O simples apoio de Zico dá credibilidade à "campanha do tijolinho"?

Todos concordam sobre a importância do Flamengo ter um verdadeiro Centro de Treinamento. E eu mesmo escrevi aqui no SobreFlamengo que se algo de bom poderia sair de toda a confusão da saída de Zico e contratação em seguida de Vanderlei Luxemburgo, seria justamente ver o tão sonhado CT se concretizando. Transformar em realidade o grande projeto de Zico é a maneira encontrada por Patrícia Amorim de salvar a imagem de sua administração, e ela deve mesmo estar levando isso a sério; e Luxemburgo também mostra o empenho que eu imaginava em colar sua imagem ao projeto e fazê-lo andar, o que o colocaria de forma positiva na história do clube que sempre afirmou ser o de seu coração.


Assim, torço para que a campanha “Rubro-Negro para sempre”, lançada hoje, dê certo e o Centro de Treinamento efetivamente saia do papel. E não duvido mesmo que a diretoria se esforce para que isso aconteça. Aliás, fazem propaganda de qualquer pintura de rodapé no Ninho do Urubu para mostrar que querem mesmo fazer a coisa andar. É justo.

Mas, colocando o preto no branco: trata-se simplesmente de mais uma campanha de doação, como tantas outras já realizadas antes, inclusive com o mesmo objetivo – o bravo Lucas Dantas escreveu não há muito sobre essa curiosa relação do clube, que abre seus cofres para as contribuições dos torcedores mas se fecha quando a questão é efetivamente apitar em seu destino. Zico novamente aparece, colocando de lado sua frustração com a diretoria atual, mostrando toda a sua boa vontade e rubro-negrismo, para emprestar sua imagem ao nobre objetivo – como já tinha feito na campanha das pulseirinhas de borracha que fizeram há uns anos. As pulseirinhas saíram como água, o site oficial na época divulgou os recordes de venda, e o CT continuou não existindo pra valer.





Há uma diferença de estratégia desta vez: em vez de tentar arrecadar um pouquinho de muitos, o marketing optou por tentar captar uma quantia bem maior, de menos gente. Em vez dos 15 reais da pulseirinha, são 250 pratas por tijolo. Não é pouca coisa.

Para uma campanha como essa funcionar, é preciso muita coisa, inclusive quanto à comunicação – Juan Saavedra escreveu bem sobre isso em seu Polaroids Rubro-Negros (e eu acrescento que quem mais conhece rubro-negros dispostos a gastar 250 reais num tijolinho são outros rubro-negros dispostos a gastar 250 reais num tijolinho – eu realmente pensaria em ferramentas que ajudassem e estimulassem os próprios rubro-negros a fazerem o boca-a-boca e convencerem seus amigos a entrar nessa). Mas a base de tudo numa campanha como essa, em que quem dá o dinheiro espera pouca coisa para si e simplesmente quer acreditar que a causa é boa, é a credibilidade da coisa.

Ter seu nome num tijolinho no muro que será erguido na Alameda da Nação é bonito, mas quem se dispuser a gastar este dinheiro o está fazendo mesmo é pra ajudar a construir o CT. Então, se quiserem convencer mais gente, é bom que consigam fazer todos acreditarem que desta vez a coisa é pra valer. Para isso, conseguir a adesão de Zico, especialmente após os episódios de poucos meses atrás, foi bastante importante (uma pequena mostra disso foram as manifestações que surgiram em blogs e no Twitter de gente dizendo que "se ele passou por cima de tudo e comprou seus tijolos, também vou ajudar"). Mas o clube poderia fazer mais e deixar determinados pontos mais claros.


* * * * * * * * * * * * * * *


Quando será erguido o muro? Não está claro. O regulamento da campanha fala que isso acontecerá em até doze meses após o término do projeto – mas não há em lugar nenhum uma data determinada para este término. E, apesar desta data não existir, ainda há uma cláusula avisando que ela pode ser adiada.

É normal se proteger contra imprevistos no regulamento de qualquer promoção, mas...


* * * * * * * * * * * * * * *


Há ainda a promessa de que haverá uma prestação de contas no site oficial, e o regulamento avisa que “o saldo da arrecadação bem como sua utilização será auditado”. Só não foi dito quem será o responsável por esta auditoria - algum órgão do clube? Ou haverá auditoria externa? -, tampouco se explicou o mecanismo que garantirá que esta grana não seja desviada para outros fins no meio do caminho (medo que o próprio Zico demonstrou em declarações anteriores sobre a possibilidade de participar da campanha).

E, quanto a isso, não falo nem em qualquer desconfiança quanto à honestidade dos envolvidos, mas na realidade financeira do clube: todos sabemos que o Flamengo tem dívidas as mais diversas e qualquer receita sua está sujeita a penhoras. Se o dinheiro dos compradores de tijolos vai pra conta do clube, como evitar que algum credor apareça querendo dar sua mordida? O acordo com o TRT, por exemplo, que destina 15% de todas as receitas do Flamengo para o pagamento de dívidas trabalhistas, não se aplica a este dinheiro? Isso poderia ser melhor explicado.


