O circo que foi armado

Antes de mais nada, assistam ao vídeo abaixo:



Quem conhece minimamente as coisas do Rio Grande do Sul sabe como é inimaginável a cena que fecha a matéria: torcedores do Inter vestindo a camisa do Grêmio e cantando o hino do rival. Já estive por lá algumas vezes, tenho amigos gaúchos e sei como a rivalidade Gre-Nal vai muito além do que a gente vê aqui pelo Rio - e nunca ia pensar em um dia ver algo assim.

A verdade é que essa história do "entrega-não entrega" virou um carnaval sem propósito, um desvio de foco do que realmente é mais interessante neste campeonato que, em uma situação sem precedentes no Brasil e raríssima no Mundo, termina com quatro times ainda disputando o título na última rodada. Mas ninguém ressalta isso - o que, na verdade, não deveria surpreender, depois de todo o tempo desperdiçado durante esta emocionante reta final discutindo complôs envolvendo Globo, PM, STJD, árbitros e malas de todas as cores.

Seria mais do que natural se o Grêmio viesse ao Rio sem o mesmo interesse na partida que teria se estivesse ainda em alguma disputa. Ou os jogos do Sport contra Inter e São Paulo, nas duas últimas rodadas, foram encarados em Recife como finais de Copa? Porém, com todo o circo armado, não me surpreenderei se os gremistas chegarem comendo a grama no Maracanã. Afinal, do jeito que a coisa vai, aqueles que não entrarem de carrinho no pescoço dos adversários serão prontamente acusados de corpo mole. Afinal, o Flamengo só ganhou do Corinthians - o mesmo que, nas rodadas finais, perdeu em casa pra Náutico e Atlético-PR, apanhou do Sport, levou de 3 do Avaí - porque os paulistas entregaram, certo?

A verdade é que os adversários diretos do Flamengo estariam todos menos preocupados com o Grêmio agora se tivessem feito melhor seu trabalho - especialmente contra o próprio Flamengo. Num campeonato tão equilibrado, nenhum dos outros três pretendentes ao título conseguiu vencer o Flamengo em seus próprios estádios; nestes confrontos diretos, a única derrota rubro-negra foi para o Palmeiras, no Maracanã, ainda na época de Cuca - devolvida no returno, no Parque Antarctica, num momento decisivo.


* * * * * * * * * * * * * * *


Fora ouvir notícias de Porto Alegre pela imprensa e de meus amigos que moram por lá, resolvi perguntar a um colorado como ele se sentia com toda essa papagaiada armada. As palavras são do Rodrigo Araujo Rosa, sócio do Inter e um dos titulares do bom Vamo, Vamo, Inter!:

Cara, eu tô levando essa história na boa. Não acho que o Grêmio vá entregar o jogo descaradamente, até porque mancharia a camisa do clube. O Grêmio vai sim facilitar, ou seja, vai acabar indo para o Rio descompromissado e com time misto. De qualquer forma, time titular ou reserva a derrota é inevitável para o Grêmio, qualquer um em sã consciência sabe disso, é só ver a campanha deles - é simples, não têm time no ano de 2009.
Uma coisa que está me deixando muito triste e pasmo aqui nos Pampas são as atitudes de certos Colorados. Que estão fazendo esse carnaval, como tu te referiste, dizendo que o Grêmio isso, e o Grêmio aquilo. Nossa direção também está aproveitando o momento. Claro, dessa forma, achando um "culpado" para o péssimo ano, eles conseguem tapar os furos que cometeram. Mas os Colorados racionais sabem que o Inter só não sairá campeão pela má gestão que teve neste ano: das 6 competições que participamos ganhamos apenas uma, o Gauchão.
Uma outra coisa que me deixa p... da cara é ver aguns Colorados cantando o hino do rival. Ora, deixemos de ser hipócritas. Nunca, em hipótese alguma, eu torceria para o Grêmio, nem mesmo nesta situação. Agora, se um milagre acontecer e o Grêmio ganhar, comemorarei o título, mas este título ficaria manchado na história do Inter, porque os heróis teriam outra cor, que não é a vermelha.
Então é isso, eu tô tranquilo, e brincando com alguns gremistas. Se entregar ou não, não me interessa, como Colorado e Sócio, não esquecerei do a direção Colorada fez com o Clube neste ano.
Abraço e parabéns pelo título Nacional. (O cara tinha que dar uma secada...)

3 comentários:

Victor disse...

Segue o apelo de Rafinha Bastos para o Rio Grande ser um só.

http://www.youtube.com/watch?v=ea6xQDSy3Pg

Bruh disse...

sou contra essa palhaçada de campanha.
Flamengo tem que jogar sério, mostrar raça.

SRN

Renato Freire disse...

Deveriam cobrar do Sport o mesmo empenho que estão exigindo do Grêmio. Se não com o mesmo espaço, já que o São Paulo tem remotas chances de título, pelo menos tocar no assunto.