Vai dar Uruguai na final

Hoje é dia de se lamentar: era pra ser pelo menos um meio-feriado. Em vez disso, teremos apenas um Uruguai x Holanda prejudicando um pouco a produtividade de quem gosta de futebol, se amarra em Copa do Mundo, mas tem que trabalhar na hora do jogo. Fazer o quê?


Parece consenso entre todos os analistas que a Holanda é favoritaça nesta semifinal. Mas devo dizer que se o bolão da Copa tivesse um reset hoje e eu pudesse fazer minha aposta, cravaria que o Uruguai chega à final. E só o que me faz balançar um pouco no palpite, que é mesmo arriscado, são os desfalques da Celeste - especialmente o de Suarez.


* * * * * * * * * * * *


Luiz Suarez protagonizou um dos grandes momentos da Copa ao salvar com a mão o gol que eliminaria seu país no último lance da prorrogação contra Gana. Enquanto os uruguaios compram nas bancas de jornal de Montevidéu posters com a foto do lance e a frase "La mano de la Virgen Maria", há quem discuta a falta de ética do lance e até compare com Henry ou Maradona. Acho que não é o caso: o lance é comparável com o de um goleiro ou zagueiro que derruba o atacante adversário que vai na direção de um gol certo, sabendo que a falta será marcada e que provavelmente será expulso. Suarez, ao contrário de Maradona na Copa de 1986, não tentou enganar o juiz - apenas usou o último recurso que tinha para salvar um gol e sofreu sua punição.

Até acredito que a suspensão neste tipo de lance deveria ser mais pesada do que numa expulsão "comum". Mas vejam vocês que o lance poderia até nem ter acontecido e Suarez poderia jogar hoje, caso o juiz tivesse enxergado o impedimento do jogador de Gana no lance:




* * * * * * * * * * * *

Suarez, artilheiro do campeonato holandês deste ano pelo Ajax, vem fazendo uma bela Copa e é importante por si só para a seleção do Uruguai. Mas o peso de sua ausência vai além: ela pode fazer com que o técnico Oscar Tabárez deixe de usar aquela que foi a grande solução tática para seu time e retorne a uma formação mais parecida com a da horrorosa estreia contra a França.

Desde o início da Copa, já se sabia que o Uruguai tinha uma boa defesa e um bom ataque; naquele jogo, ficou mais claro ainda o quanto seu meio-campo ficava devendo, principalmente na armação. A sacada de Tabárez para os jogos seguintes foi colocar Cavani no ataque e recuar Forlán para o meio, fazendo com que o melhor jogador do time participasse muito mais do jogo. E Forlán, desde então, passou a se destacar jogo após jogo, sendo sempre decisivo e, pra mim, tornando-se forte candidato a melhor jogador desta Copa do Mundo.

Sem Suarez, as notícias são de que o treinador colocará em campo mais um volante, Gargano, e avançará novamente Forlán para o ataque. A escalação ainda não está confirmada e até é possível que ele escale Loco Abreu ou mesmo Fernandez, atacante rápido que joga no Banfield, da Argentina, para manter o esquema. Se fizer algo assim, as chances uruguaias aumentam bastante.

Se ele realmente optar pelo velho "reforçar o meio-campo", aceitando de vez o favoritismo holandês, a situação ficará mais difícil. Mas se Forlán participar bem do jogo, ainda vejo o Uruguai como um time com mais poder de decisão do que a Holanda, que ao longo da Copa me pareceu sempre bastante fria, sempre com a cabeça no lugar, controlando bastante a posse de bola, errando poucos passes - mas, mesmo com os lampejos de Snejder e Robben, muito dependente de falhas do adversário para fazer seus gols. Tá certo que a defesa uruguaia, sem Lugano, fica mais sujeita a isso, mas sei não: Victorino é bom zagueiro, o titular Godín também deve jogar e acho que não vão dar mole tão facilmente.

4 comentários:

André Amaral disse...

Não vejo tanto favoritismo na Holanda como estão falando.

Sinceramente, contra o Brasil o time holandês foi burocrático, fez um péssimo primeiro tempo, achou o primeiro gol.

Não gostei!

Pra mim essa Holanda da Copa está sendo uma grande decepção, eu gostava mais da Holanda dos amistosos pré-copa.

A final será entre Alemanha x Uruguai.

Bosco Ferreira disse...

Acho a superioridadeda Holanda sobre o Uruguai muito maior que a da Holanda sobre o Brasil.

Mas como se trata de futebol e de Copa do Mundo eu vou torcer para que o Uruguai chegue a final.

A minha torcida é para Uruguai e Alemanha na final, mas qualquer que seja a seleção que chegue a final são merecedoras.

Quanto ao Brasil não era merecedor.

Um time feito com uma mistura de jogadores superados em seus clubes, fora de forma física, muitos eram reservas, outros eram titulares apenas porque voltaram para o Brasil, no caso do Bobinho.

Murdock disse...

Pô, deu alguma coisa errada porque o vídeo aqui mostra um lance do Uruguai contra a África do Sul. Mas eu vi o lance contra Gana e realmente havia impedimento. Independente disso, acho que o Uruguai merecia mais estar nessa semifinal do que Gana.

André Monnerat disse...

Murdock, tava errado mesmo!
Já substituí o vídeo no post, valeu.