Kléberson e a última convocação de Dunga antes da Copa

O Flamengo deverá ser, folgado, o time brasileiro com mais jogadores disputando a próxima Copa do Mundo. Adriano é barbada; Fierro e Maldonado podem ir pela seleção chilena; e agora, depois da convocação feita por Dunga hoje, Kléberson pintou como possível quarto rubro-negro a embarcar para a África do Sul. Tanto ele quanto Adriano estarão com a Seleção no jogo contra a Irlanda, dia 3 de março.

* * * * * * * * * * * *

Para acalmar os mais preocupados: se tudo der certo e não acontecer nenhuma contusão, ambos devem desfalcar o Flamengo apenas em dois jogos pela Taça Rio, contra times pequenos: Macaé (27 ou 28 de fevereiro) e Madureira (3 ou 4 de março). Nada de clássicos, nada de jogos pela Libertadores (pela qual o Flamengo estreia dia 24/2 e depois só volta a atuar no dia 10/3).

* * * * * * * * * * * *

Júlio César, Maicon, Lúcio, Juan e alguém; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká; Robinho e Luís Fabiano. Este deve ser o time titular do Brasil na África do Sul. A única posição totalmente aberta é a lateral esquerda, para a qual foram convocados desta vez Gilberto e Michel Bastos - e nenhum dos dois tem jogado na posição em seus times. No Cruzeiro e no Lyon, jogam no meio-campo.

Na última Copa das Confederações, Kléber e André Santos foram os convocados e, pelo visto, não convenceram Dunga. André Santos até andou se destacando no Fenerbahçe desde que lá chegou, mas envolveu-se no fim do ano passado numa polêmica por ter promovido, com companheiros de time, uma orgia sexual num hotel em Istambul. É difícil lembrar de muitas outras opções para a posição. Por aqui, nenhum tem se destacado a ponto de merecer vaga numa Copa. Não acompanho tanto o futebol lá de fora, mas pensaria em levar Marcelo, ex-Fluminense, atual titular do Real Madri - é o jogador com mais minutos jogados pelo time na temporada depois do goleiro, além de líder de assistências da equipe no Campeonato Espanhol, empatado com Kaká.

* * * * * * * * * * * *

Kléberson entra num grupo que tem Gilberto Silva, Elano e Felipe Melo como titulares. Ou seja: considerando os nomes que têm sido chamados, não dá mesmo pra estranhar tanto assim sua convocação. Mas é óbvio que ela vem porque Dunga gosta e confia no cara por seu passado, e não pelo que vem mostrando em campo. Kléberson terminou 2009 como opção de banco, voltando de contusão; e este ano não tem exatamente se destacado no Flamengo. Dá pra imaginar outros que poderiam estar lá em seu lugar - mas ele não é mesmo o único nome contestável na última convocação de Dunga antes da Copa.

A verdade é que, do jeito que a Seleção está convocada, toda a esperança de criação no meio-campo deste time ficará por conta de Kaká, e não haverá nenhuma opção de banco que possa dar um reforço na armação. É verdade que nenhum dos meias de criação que poderiam lembrar e estão de fora - como Diego, Ronaldinho Gaúcho ou Alex - convenceu até hoje na Seleção. Mas, na hora H, se o Brasil precisar de algo mais durante uma partida ou ficar sem Kaká por qualquer motivo, terá que recorrer a um Júlio Baptista como solução. Ou, quem sabe, a Kléberson. Parece muito pouco.

6 comentários:

Paulo Sales disse...

Caro Monnerat
Vale lembrar também a quantidade de jogadores formados pelo Flamengo na lista de Dunga: Julio Cesar, Juan, Felipe Melo e Gilberto (esse último eu tenho dúvida se foi mesmo formado no rubro-negro).
abraços

André Monnerat disse...

É - se não me engano o Gilberto, embora seja irmão do Nélio e tenha chegado novo ao Flamengo, foi formado no América...

Leonardo disse...

O que eu me lembro é o que Gilberto disputava vaga na lateral esquerda com o Athirson.

Bons tempos aqueles em relação a lateral-esquerda.

Ainda estou curioso para ver o Rodrigo Alvim jogar...

Abraço,
Leonardo
www.flamengo-destaque.blogspot.com

Bosco Ferreira disse...

Bons tempos aqueles em que formavamos e mantinhamos por muito tempo.

André Amaral disse...

Eu sinceramente não esperava o Kléberson na seleção, e pra mim foi surpresa.

Ele tem contrato até 2012, se fizer uma bela Copa do Mundo, dará muitos frutos ao Mengo.

Igor Otávio disse...

Nah.. não há muito que se lamentar nessa convocação do anão, não.

Eu penso que chamar o irmão do Assis, seria um tremendo erro.

O pagodeiro fez uns dois ou tres joguinhos bons e já estão clamando por ele na seleção. e jogos contra potências como siena e Cagliari, tudo lutando contra o rebaixamento italiano.. na hora de mostrar poder de decisão, que foi contra a Inter do Mourinho ex time do Adriano, peidou. e pior, dizem ter feito uma festa de arromba dias antes que durou até a véspera do jogo.. enfim.. o que um cara desses pode fazer de bom pela seleção?

prefiro 10 julio batista, 30 kleberson, 15 elanos a um pagodeiro que já foi grande jogador (mais precissamente na temporada 2005-20006), prematuro-ex-craque.