As chances do Flamengo

Com esta última derrota, acabaram-se as chances do Flamengo se classificar em primeiro do grupo. Uma vitória sobre o Caracas, no entanto, garante o time no segundo lugar, que pode dar a vaga na próxima fase. E as chances são mais que razoáveis.

Só ficam de fora os dois piores segundos colocados nesta primeira fase. O Flamengo, vencendo, fica com 10 pontos ganhos; hoje, tem saldo de 1 gol e 8 gols marcados (os dois primeiros critérios de desempate).

Vamos lá:

Grupo 1
O Racing deve terminar em segundo. Tem 7 pontos e, se vencer o Cerro Porteño em Assunção, empata com o Flamengo em pontos ganhos. No entanto, eles têm saldo -1 e 4 gols marcados. Ou seja: se o Flamengo ganhar de 1x0 no Maracanã, só é ultrapassado pelo Racing se os uruguaios ganharem por 4 gols de diferença, fora de casa. Mas atenção: o Racing jogará na quinta-feira, já sabendo do placar que precisaria para ultrapassar o Flamengo.

Grupo 2
São Paulo e Once Caldas se enfrentam no Morumbi e decidem quem fica em primeiro, quem fica em segundo. O Once Caldas já tem 11 pontos e não será ultrapassado pelo Flamengo; o São Paulo, com 10, tem saldo de 6. Ou seja: neste grupo, não dá pra torcer muito.

Grupo 3
Mesmo caso do Grupo 2: Estudiantes e Alianza Lima decidem, na Argentina, os dois primeiros lugares do grupo. O Alianza já tem 12 pontos e o Estudiantes, com 10, tem saldo 5. Outro que é melhor economizar as energias na hora de escolher a quem secar.

Grupo 4
Libertad e Universitário, os dois primeiros, têm 9 pontos; o Lanus, terceiro, joga em casa contra o Universitario e tem 7, com 0 de saldo. Se vencer, chega a 10 e deve ser o segundo do grupo (o Libertad, com 9 pontos e 6 de saldo, pega o fraco Blooming, que tem só 1 ponto). É como o Racing: pra terminar na frente do Flamengo, precisa vencer por 2 gols a mais de diferença do que o rubro-negro fizer no Maracanã em cima do Caracas.

Grupo 5
Deportivo Quito e Inter jogam no Beira-Rio. Se o Inter vencer, o Deportivo fica nos 10 pontos e já seria ultrapassado pelo Flamengo (claro, se o Flamengo ganhar); se o Deportivo ganhar, o Inter fica com 9. O resultado ruim neste jogo seria o empate - neste caso, o Flamengo precisaria abrir diferença no Caracas para ultrapassar o Inter, que ficaria em segundo, com 10 pontos e saldo 3. Correndo por fora, o Cerro do Uruguai joga em casa contra o Emelec; se vencer, chega a 10 pontos, e hoje tem saldo 0. Uma goleada pode colocá-los na frente do Flamengo e na briga por uma vaga.

Grupo 6
Nacional tem 9 pontos, Banfield 8. Ambos jogam em casa, contra times bem mais fracos. Devem vencer e terminar na frente do Flamengo. Um tropeço do Banfield os colocaria atrás do Flamengo; já para passar o Nacional, caso eles empatem, o Flamengo precisaria tirar dois gols de diferença de saldo. Improvável que o Flamengo se dê bem com este grupo.

Grupo 7
Neste grupo, a única chance do Flamengo se dar bem seria uma improvável derrota do Velez, em casa, pro Deportivo Itália. Sem este resultado, o Flamengo não tem como ultrapassar um dos dois primeiros do grupo. Haja secação.


* * * * * * * * * * * *


Resumindo, os jogos a se prestar mais atenção:




Esta quinta - Grupo 4 - Lanus x Universitario (torcer por vitória do Lanus por até 2 gols)
Quarta - Grupo 6 - Banfield x Deportivo Cuenca (torcer por empate ou vitória do Deportivo)

Quarta - Grupo 6 - Nacional x Morelia (torcer por vitória do Morelia)
Quinta - Grupo 1 - Cerro Porteño x Racing (torcer por vitória do Cerro, empate ou vitória do Racing por até 3 gols)
Quinta - Grupo 5 - Inter x Deportivo Quito (torcer por qualquer resultado, menos empate)

Quinta - Grupo 5 - Cerro x Emelec (torcer por qualquer resultado, menos vitória do Cerro por mais de 2 gols)

Pra começar, o Flamengo tem que vencer o Caracas. Se não conseguir, está fora.

Conseguindo, irá se classificar se ao menos dois destes grupos acabarem bem para o Flamengo. Bastaria, por exemplo, o Inter vencer no Beira-Rio e o Racing não conseguir ganhar fora de casa por 3 gols de diferença. Isso se o Flamengo fizer apenas 1x0 em cima dos venezuelanos.

De qualquer forma, infelizmente, não será possível já sair do Maracanã com a certeza da vaga. Teremos que esperar os jogos do dia seguinte para saber quem se classifica.

Corrigindo: é sim possível o Flamengo sair classificado na própria quarta-feira, embora seja pouco provável. Acontecerá se o Lanus vencer o jogo de hoje e, na quarta, os resultados do grupo 6 ajudarem. Porém, neste grupo, o Flamengo precisa de zebras bastante grandes. O provável é que só na quinta, com os jogos dos grupos 1 e 5, a situação se defina.

7 comentários:

Ique Muniz disse...

Sem contar que aumentam as chances de se enfrentar um Corinthians da vida, se o time paulista for a melhor campanha e o Fla o "pior dos segundos"

Diogo Orlov disse...

Belo post! Do jeito que tá, o mais dificil é o mengão fazer a parte dele! rs
mas vamos confiar na sorte, mesmo com esse vacilos ainda resta esperança, mas caso a classificação venhe, teremos que ter uma postura muito diferente na segunda fase, senão vai ser vexame!
Depois passa lá no fla6.blogspot.com
SRN

André Amaral disse...

André, o Flamengo pode sim sair na quarta-feira com a vaga gaantida.

Nessa quinta-feira se o Colo Colo vencer o Cruzeiro por até 4 gols, fica com 10 pontos e saldo +1.

E na semana que vem, na quarta-feira, o Fla vence o caracas simples de 1 x 0 e na mesma quarta-feira o Racing perde fora de casa para o Cerro...

Com isso ja teríamos dois times em segundo lugar, piores que o Flamengo.

Ou não??

André Monnerat disse...

André, corrija-me se estiver errado...

Se o Colo-Colo ganhar do Cruzeiro por menos de 4 gols de diferença, continua atrás do Cruzeiro. Não se classifica. Neste grupo, é quase impossível que Velez e Cruzeiro não sejam os dois primeiros. E é muito difícil que o Flamengo passe um dos dois.

E o jogo do Racing, ao menos na tabela do Globoesporte.com, é na quinta-feira, e não na quarta...

André Amaral disse...

Verdade André, verdade...

As horas da madrugada não me fizeram bem

Só quinta-feira mesmo..

E o Cruzeiro tem saldo muito bom mesmo, só se levar uma goleada..

Bosco Ferreira disse...

Fica muito dificil acreditar em um título de libertadores, jogando com dois zagueiros fora de forma, três volantes que nada criam e sem um meia inteiro. O Pet está jogando bem mas não se sabe se aguenta os Noventa.

Na frente temos um ataque que precisa de um meio campo que crie. Mesmo sem contar com o Adriano, o Love mais o Bruno daria conta se o meio campo criasse.

O meio campo e ataque tem que superar em números de gols a nossa defesinha safada.

Juan disse...

Esse é o tipo de situação que exige jogos simultâneos em toda a rodada. É muito estranho que a Conmebol não tenha seguido o critério que hoje, tempos depois do papelão da copas de 78, foi adotado universalmente.