tive quando ele entrou foram embora quando ele saiu.

Luis disse...

Um time de marginais só pode ser montado por mar...... !!!