* * * * * * * * * * * * * * *


E afinal de contas, mesmo considerando que todo o dinheiro será realmente usado para seu fim, o que será possível fazer com ele? Já se sabe que a grana dos tijolos (R$5,75 milhões) não dá pra construir o CT completo, mas o que ela pode comprar? Um campo? Dois campos? Os dormitórios completos? Os vestiários? Afinal, se venderem todos os 23 mil tijolos, o que o Flamengo terá? Ninguém sabe ao certo, e assim ficará difícil saber no final se o dinheiro foi ou não bem utilizado.

Seria bom para a comunicação da campanha e o engajamento dos torcedores nela que colocassem um objetivo mais concreto – além da construção do muro dos tijolinhos, claro – para a campanha. Que se colocasse qual é o custo do projeto do CT, de cada um de seus módulos e um contador de tijolinhos vendidos, avisando quantos faltam para construir seja lá qual for o objetivo.


* * * * * * * * * * * * * * *


Não critico quem vai abrir a carteira e contribuir. Pelo contrário: acho bonita a mobilização destes rubro-negros, não quero desestimular ninguém. Como já disse, torço para que dê certo e realmente acredito que irão se esforçar para isso desta vez.

Mas já gastei o bastante pra comprar uma porção de tijolinhos quando comprei o título de sócio proprietário do clube. Desta vez, me permitirei ser um pouquinho mais racional com o meu suado dinheiro.

10 comentários:

Marcelo disse...

E novamente o rubro-negro que mora no exterior, fica de fora de poder participar da campanha. A não ser que recorra a ajuda de amigos q moram no Brasil para efetuar a compra (que foi o meu caso). Mas muito gente aqui no exterior deixará de participar da campanha por causa desse descaso do clube (como de costume). Ainda mais quando se trata de um valor alto para muitos no Brasil, mas que não pesa para muitos no exterior.

Como sempre, o clube pensando pequeno.

E sinceramente, eu to participando com um pé atras, justamente na expectativa de levar um calote

Bosco Ferreira disse...

Um novo calote. Eles não tem credibilidade nem competência para gerir uma ação dessas. O Zico sabe disso, embora não se furte em ajudar por amor ao clube. Estou fora. Acho que deveriam procurar os socios para ajudar.

Roberto disse...

Eu, no melhor estilo, "sou babaca mesmo... fazer o quê?" vou participar, mas sinceramente não sei o que esperar dessa campanha...

Joviano Caiado disse...

Eu quero saber se nesse muro, onde será afixada a placa de cerâmica com o nome do torcedor, não será emparedado aquele mala do conselho fiscal, que nada sabe de nada, ou,então, afixada uma placa com o decreto de expulsão do mal... dito!

Eduardo Varanda disse...

Fala galera... estou aqui para dar os parabéns para os rubro-negros que conseguiram passar por cima de muita coisa e compraram o tijolinho. Torço para que o dinheiro seja utilizado no CT, e que ele enfim saia do papel, o que nos deixará mais ainda a frente dos clubes cariocas e mais próximos dos grandes do Brasil (não que o flamengo não seja o maior, estou me referindo à estrutura).

Parabéns ao Zico... não me surpreende. O cara é um líder, em todos os sentidos. Se Deus quiser, ele volta. Pois não conheço pessoa igual. Entendam a mensagem do Rei. O Flamengo está acima de tudo, e o CT é importante para o flamengo, muito importante. Independente de ser a Patrícia, A, ou B... Nesse quesito, é hora de pensar no que o CT representa, independente de você contribuir ou não (eu pessoalmente não vou contribuir, meu dinheiro vai para o título de sócio proprietário que considero ainda mais importante, e acho que já está de bom tamanho). Mas não vou ficar aqui bradando que não vou comprar, não precisamos disso. Estamos tendo um ano muito ruim, muito mesmo, e estou tão puto como qualquer um aqui. Mas reconheço que a iniciativa é boa, e estou realmente torcendo para dar certo, e acho que este é o papel de todo rubro-negro. Temos nossos motivos para desconfiar, então quem não contribuir tem seus motivos, e como ia dizendo, o ano está péssimo, e hoje depois de muito tempo vejo uma boa notícia, um clima bom. Fico feliz de ver o Zico lá presente, isso mostra que ele continua com essa idéia. Vamos torcer pra ele voltar.

Eduardo Varanda disse...

E acrescentando... no nosso clube, infelizmente, tem muita gente que rema contra... não nos deixamos entrar nesse ranço. O flamengo tem que estar acima de tudo. Temos que ter o crivo de julgar se isso é bom ou ruim. Não é porque a iniciativa saiu desta diretoria que temos que ir contra... Isso é fazer o que a banda podre faz. Se um dia quisermos mudar o clube, temos que ter um pensamento superior. E nisso o Zico é ainda mais meu ídolo. Parabéns Galo.

Luis disse...

Vou participar, mas sei que estou fazendo papel de trouxa!!!

Murdock disse...

E se não conseguirem vender os 23mil tijolos? "Aí, galera, foi mal, não deu pra arrecadar tudo, não tem CT" e tchau pro dinheiro?

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


TE SIGO TU BLOG




CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...


AFECTUOSAMENTE


ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER Y CHOCOLATE.

José
Ramón...

mborges disse...

Já comprei o meu. Espero que as coisas funcionem dessa vez...