Brasileiro 2010 - 6a. rodada - Palmeiras 0 x 1 Flamengo

Não dá pra dizer que jogou bem. Mas o Flamengo venceu, que é o mais importante nesta fase pré-montagem do novo time. E de repente, surpresa!, o time já aparece no G4 e só precisa vencer o último jogo em casa para praticamente garantir seu lugar por lá antes da parada pra Copa. Esse negócio do Zico voltar faz milagre mesmo, né não?

Eu dizia, em minha análise pré-jogo (e, pra variar, Rogério mudou o time depois dela publicada...), que o Flamengo dependeria bastante das atuações individuais de Léo Moura, Juan e Pet para funcionar bem. Pois, no primeiro tempo, os três foram mal - talvez principalmente Petkovic. E assim esta etapa foi como se poderia prever, pelas escalações: bastante posse de bola para o Palmeiras (chegou a aparecer o número, durante a transmissão, de 65%) em um jogo muito ruim. Os paulistas ainda criaram duas ou três chances bem claras de gol, mas o nível do futebol foi abaixo da crítica. Não vi as estatísticas de passes errados ou de passes bisonhamente errados (poderiam fazer também este tipo de levantamento num jogo aquele), mas os números devem ter sido muito altos.

Mas no segundo tempo, mesmo sem qualquer substituição, o Flamengo até melhorou. Muito porque Léo Moura e Juan entraram mais no jogo - não tanto como laterais, fazendo jogadas de linha de fundo ou coisa do gênero, mas participando mais do meio-campo mesmo, fazendo o time realmente jogar no 3-5-2. Pet melhorou um pouco, o time conseguiu avançar a marcação e assim, se o nível da partida não subiu muita coisa, ao menos o domínio da bola e as poucas chances de gol passaram a ser rubro-negras.

Mas a vitória acabou saindo no final, num momento em que o Flamengo, já sem Pet - que sofreu uma entrada bastante feia e saiu machucado -, não mantinha o mesmo domínio. Após uma bola parada no ataque para o Palmeiras, o time conseguiu acertar os passes para encaixar o contra-ataque que não surgiu em nenhum momento do primeiro tempo e Vagner Love, que estava apagadaço em toda a partida, concluiu o lance com uma bela jogada individual. Foi basicamente o momento de futebol de verdade em toda a partida.

O Palmeiras voltou a se mostrar um time feio, com problemas para passar a bola - apesar de ter dois meias criativos que costumam ser elogiados - e inofensivo no ataque. Dizem que Kléber, depois de toda a novela, está chegando, o que pode ajudá-los muito. Já o Flamengo deve viver a cada dia. Depois da Copa, o time pode ser muito diferente. Mas no momento, é preciso se virar com o que tem, do jeito que dá, e somar pontos. Como ontem.




2/6/2010 - 21h50 - Palmeiras 0 x 1 Flamengo
Pacaembu - São Paulo, SP
Renda: R$ 226.453,00.
Público pagante: 8.457.

Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (RS)
Auxiliares: Paulo Ricardo Silva Conceição (RS) e Marcelo Bertanha Barison (RS)
Cartões Amarelos: Pierre

Gols: Vagner Love (43'/2ºT)

Palmeiras: Marcos, Vitor, Danilo, Maurício Ramos e Eduardo; Pierre, Edinho, Márcio Araújo, Cleiton Xavier (Vinicius - 12'/2ºT) e Lincoln (Patrick - 27'/2ºT); Ewerthon. Técnico: Jorge Parraga.

Flamengo: Bruno, Welinton (Fabrício - 41'/2ºT), Álvaro, Ronaldo Angelim; Léo Moura, Maldonado, Fernando, Petkovic (Michael - 25'/2ºT), Juan e Vinicius Pacheco (19'/2ºT); Vagner Love. Técnico: Rogério Lourenço.

Um comentário:

Paulo Sales disse...

Caro André,
É fato que o que importa neste momento é ganhar uns pontos e ficar lá em cima, mas não consigo entender como a diretoria do Flamengo cogita a permanência de Rogério à frente da equipe. Ele me parece perdido, incapaz de dar padrão ao time ou escalá-lo direito, e com imensa dificuldade de perceber as características dos jogadores e de fazer modificações que realmente modifiquem o time durante o jogo. É fato que precisamos de jogadores, mas o caminho para levar o Flamengo ao Hepta passa por um técnico mais preparado. E que venha Montillo
abraços