Fluminense ganhou, mas jogou mal - com dedo de Muricy

Depois do frustrante empate em casa com o Grêmio Prudente, nada melhor para animar os tricolores do que bater o Santos na Vila Belmiro. Mas, tirando o resultado em si e a raça do time (que, ao contrário da última partida, esteve ligado durante todo o jogo), a atuação do Fluminense ontem não foi das melhores. Mas claro, há quem já veja nesta vitória no sufoco um tanto do estilo de Muricy.

O treinador mudou o esquema, tirando Marquinhos do meio-campo para escalar três zagueiros. Não sei se vai continuar usando este esquema, mas para este jogo específico tinha um sentido: fazer com que a defesa tivesse sempre alguém na sobra contra um time que se movimenta muito no ataque e joga muito com ultrapassagens. Faz sentido, mas ter um a menos no meio-campo contribuiu para que o Santos tivesse o domínio da posse de bola em quase todo o jogo - e nem sempre a defesa com o zagueiro extra foi suficiente para que o adversário não criasse lances de perigo.

Pelo contrário: no primeiro tempo, o caminho pelo lado esquerdo da defesa tricolor esteve até fácil para o Santos, e no segundo - em que o Fluminense até começou atacando um pouco mais - as chances de gol foram muitas, principalmente depois do gol tricolor. Gol que saiu num contra-ataque, como teria que ser, com um lançamento bonito de Mariano (que vem jogando bem com regularidade, um dos destaques do time) e boa conclusão de Alan (que tinha começado no banco, barrado por Rodriguinho - não entendi o porquê).

O único momento em que o Fluminense pareceu ter o controle do jogo foi um período curto do primeiro tempo, em que conseguiram marcar a saída de bola do adversário e fazê-lo ter problemas pra sair da defesa. Fora aquele período, o Santos dominou e jogou bem, com destaque para Robinho e Ganso. Mas, desta vez, não conseguiram empurrar a bola pra dentro do gol. No Fluminense, tanto Conca (embora tenha feito uma jogada muito bonita no início do segundo tempo) quanto Fred apareceram pouco, prejudicados pela postura defensiva demais do time.

Fica a curiosidade pra ver se o Muricy manterá este novo esquema no Maracanã contra o Cruzeiro dirigido  por Cuca, que conhece muito bem o time do Fluminense.

Nenhum comentário: