Lembranças sem utilidade alguma

Eu poderia me aprofundar aqui um pouco mais sobre a saída de Obina. Quem acompanha este espaço sabe que simpatizo com o baiano - que, queiram ou não, tem seu nome na história do Flamengo; e acredito que ele seria útil este ano como reserva imediato para Adriano. Porém, o momento de vendê-lo era mesmo agora. O contrato termina no fim do ano e não dava pra imaginar a diretoria fazendo força para renová-lo. Aproveitaram a oportunidade de fazer algum dinheiro com ele, num momento em que ele tem mercado graças ao desempenho bem razoável no Palmeiras ano passado, e fizeram bem. Assim, só posso desejar boa sorte a Obina - exceto contra o Flamengo.

Poderia também tratar mais a fundo do recém-contratado Michael, que chega para preencher um espaço que estava vago como sombra de Juan na lateral esquerda. Porém, sendo sincero, conheço pouco do cara e ainda não parei para pesquisar sobre ele. Fica pra depois.


* * * * * * * * * * *


Isso porque estou de férias, como vocês sabem. E o tempo hoje foi utilizado para organização da casa - arrumações múltiplas, incluindo gavetas que não eram mexidas há muito tempo. Numa delas, achei uma lembrança que acho interessante de compartilhar com vocês: trata-se de um livreto de prestação de contas da diretoria do Flamengo, referente ao biênio 1999/2000, feito para ser enviado aos sócios. Naquela época, eu era um diretor de arte iniciante trabalhando numa agência de publicidade que prestava serviços ao Flamengo. Por conta disso, o trabalho de montar o tal livreto caiu exatamente na minha mão, vejam vocês.




Eram tempos de Edmundo Santos Silva, pré-falência da ISL. Vou apenas transcrever pra vocês alguns trechos - lembrem-se, isso é do final de 2000:

"A execução do projeto GÁVEA REVITALIZADA, planejado para construir novos espaços e melhorar a Sede Social do Flamengo, está a todo vapor e deve ter sua primeira fase concluída em dezembro, finalizando-se em 2001.
Também já está sendo construída em Vargem Grande  (...) a Academia de Esportes, que será o segundo maior empreendimento do clube, perdendo apenas para o estádio. A execução deste projeto é assinada pela HOK Sportes, uma das maiores empresas de arquitetura do mundo e responsável (...) pela realização do novo Estádio de Wembley."
"A dívida pública do clube foi equacionada através da entrada no REFIS. O Banco Pactual tratou da renegociação da dívida privada.  (...) Atualmente o Flamengo é portador de certidão negativa do FGTS."
"(...)a Vice-Presidência de Patrimônio Histórico está realizando um valorioso trabalho de resgate histórico-cultural com o projeto Museu do Flamengo (...). A meta principal é a instalação do Museu do Flamengo numa área de cerca de seis mil metros quadrados. (...) Sua inauguração está prevista para abril de 2001."
"Há muito tempo sonhava-se em ter um estádio que pudesse comportar 25 mil espectadores (...). Entretanto, graças à parceria ISL- Flamengo, teremos um estádio para 50 mil pessoas sentadas, onde serão investidos aproximadamente US$100 milhões em até 5 anos. Haverá também um ginásio multiuso (...). O projeto do Centro de Treinamento (...) já está em fase de construção. O Flamengo terá seis campos de futebol, quadras poliesportivas, piscinas e uma moderna infra-estrutura para concentração, treinamento e alojamento dos atletas."
"Gamarra, Alex, Edílson, Petkovic e as pratas da casa formam o time dos sonhos de todo grande clube. Estas contratações de peso confirmaram todo o potencial administrativo e a habilidade para negociações da atual direção do Flamengo."

2 comentários:

Max Amaral. disse...

ai!

Bosco Ferreira disse...

Gosto de lembra do nosso glorioso passado, comemorar o presente maravilhos de sermo o atual hexa campeão brasileiro hétero, mas gosto também de lembrar dos erros do passado para que não tenhamos de repetí-los. Por isso gostei do poste.

Cadê o choque de gestão e a mudança do estatuto tão decantada na imprensa.

Cadê os dirigentes profissionais?

Vamos ficar calados? Ninguem cobra nada?

Vou aguarda de pé!