Abertura da janela: a regra não deveria mudar no meio do caminho

Em princípio, adiantar a data em que os jogadores que vêm de fora do Brasil poderão jogar parece uma boa decisão. Do jeito que a coisa funciona, os times podem vender jogadores a qualquer momento (e muitas vezes, mesmo quando eles só começarão a jogar fora mais pra frente, já param de jogar na hora em que o negócio é fechado), mas só podem contratar mais pra frente. É algo que prejudica o mercado e o nível do campeonato. Só que tomar esta decisão agora, de repente, não é correto.


Todo mundo sabia as regras do jogo, e jogavam de acordo com elas. Sinceramente, não sei que reforços o Flamengo pretende trazer ainda, se é que alguém vai chegar; mas é razoável considerar que a diretoria estivesse analizando com toda calma do mundo cada negócio por saber que não faria tanta diferença assim pro time assinar um contrato agora ou daqui a semanas. Ou que possa ter contratado Val Baiano com menos preocupação com sua forma física no momento em que assinou o contrato por saber que ele ou qualquer outro reforço que estivesse em melhores condições só poderiam estrear dali há muito tempo, igualando as coisas; ou que pudessem talvez ter dado preferência a outro jogador em vez de Renato Abreu, se soubesse que este outro poderia jogar algumas rodadas antes. Mas isso agora mudou.

Tudo isso são suposições, e o Flamengo nem é o maior prejudicado com a atitude. É óbvio que o São Paulo, que vai sofrer o impacto disso não em algumas rodadas de um campeonato de pontos corridos, mas numa semifinal de Libertadores, não está satisfeito. E tem toda a razão do mundo pra chiar.

Independente de quem está se dando melhor ou pior, ou do tamanho do prejuízo ou lucro de cada um e deixando de lado o chororô de qualquer torcedor, a análise é simples: mudar as regras no meio do caminho normalmente vai dar confusão. É óbvio que essa situação toda das janelas de transferências precisa ser melhor estudada (como tantas coisas no calendário do futebol brasileiro). Mas que se deixasse pra valer qualquer decisão a partir do ano que vem.


* * * * * * * * * * * * *

O Flamengo ainda pega nas próximas rodadas dois dos times que verão seus times mudarem mais com os reforços vindos do exterior. No caso do Inter, não dá pra saber bem que escalação Celso Roth vai usar, já que há uma Libertadores no meio do caminho; mas o Vasco tem aí mais de meio time pra ser colocado em campo. Não sabemos como anda a forma de todo este povo, pode ser que sofram com falta de ritmo ou nem tenha condições de jogo; mas PC Gusmão colocou em campo contra o Atlético-PR um time cheio de garotos que eu mal havia ouvido falar até hoje. A diferença pode ser grande.

2 comentários:

Bosco Ferreira disse...

Essa história de virada de mesa vai desmotivar mais ainda o torcedor que gosta de respeitar as regras do jogo.

Acho que os bambis poderiam ir a justiça.

Pode esperar que vem muito mais coisa contra os bambis.

Os outros clubes dirão: Não é comigo tô me lixando, mais ou menos como os Bambis fizeram em relação ao nosso título dividido com o Ixport.

A CBF/FIFA Fara tanto mau ainda ao seu desafeto SPFW, que outros clubes terão medo até de serem vistos conversando com um dirigente bambino.

oPerna disse...

com essa de mudar regra no meio que 87 deu no que deu.

e ta mudado esse negócio né, antigamente o pessoal lutava contra a janela, agora querem que antecipe.

SRN