E hoje tem Fla-Flu

Por que o Flamengo joga domingo contra o Grêmio Prudente e numa quarta, às 19h30, contra o Fluminense? Eis a pergunta que nenhum jornalista esportivo fez ao responsável pela tabela do Campeonato Brasileiro. Era questão de bater à porta da CBF, procurar o tal Departamento Técnico e tentar descobrir o que justifica algo assim.

De modo geral, esse tipo de coisa sempre acaba tendo uma explicação nos interesses da TV, que banca boa parte da conta do futebol brasileiro. Porém, desta vez não estou conseguindo detectar o que a TV ganhou com isso. Afinal, o Fla-Flu será transmitido apenas em pay-per-view, assim como o tal Flamengo x Grêmio Prudente da última rodada - e como acontece com basicamente todos os clássicos de Campeonato Brasileiro nos últimos anos, que costumam acontecer aos domingos, 18h30. Deve haver alguma razão para que tenham decidido programar um clássico como este (e como São Paulo x Palmeiras) para hoje e não para um fim de semana. Seria bom que alguém explicasse.


* * * * * * * * * * * *

O Flamengo vai pro jogo hoje sem poder utilizar Willians, Kléberson, Fierro, Petkovic, Michael e Adriano. Há ainda a opção de esperar para que Maldonado e Álvaro voltem à melhor forma física e até Bruno Mezenga acabou de deixar o clube. Difícil criticar qualquer escalação que um técnico possa fazer nestas condições, certo?

Ainda assim, é de se estranhar que, depois da atuação da última partida, Camacho deva voltar para o banco mesmo com o outro meia ofensivo que entrou no domingo, Michael, estando machucado. É de se lamentar também que o fraco Fernando esteja confirmado entre os titulares, aparentemente sendo visto pelo treinador como um "meia de criação". Mas fico curioso com a possibilidade de Ramon começar jogando, depois de tanto tempo no clube sem ter a chance de mostrar do que pode ser capaz.

Há ainda a dúvida sobre uma possível alteração no esquema. Até faria sentido, com todos os desfalques, atuar com três zagueiros - mas não mantendo três volantes no meio-campo, como acontecerá com Fernando ganhando vaga.


* * * * * * * * * * * *

Com tantos problemas no Flamengo, é claro que o Fluminense parece mais forte para este jogo de hoje, especialmente com a perspectiva de Fred jogar. Mas, mesmo que ele não entre, embora tenha se falado na entrada de Alan, acredito que Muricy colocaria André Lima em campo e não mudaria muito a forma de seu time jogar.

Para enfrentar o Fluminense, é importante, como mostrou o Corinthians no domingo, marcar Conca de perto, evitando que a bola chegue até ele. Se isso acontecer, o meio-campo passa a depender de Marquinho para criar ou da vinda de trás de Diguinho - duas opções bem mais tranquilas de se enfrentar.

Ao menos contra os paulistas, foi um time que insistiu muito em jogadas pelo meio. E uma boa forma de evitá-las é marcar Fred de perto mesmo quando sair da área - ele se apresenta muito na entrada da área, de costas para a marcação, para fazer o pivô em tabelas com quem vem de trás; com alguém colado às suas costas, fica mais difícil que acerte o domínio e o passe.

Muricy não é bobo e sabe que um caminho para atacar o Flamengo é aproveitar as laterais. Por isso, pode ser que desta vez os laterais Mariano e Carlinhos sejam mais acionados e tenham mais companhia de outros homens de frente do que aconteceu no Pacaembu. É bom lembrar que Mariano foi uma arma ofensiva importante do tricolor em jogos recentes, mas também já levou passeio do próprio Juan em Fla-Flus passados. Rogério pode encontrar um caminho para a vitória por aí, desde que arme um bom esquema de cobertura lá atrás. Mas, por favor, sem usar Angelim de lateral novamente.

Um comentário:

Lessa disse...

Acho que "já era" qualquer bom resultado no Brasileirão desse ano. Vão remontar o time durante a competição, até pegar entrosamento já passou metade do campeonato. Fora q não é nada garantido q vá jogar bem...