Última rodada da primeira fase da Taça Rio é decisiva. Pra quem?

Amanhã, Olaria x Madureira. No domingo, outros 7 jogos. E assim chegará ao fim a primeira fase da Taça Rio - e, com ela, a participação da maioria dos clubes no Campeonato Carioca. E embora pro Flamengo a coisa toda tenha jeitão de amistoso já há vários jogos, esta última rodada é bastante decisiva para alguns destes outros times.

Não dá pra dizer que o Fluminense encare o jogo contra o Macaé como decisão. Mesmo que perca, há uma vantagem de saldo grande sobre o Bangu que os deixa razoavelmente tranquilos com sua vaga. O Vasco já tem mais com que se preocupar contra o Duque de Caxias - já que, se empatar e o América vencer, encerra por aí sua campanha no campeonato. Porém, há outras equipes cujos resultados mudarão ainda mais o restante de sua temporada.

É o caso de Olaria e de América e Bangu, os dois que ainda lutam pra serem intrusos nas semifinais. Isso porque aquele que terminar na frente entre estes três estará classificado para a Série D do Brasileirão 2010 - e, assim, garantirá compromisso para o resto do ano, embora para alguns isso nem seja desejável, já que é uma competição potencialmente bastante deficitária.

Mas Alex Escobar, por exemplo, é torcedor do América e aponta a Série D como o verdadeiro caminho para a redenção de seu clube. Trata-se do início do trabalho para, um dia, conseguir chegar à serie B - um torneio que não só garante atividade pro time o ano todo, como ainda dá exposição ao menos na TV a cabo, o que coloca realmente o clube em outro patamar. Não dá pra saber o quanto que isso pode ser o sonho de um Bangu ou de um Olaria, mas o clube dirigido por Romário tem este tipo de aspiração. O Bangu, no momento, está na frente, com 22 pontos, mas pega o Botafogo; o Olaria e o América têm 21 e jogam respectivamente contra Madureira e Volta Redonda, já sem interesse na competição.

Dois clubes do Rio irão jogar a série D: o Madureira, vice-campeão da Copa Rio 2009 (pois é, teve isso - o campeão, Tigres, ganhou vaga na Copa do Brasil, e o Madureira se garantiu na série D), e o melhor colocado entre os que não estiverem já classificados para as divisões superiores do Brasileiro. No caso, além dos grandes, também estão incluídos nisso o Duque de Caxias (série B) e o Macaé, que foi vice na D do ano passado e por isso já está na Série C, lutando para seguir os passos do clube de Eurico Miranda. É pena que tanto Macaé quanto Duque de Caxias não tenham torcida nenhuma - o Duque de Caxias chegou a jogar para CINCO PAGANTES na série B do ano passado, contra a Ponte Preta - e, por isso, não dê pra vislumbrar um futuro interessante para estas equipes.

Não é o caso do América. Por isso, ficarei na torcida para que os diabos garantam sua vaguinha. É um motivo mais nobre para torcer pra eles do que simplesmente secar o Vasco. Ou não?

* * * * * * * * * * * *

A série D começa em julho, com 40 times, divididos de acordo com sua região em 10 grupos de 4. Os melhores se classificam para o mata-mata, que vai até novembro. Participam os quatro rebaixados da série C 2009 (Sampaio Correa, Mixto, Confiança e Marcílio Dias) e mais 16 indicados pelas federações, normalmente através dos estaduais.

A série C, com o Macaé, terá 20 clubes, divididos em 4 grupos de 5. Os dois melhores de cada um se classificam para o mata-mata, em busca do acesso à serie B de 2011.

* * * * * * * * * * * *

Há ainda, na última rodada da Taça Rio, a luta contra o rebaixamento. Caem os dois times com a menor soma de pontos nos dois turnos do campeonato. O Tigres, com 9 pontos no total dos dois turnos, precisa vencer o Boavista e torcer por qualquer resultado que não seja um empate entre Americano x Resende, em Campos - confronto direto, para o qual especularam que Rosinha Garotinho, prefeita de Campos, compraria ingressos para distribuir à população ir ao Godofredo Cruz e apoiar o time (o Americano, na verdade, é a segunda torcida da cidade, apenas - mas é um representante local). Se o Americano (11 pontos) vencer em casa, garante sua vaga na elite em 2011; o Resende (12 pontos) salva a pele com vitória ou empate.                          

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, essa postagem foi muito boa. Eu também gostaria muito que o futebol carioca crescece, gostaria de ver um America um Bangu na serie A do brasileirão, mais sod e ver eles na serie B fico bem feliz estou na torcida pelo futebol carioca.

@feliperikin - contato

Insurance USA disse...

Tomara que o América surpreenda mesmo. Seria ótimo.

Agora, precisam urgentemente de um bom centroavante. Como perdem gols, meu Deus... Nem Bebeto deu jeito.

Bosco Ferreira disse...

Com excessão desses timecos de prefeitos, sem torcidas, todos os clubes faturarão muito mais nesses certames nacionais de diversas séries do que em estaduais arcáicos já enterrados pelos torcedores.