Quem é a Universidad Católica, adversário de logo mais

Ingresso na carteira, contagem regressiva para a estreia do Flamengo na Libertadores. É bom dizer: o grupo do Flamengo este ano não é essa molezinha toda. Há dois clubes do Chile, país que tem futebol já bastante razoável, classificado para a Copa do Mundo e com muitos dos jogadores de sua Seleção jogando em clubes locais. Lembremos que só se classifica o primeiro colocado; se ficar em segundo, vai depender da campanha para ter vaga ou não na próxima fase, além de passar a precisar decidir sempre na casa do adversário durante o mata-mata.

O primeiro confronto é justamente contra um dos chilenos - mas, em tese, o mais fraco, pois é a Universidad de Chile quem fez os maiores investimentos e vem melhor no campeonato chileno. A Universidad Católica foi primeira colocada no campeonato deles durante a fase de pontos corridos em 2009, mas caiu no mata-mata; assim, conseguiu vaga para a pré-Libertadores, onde eliminou nos pênaltis o Colón, da Argentina.

Andrade teve seu espião observando os chilenos durante aqueles dois jogos - o auxiliar Paulo Henrique Júnior, que inclusive falou à imprensa chilena sobre o que viu. Segundo ele, a Universidad Católica é um time de zagueiros fortes, que se finge de morto para contra-atacar em velocidade e buscar as vitórias - e deve ser mesmo assim que eles se portarão no Maracanã. Segundo a imprensa chilena, deverão jogar no 4-5-1 e com precauções defensivas extras para enfrentar Adriano e Vagner Love (a qualidade do Império do Amor é assunto recorrente nas matérias e entrevistas sobre o jogo que saíram por lá).

"Se entrássemos para ganhar seríamos tolos, porque sabemos como são os brasileiros, que te matam a qualquer minuto. Temos que nos precaver e aproveitar nossas oportunidades" - é esta a declaração do goleiro Toselli sobre o que espera da partida. Toselli é um dos selecionáveis da Universidad Católica; além dele, Marcelo Bielsa já andou convocando para a sua seleção os zagueiros Martinez e Ponce.

Mas Alejandro Saavedra - jornalista chileno primo de Juan Saavedra, que toca o ótimo blog Polaroids Rubro-Negros no site oficial do Flamengo e publicou pequena entrevista sobre os adversários chilenos - citou outros destaques na equipe: o atacante Morales (que deve ser o único em campo hoje), forte nos chutes de fora da área e nas jogadas de contra-ataque; e a dupla de criação formada por Damian Diaz e Mirosevic. Este, segundo Alejandro, é o líder e capitão do time, capaz de resolver um jogo sozinho tanto com passes quanto com gols, e se entende muito bem com seu companheiro de armação.

Nesta conversa com seu primo, Alejandro dava a ideia de que o Flamengo enfrentaria hoje um time bastante respeitável. Mas o papo foi publicado quando eles haviam jogado apenas suas duas primeiras partidas no campeonato chileno, com duas vitórias; de lá pra cá, foram 3 derrotas e um empate, a pior sequência desde que o técnico Marco Antonio Figueroa assumiu - e o bastante para ele ser bastante contestado, inclusive com a possibilidade de perder o emprego se o resultado for ruim hoje à noite. O elogiado Morales, por exemplo, até fez três gols nos confrontos contra o Colón, mas apenas um em seis jogos pelo Apertura. A última derrota aconteceu mesmo com o adversário jogando com um a menos por 60 minutos. O clima é pesado, mas os chilenos procuram ser otimistas citando até a pressão que o Flamengo pode sentir de sua torcida devido à eliminação da Taça Guanabara.

O time, que amarga a 11a. colocação, andou mesmo enfrentando diversas contusões durante esta fase ruim; porém, o único desfalque confirmado hoje é o meio-campista Jorge Ormeño. O armador Diaz chegou a ser dado como fora da partida, mas acabou confirmado.


* * * * * * * * * * * * * *

O jogo de ontem do Inter contra o Emelec - terceiro colocado do atual campeonato equatoriano -, estreia dos gaúchos na Libertadores, pode servir de alerta. O Colorado havia poupado seu time no campeonato estadual para priorizar a Libertadores, viu sua torcida lotar o Beira-Rio e, mesmo assim, passou um tremendo perrengue para vencer os equatorianos de virada, com um golzinho suado aos 43 do segundo tempo, depois de pressionar muito e criar pouco ao longo de todo o jogo.

É óbvio que o Flamengo é o favorito e tem que se impor. Mas que Andrade e companhia tenham isso em mente: é pra entrar em campo na Libertadores sempre com a faca entre os dentes, acreditando que qualquer adversário poderá criar problemas se o time não jogar o seu máximo.

Um comentário:

Marcos Monnerat disse...

Pelo visto teremos um grande ferrolho formado pelo time chileno. Acho que teremos que tentar uns chutes de fora da área logo de início para que eles saiam um pouco da área para marcar e aumentem os espaços para nossos atacantes. Agora, não sei quem seria capaz de arriscar tiros de longe perigosos no nosso time. Kléberson, talvez?