Chegando a hora da estreia brasileira

Dunga fechou treinos, atraiu ira por dificultar a vida de muito inventor de notícia e agora, finalmente, todos vão ter realmente o que falar da Seleção. Não se sabe se a Coreia do Norte será muito melhor que Tanzânia ou Zimbabwe, mas agora o jogo valerá os famosos três pontos. É pra valer.


Vamos aos palpites do dia:

Nova Zelândia 0 x 3 Eslováquia
Até a Austrália decidir passar para o grupo asiático das Eliminatórias, para passar a enfrentar adversários de nível mais parecido com o seu, a Nova Zelândia não tinha a menor chance de conseguir se classificar para uma Copa - a última foi em 1982. E vocês viram no domingo que para o time não ter a menor condição de medir forças com a Austrália, é que a coisa tá ruim mesmo.

Não dá muito pra saber o que esperar da Eslováquia, que classificou-se em um grupo que até tinha seleções com alguma tradição (Irlanda do Norte, República Tcheca, Polônia), mas n o qual o segundo colocado acabou sendo a Eslovênia. Mas bem melhor do que a Nova Zelândia este time tem que ser.





Costa do Marfim 0 x 2 Portugal
Eu sei que a Costa do Marfim tem um monte de jogadores de nome na Europa. Sei também que a seleção portuguesa desandou depois que Felipão saiu e passou perrengue para se classificar na repescagem para a Copa do Mundo. Mas a verdade é que, retrospecto por retrospecto, o da Costa do Marfim também não é animador. Se classificou num grupo fácil nas eliminatórias africanas, mas foi mal na Copa das Nações Africanas deste ano - chegou a empatar com Burkina Faso na primeira fase, antes de ser eliminada pela Argélia. Trocou de técnico e o escolhido foi Sven-Goran Eriksson, o sueco que não conseguiu fazer da Inglaterra uma seleção vencedora e ainda havia acabado de fracassar no México (quando foi demitido, o time corria sério risco de não se classificar para a Copa nas Eliminatórias da Concacaf).

O que se diz é que os astros marfinenses não conseguem realmente se empolgar em jogar na Seleção. E nome por nome, fato é que Cristiano Ronaldo chega à Copa depois de uma temporada melhor do que a de todos os outros. Não me empolgo com o estilo do português, mas pela quantidade de gols que fez no Real Madri, acho que ele pode fazer a diferença.




Brasil 2 x 0 Coreia do Norte
Pois é: meu palpite é bem conservador. Não vou me extender muito nas previsões sobre a Seleção; sobre ela, todos têm sua opinião e eu já deixei as minhas por aqui em algumas oportunidades. Mas estou curioso para ver o desempenho de Kaká, Luis Fabiano - e do Rooney Asiático.

A verdade é que se sabe pouquíssimo da Coreia do Norte. Os caras falam pouco, deixam pouca coisa aparecer sobre eles - e quando sai algo, é sempre uma bizarrice completa. Sabe lá o que vamos ver amanhã.



* * * * * * * * * * * *

Vi apenas o primeiro tempo de Holanda x Dinamarca - e os dinamarqueses foram melhores. Foi o time que vi marcar mais forte nesta Copa e criou ao menos três boas chances de abrir o placar, todas melhores do que as que seu adversário, mesmo com bem mais posse de bola, conseguiu criar. Não vi nada do segundo tempo, mas tá na cara que gol contra logo no início acabou com os planos da Dinamarca.



O Japão, vejam vocês, foi mesmo mais organizado do que Camarões - como eu achava que poderia ser - e saiu com uma vitória que poucos esperavam. Foi engraçado ver logo os japoneses baseando todos os seus ataques em cruzamentos altos para a área.


E a Itália foi até melhor do que eu esperava. Embora sem criar muito e só tendo conseguido seu gol devido a uma falha bizarra do goleiro paraguaio (mais um fode-bolão), se impôs o tempo todo, o que já foi mais do que eu esperava. Já o Paraguai me decepcionou, jogando bem mais recuado do que eu imaginaria. Parece que, na hora H, abaixaram a cabeça para a camisa adversária.

Um comentário:

Folha disse...

Vendo o jogo achei que o Paraguai jamais faria gol, e se não fosse a tal da bola parada, eles realmente não fariam.

Melhor pra mim que fizeram :)

A Itália apareceu com uma escalação mais interessante do que se esperava, e ainda pode melhorar (o que é ruim já que apostei nela como fiasco da Copa).