Ele voltou. Sinistro, muito sinistro!

Apenas para reiterar: estou BOLADO.

Zico!

BOLADO.

Sintam-se felizardos, privilegiados: nós somos testemunhas oculares da História. #Zicovoltou !


Foi algo inesperado, que veio de sopetão, pegou todo mundo desprevinido. Como assim? Até outro dia falavam em Eduardo Maluf ou Newton Sei-Lá-Quem! Sonhava-se com Leonardo, e parecia quase impossível! Sabia-se que o próprio Zico havia recusado, duvidava-se de que fossem mesmo contratar alguém - "vai acabar ficando como está". E aí... Zico!

Justificou-se toda a demora para finalmente ocuparem a direção do futebol rubro-negro. Deveriam logo ter colocado alguém, nem que fosse interino - o próprio Hélio Ferraz, por exemplo? Sim, deveriam. Mas isso é uma questão menor agora. Veio o Zico.

E não me venham falar em "será que vão deixar ele trabalhar?" ou "também prometeram carta branca ao Júnior...". Zico é Zico. Ele não precisa de carta branca, ele É a carta branca. Patrícia Amorim é política e ainda deve pretender disputar eleições, não só dentro do Flamengo. Não seria de bom tom para ela ficar conhecida como a pessoa que atravancou o trabalho de Zico - ela deve ser mais esperta do que isso, e o papo que teve com Zico deve ter sido muito convincente para ele decidir, finalmente, aceitar o trabalho. Portanto, se alguém pode partir pra fazer todas as mudanças que o Flamengo precisa, é ele - independente de existir alguém que pudesse ser mais qualificado, é ele quem tem a moral pra poder enfrentar um trabalho como este.

(Aliás, Patrícia Amorim tirou um verdadeiro coelho da cartola. Quem aí ainda está a fim de fazer manifestos contra a presidente?)

E agora, o que vem por aí? Amanhã, começaremos a saber. Mas a ansiedade agora é grande, e o passado de Zico pode dar dicas. 


* * * * * * * * * *

Em 1988, problemas com o calendário iriam fazer com que os jogadores não tivessem os 30 dias de férias a que teriam direito. Em meio à controvérsia sobre a questão, o Flamengo iniciou uma reação impressionante no Campeonato Brasileiro, enfileirou vitórias e conseguiu a classificação para a segunda fase na última partida, contra o Atlético-MG. Mesmo com a torcida empolgada e o time em grande fase, Zico era a favor de um movimento dos jogadores que parasse o campeonato, em nome de seus direitos.

Em 1990, Zico assumiu o cargo de Secretário Nacional de Esportes. Sua Lei Zico, que depois teve mudanças e tornou-se a Lei Pelé, acabou com o passe e liberou os jogadores para assinarem contratos de trabalho com quem quisessem.

Zico foi jogador, e daqueles preocupados com os direitos da classe. Devemos esperar que os pagamentos rigorosamente em dia ao elenco sejam prioridade absoluta, assim como o investimento nas melhores condições de trabalho possíveis. E ele, aliás, trabalhou com o que há de melhor, e sabe o que faz ou não diferença.


* * * * * * * * * *
Após a Copa de 1998, Zico não poupou críticas a Ricardo Teixeira. Dizia na época, e continuou dizendo ao longo dos anos, que jamais voltaria a trabalhar na CBF enquanto a administração continuasse na mão das mesmas pessoas.

Fundou o CFZ. Tinha o plano de chegar à primeira divisão do futebol do Rio, mas nunca cumpriu seu objetivo. Pode-se encontrar problemas no projeto e em sua administração, mas uma das razões para seu clube ter passado muitos anos sem conseguir subir foi a perseguição movida por Eduardo Viana, o Caixa d´Água, então presidente da FERJ. Zico nunca se preocupou em "fazer as pazes" com o desafeto, e seu time sofria com as arbitragens e viradas de mesa por conta disso.

Podem esperar de Zico uma política totalmente independente dos interesses dos dirigentes de sempre, e que ele bata de frente em situações em que outros seriam mais, digamos, políticos.


* * * * * * * * * *

Foram várias as declarações de Zico elogiando Adriano, dizendo que sempre gostaria de contar com ele em seu time e coisas do gênero.

Porém, Zico também sempre defendeu que o privilégio do astro da companhia é o salário maior. E sua postura ao longo da carreira como jogador foi um exemplo prático disso: sempre foi conhecido como o primeiro a chegar, o último a sair - aquele que ficava treinando faltas sozinho, derrubando a camiseta pendurada no ângulo, até o sol sumir.

Se Zico vai cuidar para que os jogadores tenham tudo o que tem direito para trabalhar bem, também é de se esperar não muita tolerância com, bem, vocês sabem com quê.


* * * * * * * * * *

No mais, todos sabem que Zico é Deus. Mas será que faz milagres?

Às vezes esquecemos que o Flamengo não nada em dinheiro. A dívida tá lá. Os salários têm que estar em dia e os impostos idem, ao mesmo tempo em que é preciso construir um CT e contratar jogadores de nível internacional para disputar todos os títulos disponíveis. Qual a fórmula?

Tá nas mãos Dele. E não imagino outras melhores.

Ele sabe o tamanho de sua responsabilidade, e topou correr o risco. É o cara. E quando o cara é o cara... É o cara.

Tem que dar certo.

12 comentários:

Sylvio Micelli disse...

Zico está de volta. Ganha o futebol! - http://tinyurl.com/24m247f

Dani Souto disse...

Meu querido,

Zico voltou!Estou boladissima tb!

EU não esperavaa!!!!

Fernando Almenara disse...

O nosso REI voltou!!!!

Agora vou dormir tranquilo sabendo o Mengão está em boas mãos!!!

Murdock disse...

Digo o mesmo: BOLADO

Mayson disse...

ARREPIADO!! Desde ontem, ARREPIADO!! Zicão Voltou! Deus desceu à Terra!!!

RMMachado disse...

André, parabéns pela forma como colocou sua opinião.
Conseguiu passar emoção e esperança!
Parabéns pela forma como escreve.
Um grande abraço e SRN!
p.s: tenho muita esperança de que as coisas funcionarão. Estou no aguardo de 3a para ver o que foi acordado, mas conhecendo o Zico e seu passado, não tenho dúvidas de que deixarão com Ele o comando das principais áreas do Clube.

Bosco Ferreira disse...

Até que em fim o dia D chegou!

Comemoremos. Novos tempos chegaram!

oPerna disse...

sei lá, to pasmo até agora

Joviano Caiado disse...

"Zico, o Big Boss do futebol rubro-negro" veja em Políticas/Atualidades: http://www.ocomentarista.com.br

A nação e os sócios do Flamengo te saúdam...
Seja bem-vindo!

Folha disse...

Muito medo, mas muito medo mesmo da torcida!!!!

lussiannosousa disse...

Putz, tá foda dz alguma coisa ainda rsrs...Eu não sei de nada, mas por enquanto tá massa uhahuauhauah

=Beto= disse...

folha é gay