Estadual 2010 - Taça Guanabara - 7a. rodada - Boavista 1 x 2 Flamengo

Jogo só pra cumprir tabela, time desfalcado, adversário frágil. É o tipo da partida difícil de se tirar mesmo qualquer conclusão. Mas até que o Flamengo, apesar do placar magro, teve uma atuação razoável nessa vitória de hoje sobre o Boavista.

Sem Adriano e Vagner Love, Andrade voltou a usar um desenho tático mais parecido com o do Brasileiro do ano passado. Mezenga fez o papel que era do Imperador, com Vinícius Pacheco fazendo a função que era de Zé Roberto pela esquerda e Fierro jogando como já entrava no ano passado, na posição que foi de Willians. Com isso, Kléberson, que iniciou o ano jogando quase sempre muito aberto pela direita, passou a atuar centralizado, mais ou menos na função que era de Petkovic.

E até que funcionou bem. Em jogos anteriores, quando Pacheco ia jogar aberto pela ponta, o time ficava sem articulação no meio; com Kléberson por ali, isso não aconteceu. Não sou exatamente fã dele na função de principal homem de criação, mas hoje ele foi bem mais participativo do que vinha sendo e teve sua melhor atuação no ano. E, ao longo do jogo, o time até que articulou diversas boas jogadas, boa parte delas com a participação de Vinícius Pacheco. Quando avançava pela ponta esquerda, se entendia bem com Juan (que voltou a jogar bem, como contra o Olaria) nas jogadas de ultrapassagem; quando ia pelo meio, mostrava bom entrosamento com Mezenga, outro que aproveitou bem suas chances. Pena que, pela direita, as atuações de Fierro e Léo Moura já não tenha sido tão produtiva assim.

É difícil falar muito da defesa num jogo contra um Boavista da vida - mas, de qualquer forma, o time pareceu mais seguro lá atrás do que vinha acontecendo. Com apenas um atacante fixo, o meio-campo teve uma ajuda maior na marcação; e Lenon não foi exatamente um destaque individual, mas pareceu ajudar melhor a equipe a preencher os espaços à frente da zaga. Fabrício, que entrou no lugar do poupado Angelim, foi bastante seguro. E as únicas ameaças (e gols - um deles mal anulado) que o time sofreu foram de bola parada.

Voltando: time desfalcado, jogo que pra cumprir tabela, adversário frágil - tudo contribui pra que o jogo não sirva pra grandes conclusões. O que, na verdade, também não deixa de valer para cada um dos jogos que já aconteceram nesta temporada. Pra completar, a gente sabe que o esquema de hoje simplesmente não tem como ser utilizado pra frente enquanto o time tiver no ataque o Império do Amor. Ou seja: o jogo só serviu mesmo pra um pouquinho de distração no fim da tarde de domingo, pra quem não estava na rua em algum bloco do pré-carnaval. E até que caiu bem.



7/2/2010 - 19h30 - Boavista 1 x 2 Flamengo
Estádio Raulino de Oliveira - Volta Redonda, RJ

Árbitro: Maurício Machado Coelho Júnior (RJ)
Auxiliares: Francisco Pereira de Souza (RJ) e Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (RJ)
Cartões amarelos: Júlio César, Paulo Rodrigues, Douglas Pedroso, Léo Faria e Léo Guerreiro (BOA); Leonardo Moura, Juan e Lenon(FLA)

Gols: Bruno Mezenga, 48'/1ºT (0-1), Erdson, 11'/2ºT (1-1), Kleberson, 15'/2ºT (1-2).

Boavista: Vinicius, Getúlio, Pessanha, Erdson; Paulo Rodrigues, Júlio César, Douglas Pedroso (Fabrício, 28'/2ºT), Léo Faria (Vinícius Durante, 24'/2ºT) e Ruy; Tony e Léo Guerreiro (Marlon, 40'/2ºT). Técnico: Júlio Marinho.

Flamengo: Bruno, Leonardo Moura (Éverton Silva, 30'/2ºT), Álvaro, Fabrício e Juan (Welington, 40'/2ºT); Lenon, Fernando, Kleberson e Fierro (Denis Marques, 28'/2ºT); Vinícius Pacheco e Bruno Mezenga. Técnico: Andrade.

2 comentários:

Leonardo disse...

Andre,

Eu achei o jogo sem muita graça hehehe. Mas foi bom ver o Vinicius jogando muita bola, o Juan realmente voltando a jogar bem. Porem, eu discordo um pouco de voce em relação ao Kleberson, eu acho que ele jogou bem, talvez uma das melhores atuações dele no Mengão. Obvio que não é a funçao dele, mas creio que cumpriu o papel de organizar as jogadas, tanto pelo meio e as vezes caindo pelas laterais.

O Bruno Mezenga vem fazendo gols e mostrando que é uma boa opção no banco.
Gostei tambem do Fierro, apesar de não ser um apreciador do seu futebol.
Concordo que o Leo Moura nao vem jogando tão bem, mas ele nao compromete o time.

Tambem gostei da atuação do Fabricio, logo logo ele assume o lugar no time principal.

Agora precisamos mesmo é do Willians...volta logo!!

Abraço,
Leonardo
www.flamengo-destaque.blogspot.com

André Monnerat disse...

Mas Leonardo, eu também gostei do Kléberson! Escrevi isso - foi a melhor atuação dele no ano.