O time para o Palmeiras x Flamengo de hoje

Rogério, mesmo sem poder contar com David, vai insistir no esquema de três zagueiros que usou contra o Grêmio. Percebo que as opções do técnico são muito poucas, mas não acho que é a boa.

Como já escrevi aqui, não gosto do 3-5-2 enquanto Petkovic estiver em campo. O veterano não tem mais gás e o meio-campo acaba sentindo falta de um homem. O normal, quando o Flamengo joga nesta formação com Pet, é entregar a posse de bola ao adversário.

Desta vez, porém, Vinícius Pacheco não joga e é Michael quem entra em seu lugar. Pacheco, apesar de ser meia de origem, participa muito pouco da marcação e funciona mais como atacante mesmo. Michael realmente pode compor mais o meio-campo, fazendo o time cair num 3-6-1 em que não seria sentida esta falta de gente no meio.

Porém, como o próprio Rogério já andou dizendo, o que pode faltar é gente na frente, já que Love será o único atacante mesmo do time. O técnico quer que esta falta seja suprida pelo revezamento entre Pet e Michael na frente. Mas creio que, pra esta movimentação funcionar bem e realmente compensar a falta de um atacante, seria preciso bem mais tempo de treinamento do que foi disponível e um condicionamento físico melhor de Petkovic. Não estou botando fé.

Pra isso ter mais chances de dar certo, seria preciso ter na frente um atacante capaz de segurar a bola e esperar a chegada de trás dos outros homens (lembram da tal "importância tática" que manteve Souza dando caneladas como titular por tanto tempo?). Não é o caso de Love, que mesmo quando consegue dominar a bola de costas pra marcação, imediatamente tenta o giro para partir de frente pro gol adversário.

O Flamengo deve depender muito mesmo dos minutos de genialidade que Petkovic conseguir ter e, para variar, de seus dois laterais. É a inspiração destes três que pode resolver a parada.


* * * * * * * * * * *

Dos cinco jogos que disputou no Brasileiro, o Palmeiras só fez gols em dois: a vitória por 1x0 sobre o Vitória, na estreia, e o 4x2 sobre o Grêmio no Parque Antarctica, primeiro jogo do técnico interino Jorge Parraga. Por outro lado, sofreu apenas três gols. Esse ritmo de poucos gols, na frente e atrás, não deve mudar muito enquanto durar a escalação atual. É um 4-5-1, com três volantes no meio e apenas um atacante - Ewerthon - na frente. Os laterais não animam e Cleiton Xavier e Lincoln são os meias responsáveis por toda a criação do time. É neles que a marcação tem que prestar mais atenção.

A verdade é que, se Petkovic não estiver muito inspirado (nem que seja por 10 ou 15 minutos...), esse jogo de logo mais tem tudo pra ser bastante chato.

Nenhum comentário: