"Um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar"

Foi promessa de campanha de Patrícia Amorim: com ela, os sócios do Flamengo passariam a ter mais benefícios. O primeiro implantado foi tímido: passaram a ter direito de comprar ingressos para os jogos com um dia de antecedência - mas apenas na sede do clube, e sem qualquer desconto (sempre gosto de lembrar: cliente Itaú tem direito a pagar meia, sócio do Flamengo não). Agora, mais um passo foi dado: basta apresentar sua carteirinha para ter direito a 10% de desconto nas compras na FlaConcept, a megaloja oficial da Olympikus na sede da Gávea.

(A loja, aliás, esteve sempre muito movimentada toda vez que passei pela sede e dei uma parada para conferir. Parece estar sendo mesmo um sucesso de público.)

Claro, não é nenhuma mega-ação, mas é mais um passo - um gesto simpático do clube com seus associados, para eles se sentirem privilegiados de alguma maneira. E é uma atitude simples e fácil de implementar. É torcer para que, com o tempo, mais iniciativas do gênero, simples ou complexas, sejam implantadas. Será que não há uma maneira, por exemplo, de dar o desconto também na loja oficial online, para facilitar o acesso ao benefício (inclusive pelos sócios off-Rio, sempre tão esquecidos)?


* * * * * * * * * * * * *

Enquanto isso, o Cidadão Rubro-Negro anda meio esquecido. Há um tempinho, li no Lance uma nota dando conta de que a diretoria anda insatisfeita com o programa, que teria gerado até agora um cadastro de 60 mil pessoas - mas que não consomem quase nada no site. Para tentar melhorar o desempenho, parece que haveria a intenção de apostar num "plano de comunicação mais ousado".

Seria mais efetivo, antes de partir para este tipo de ação, investir um tanto nos benefícios do programa e nas funcionalidades do site. Infelizmente, os incentivos para que os cadastrados voltem ao site e se relacionem com o programa são tímidos e ele vive de sprints promocionais isolados. As funcionalidades sociais, de troca de prêmios e de e-commerce, que deveriam ser as responsáveis por sustentar a fidelidade dos usuários, não são desenvolvidas o suficiente. E é sempre curioso lembrar que, entre todos os parceiros do programa, não há produtos rubro-negros. Um dia vão me explicar por que você ganha Flas comprando uma sanduicheira ou uma cafeteira, mas não adquirindo uma camisa do Flamengo, um ingresso pra jogo, um pacote Onde Estiver Estarei ou assinando a FlaTV; por que é possível resgatar prêmios com Flas Pretos no Cinemark ou no Wal-Mart, mas não na FlaShop ou na MundoFlamengo.

Por anos, os rubro-negros esperaram pelo lançamento do seu sócio-torcedor - e o Cidadão Rubro-Negro, afinal, acabou surgindo num formato diferente que, embora tenha ideias básicas até bem interessantes, não atingiu o que estes torcedores sempre esperaram. Não ouvimos ainda pronunciamentos dos novos responsáveis pelo marketing do clube sobre o programa, e não sabemos que se pretenderá fazer com ele daqui pra frente.

Mas, pensando na linha das ideias simples que não custam muito e acrescentam alguma coisa: e se ao menos o Passaporte Rubro-Negro dos Cidadãos Ouro desse direito ao mesmo benefício dos 10% de desconto na Fla Concept? Seria simpático, ao menos.

3 comentários:

Folha disse...

Foi absolutamente assustador o movimento dentro e a fila fora da loja do Flamengo, aqui na Duvivier, no fim do ano passado.

O cenário era exatamente esse, longa fila na porta pra comprar produtos do flamengo, movimento obviamente catalisado pela campanha do time no fim do campeonato.

Só pra registrar...

lussiannosousa disse...

Tô achando preocupante toda essa maré mansa vindo do DP de Marketing do Fla desde que a Patrícia assumiu. Ela vem se revelando uma grata surpresa para mim até agora, mas o Marketing tá lento quase parando até onde dá pra saber. E sinceramente, eu queria muito saber de onde partiu essa ideia dos 10% da Flaconcept... algo me diz que foi da própria OLK... tomara que esteja enganado.

Bosco Ferreira disse...

Espero pelo sócio torcedor mas com direito a voto.

Sou rubro negro desde que me entendo, mas não serei sócio torcedor sem direito a votar e ser votado.

O sócio torcedor tem que tornar o torcedor sujeito de direitos.