A saída de Muricy não acaba com as chances do Fluminense

Os tricolores à minha volta estão simplesmente revoltados. Falam em intenção deliberada de Ricardo Teixeira  de prejudicar o Fluminense, falam em torcer contra a Seleção, há os que planejam ir aos jogos da Copa com a camisa do adversário - fora planos ainda iniciais de atentados terroristas contra a CBF. Agem como se as chances de título tricolor este ano tivessem desaparecido.

O curioso é que o meu amigo tricolor mais revoltado com a história, ao ser perguntado do que tinha achado de seu time ontem, respondeu de bate-pronto: "péssimo, mal escalado, mal armado com um esquema de três zagueiros que não funciona, Conca sobrecarregado". Vai entender. Parece que o fato dele ter sido tricampeão com o São Paulo, mesmo com o time jogando de forma muito limitada em boa parte do tempo, lhe deu uma certa aura mística de que os resultados sempre virão.

Ainda não há a confirmação oficial de que Muricy realmente deixará imediatamente o Fluminense - enquanto escrevo, Muricy está reunido com a diretoria do clube nas Laranjeiras. Acho que seria mais do que razoável que a CBF permitisse, se Muricy quisesse, que ele permaneça no clube até o fim do ano. Realmente, se isso não acontecer, tirar o técnico de sopetão desta forma é prejudicial ao Fluminense e acredito que poderia ser feito de outra forma. Ainda houve o requinte de crueldade, que aumenta a ira dos tricolores, de tirar o treinador das Laranjeiras no primeiro dia em que o time acorda líder do Campeonato Brasileiro desde 2006.

Mas não acho que Muricy seja algum super-herói infalível e incomparável e que a sua presença por lá seja imprescindível para o Fluminense fazer uma boa campanha no Brasileiro. Claro que é um bom técnico, dcom resultados indiscutíveis; mas, antes de tanto choro, os tricolores deveriam esperar pra ver se ele realmente deixará o time agora e, se for o caso, quem será o novo treinador de seu time - e haverá muito dinheiro disponível para convencer o escolhido a assumir o cargo.

É claro que, seja quem for que chegue, não terá o conhecimento dos jogadores que Muricy já tinha, inclusive pelo período de treinamento que o time teve durante a Copa; terá que iniciar seu trabalho e implantar sua filosofia com a competição em andamento. Nisso, o Fluminense sairá perdendo de qualquer forma. Mas se o escolhido for um bom treinador (puro palpite: tentarão Luxemburgo e, ao receberem a negativa, trarão Abel Braga), as chances de título continuarão mais do que razoáveis. Simplesmente porque o elenco do Fluminense é muito bom.

E a boa campanha poderá até vir com um futebol mais agradável de se ver. Mas é claro que os tricolores, carentes de títulos, não estão pensando nem um pouco neste aspecto agora.

6 comentários:

Klayton Castro disse...

Monnerat, na boa, pra que falar tanto das bonecas de laranjópolis? Não era um blog sobre o FLAMENGO?

André Monnerat disse...

Klayton, de vez em quando alguém faz essa pergunta aqui quando escrevo sobre outro time qualquer.

A proposta do blog é esta: eu falo mais do Flamengo, o assunto principal é Flamengo, mas o Flamengo não existe sozinho no mundo. Acompanho o que acontece nos demais clubes e gosto de escrever sobre eles. Quando o Flamengo jogar contra o Fluminense, eu sei o que esperar do adversário; quando lançar um sócio-torcedor, eu sei com o que posso comparar, pois conheço os projetos dos outros - e por aí vai.

Desde que o blog começou, eu escrevo sobre outros clubes - e não só de assuntos dentro de campo, inclusive. É só clicar na tag "concorrência", tem uma infinidade de posts assim.

Luiz Loureiro disse...

Calma pessoal,

Vamos falar do FLAMENGO, e tambem dos outros times, pois sem eles o FLAMENGO nao consegue ser HEPTA...

Alan disse...

Concordo contigo, Monnerat. Aliás, na minha opinião, a saída dele aumentaria em MUITO as chances da tricoletada se dar bem no campeonato. Estou torcendo muito pro Horcades bater o pé e manter o Muricy em Laranjópolis. Assim, de uma só vez, salvamos temporariamente a seleção, e aí sim, acabam-se de vez as chances da tricoletada ganhar alguma coisa esse ano.

Movimento FICA MURICY!!!

SRN

Bosco Ferriera disse...

Compreendo a queixa do KLAYTON, mas concordo e até gosto dessa análise sincera e cristalina do Monnerat sobre os outros clubes.

Concordo com a sua análise. O Flôr é tem um time com chances de ser campeão memso sem o Muricí.

Anônimo disse...

Estranho mesmo é essa revoltar com a CBF... justo a CBF, que promoveu o time da Terceira para a Primeira divisão diretamente.

/Marco