Estadual 2010 - Taça Guanabara - 6a. rodada - Flamengo 3 x 3 Olaria

E eis que depois da vitória no Fla-Flu, o Flamengo tornou-se o primeiro time grande a tropeçar num pequeno neste Estadual. Era um jogo que valia pouco, claro. Mas, neste momento em que todos os jogos valem pouco na prática, o que a gente procura fazer é sempre projetar o que o time poderá render mais pra frente, quando os resultados passarem a ser realmente mais importantes. E o fato é que foi um dia em que a famosa dupla de ataque "Império do Amor" esteve até bem - e isso não foi suficiente para que a equipe merecesse vencer o Olaria.

Muito se falou na importância do Flamengo ter mantido a base de 2009. Porém, a verdade é que, neste momento, o time está jogando com um meio-campo completamente diferente do que funcionava no ano passado - e isso, é claro, teria que fazer alguma diferença. Reparem: antes, eram Aírton, Maldonado, Willians e Petkovic; agora, são Toró, Fernando, Kléberson e Vinícius Pacheco.

A diferença que faz a falta de um Petkovic em estado de graça como aquele da arrancada do Brasileiro é a mais óbvia. Mas, na verdade, Vinícius Pacheco até que saiu-se bem ontem, no primeiro tempo. Enquanto jogou um tantinho mais centralizado e participando da articulação das jogadas no meio, ele apareceu bastante, foi objetivo e realizou boas jogadas - principalmente com Adriano e Juan (que, aliás, esteve muito bem ontem). Foi quando a defesa do Olaria mais sofreu com os jogadores superiores tecnicamente do Flamengo

(Abro o parêntese para uma observação: fiquei bastante bem impressionado com a forma de Adriano neste jogo, até pelo visual mesmo. O cara está magro e se movimentando bem - tem treinado direitinho ultimamente?).

No segundo tempo, no entanto, Pacheco não manteve o ritmo; como eu já havia visto acontecer contra o Bangu, ele foi ficando cada vez mais fixo na ponta direita e participando menos e menos da partida - o que prejudicou a ligação do meio com o ataque e ajudou a isolar Adriano e Love na frente. Nesta etapa, aliás, ele me lembrou mais os tempos de sua primeira passagem pelo time, na época treinado por Waldemar Lemos, que o escalava sempre no ataque. Como naquela época, Vinícius passou a viver de lances isolados e um ou outro drible em velocidade pela ponta. Nesta etapa, o Flamengo teve mais dificuldades de manter a posse de bola e viu o Olaria dominar boa parte do tempo.

Mas é preciso ainda chamar a atenção para a mudança na dupla de volantes. Aírton e Maldonado não eram daqueles cabeças-de-área de raça espetaculosa, que arrancam aplausos da torcida com piques de 30m atrás de um adversário num contra-ataque, com um pé salvador na pequena área no último momento ou com carrinhos no meio-campo ou junto à lateral. Isso porque o forte dos dois é justamente o posicionamento e eles não precisavam disso; com ambos à frente da zaga, o Flamengo tinha os espaços em seu meio-campo bem preenchidos e Álvaro e Angelim ficavam muito menos expostos.

Só que, agora, o Flamengo não tem nenhum dos dois. Sobre o posicionamento de Toró eu já comento faz tempo: ele tem dificuldades pra se colocar em campo, corre muito atrás do adversário e muitas vezes se transforma mesmo em mais um zagueiro, indo pra linha dos defensores. Fernando, do pouco que vi até agora, está recebendo elogios por conta de seus gols e um ou outro passe, mas também não me parece ter grande senso de colocação lá atrás. E nisso, sempre que vi o Flamengo em campo este ano, está aparecendo um espaço grande à frente dos zagueiros, permitindo que o adversário consiga trabalhar a bola com certa tranquilidade perto demais da área rubro-negra.

Ontem, isso já acontecia no primeiro tempo, mas agravou-se no segundo com a bem-intencionada ação de Andrade ao substituir Fernando por Fierro, tentando tornar o time mais ofensivo. Só que, nisso, Toró ficou sozinho como volante - justo ele. O tal espaço à frente da área aumentou e por ali o Olaria criou diversas jogadas - reparem que tanto o segundo gol quanto os dois pênaltis surgiram de lances tramados a partir dali, com os passadores tendo tranquilidade pra levantar a cabeça e tocar conscientes para os atacantes que se enfiavam. A coisa ficou pior ainda depois que o Olaria fez o 3x2, num pênalti que causou a expulsão de Toró. Depois daquilo, por um bom tempo o Olaria, com um a mais, dominou o jogo mesmo estando à frente do placar e deu a impressão de que poderia fazer mais gols.

Nos últimos 15 ou 20 minutos, no entanto, o time pequeno recuou e o Flamengo avançou todo, num abafa desesperado em que até Angelim e David se tornaram atacantes. O empate acabou vindo neste momento, graças a mais um bom cruzamento de Juan (como acontecera no primeiro gol), completado por Vagner Love. A pressão aumentou depois que o Olaria também teve um jogador expulso, mas o Flamengo não soube realmente organizar-se para criar chances claras de gol. A vitória até poderia ter vindo numa bola jogada na área, mas o empate foi mesmo o resultado mais justo pro que se viu em campo.

Estamos todos no aguardo do que Petkovic poderá fazer durante a temporada, a partir do momento em que entrar em forma (se é que isso realmente irá acontecer). Há ainda a expectativa pelo rendimento dos recém-contratados Michael e Ramon - esperanças, assim como Vinícius Pacheco, para a armação do jogo. Mas eu mesmo fico na expectativa de ver o quanto o time irá crescer, especialmente na defesa, quando Maldonado estiver recuperado.



3/2/2010 - 21h50 - Flamengo 3 x 3 Olaria
Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Renda/público: R$ 120.050,00 / 6.554 pagantes

Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ)
Auxiliares: Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço Massarra dos Santos
Cartões amarelos: Diego, Thiago Eleutério, Willian (OLA); Ronaldo Angelim, David, Toró, Michael (FLA)
Cartões vermelhos: Thiago Eleutério, 38'/2ºT (OLA); Toró, 18'/2ºT (FLA)

Gols: Cacá, 5'/1ºT (0-1); Adriano, 6'/1ºT (1-1); Vagner Love, 11'/2ºT (2-1); Araruama, 14'/2ºT (2-2); Cacá, 18'/2ºT (2-3); Vagner Love, 37'/2ºT (3-3)

Flamengo: Bruno; Léo Moura (Éverton Silva, 29'/2ºT), David, Ronaldo Angelim e Juan (Michael, 38'/2ºT); Toró, Fernando (Fierro, Intervalo), Kleberson e Vinícius Pacheco; Adriano e Vagner Love. Técnico: Andrade

Olaria: Ângelo, Ivan, Thiago Eleutério, Diego e Amarildo; David, Araruama, Romário e Waldir (Willian, 42'/2ºT); Cacá (Rafael Santos, 39'/2ºT) e Aleílson. Técnico: Dé Aranha.

9 comentários:

Marcos Monnerat disse...

Realmente a maior diferença do Fla Hexa pro Fla de 2010 são os cabeças de área. Simplesmente os que jogaram estão sem cabeça nenhuma. Nunca vi tanta liberdade na frente da área como nesse primeiro tempo de ontem. O segundo eu não consegui ver...

Renato Cavallera disse...

Acho que você deveria comentar também a montanha russa que foi o Bruno jogando ontem.

Folha disse...

Continuo com minha opinião, nosso goleiro é um tremendo enganador, impressionante colar com tanta gente por tanto tempo!

O pouco que vi do Michael no Palmeiras me fez ter boa impressão, ela foi desfeita na escolha da numeração da sua camisa.

Surpreendente atuação do Vinicius Pacheco.

Piada do Andrade escalar os volantes que ele vem escalando.

Bosco Ferreira disse...

Cadê o sócio torcedor? O choque de gestão? A mudança no estatuto responsabilizando dirigentes estravagantes?

Por que o FLA tem tanto medo dos sócios? Por que o FLA não quer se modernizar? Por que a comunidade blogueira (torcedor que forma opinião) abominam democratizar o clube tirando da mão de pouco mais de CINCO MIL sabidinhos?

Por que não cobramos? Quem souber a resposta se habilite.

caio disse...

Concordo com o Marcos sobre os cabeças de area...nossa, eu nao sei como tem gente que acha o Toró razoável! E o Fernando eu realmente pensei que era bom, mas acho que foi por causa dos gols mesmo. Que saudade do Willians e do Maldonado...
E o Bruno, pqp. Não achei nem montanha russa, pq não foi altos e baixos ontem, foi só baixos! O unico ponto positivo foi o penalty que ele pegou.

Igor Otávio disse...

Pô, Monnerat, tu não pode ficar tanto tempo sem atualizar isso aqui não.

André Monnerat disse...

Igor, meu caro - como falei, estou de férias, graças a Deus. :)

Assim, meu acesso a Internet não anda regular como de costume. Segunda-feira tudo deve voltar ao normal (infelizmente...).

Thais Oliveira disse...

E aí galera? Alguém viu que irado o Tour da Taça original da Copa que a Coca-Cola está fazendo no Basil? Assisti à transmissão de hoje e estão falando que vai dar pra ver o evento live no site oficial amanhã, segunda e terça-feira às 17h30. Demais, todo torcedor deveria acompanhar! http://comemore.cocacola.com.br/taca.html

André Monnerat disse...

Caramba, Thaís, que comentário mais espontâneo!