Os emocionantes confrontos de ontem

Ontem minha modesta morada foi palco da primeira fase da eliminatória nacional da Copa do Mundo de Cervejas. Pra quem gosta de mata-mata, emoções imperdíveis: 7 avaliadores, 16 confrontos diretos e 32 marcas de cerveja disputando o direito de representar o Brasil na fase internacional da competição. No final da noite, tínhamos as 16 classificadas para a próxima etapa, com direito a zebras, surpresas e algumas favoritas se anunciando.

Assim sendo, não é de se admirar que eu não tenha dado tanto atenção assim aos joguinhos que, na TV, serviram de plano de fundo para esta competição infinitamente mais importante. Na maior parte do tempo, graças à presença de um avaliador tricolor, a partida escolhida foi o Cerro Porteño x Fluminense da Sul-Americana - e, mesmo disperso, deu pra sentir que o Fluminense dominou a partida, atacando muito mais, mesmo na casa do adversário. É mesmo impressionante a média de Fred, um gol por jogo, infalível. Os tricolores têm o direito de sonhar, por mais incrível que isso pudesse parecer há algumas semanas.

Durante a partida, os cinco avaliadores rubro-negros já tinham vibrado com a bolinha pintando e anunciando os improváveis gols do Sport em cima do Palmeiras. Depois que Fred colocou o Fluminense na frente, a maioria prevaleceu, o controle remoto entrou em ação e acompanhamos os minutos finais do jogo do Parque Antarctica. Eram impressionantes tanto o desespero do Palmeiras quanto sua total falta de jeito para articular qualquer jogada de ataque - naqueles cerca de dez minutos, se limitaram a jogar bolas altas pra área, cruzando de qualquer lugar do campo, a esmo. Acabou que, em uma falha da defesa daquelas que explicam a colocação do Sport no campeonato, um desses lances deu certo e o Palmeiras arrumou um empatezinho muquirana, que reduz em muito as suas chances de título.

O jogo, fora reafirmar que o problema do Palmeiras não é exatamente perseguição dos árbitros, serviu de alerta para todos os outros que ainda disputam algo neste campeonato: não existe partida ganha. Mesmo que seja em casa, contra o desenganado lanterna do campeonato, é preciso mostrar alguma coisa pra sair com a vitória. Isso vai valer para cada jogo, a cada rodada, de todos estes times. Do jeito que a coisa vai, o título pode vir a ser decidido numa bola desviada na zaga, num escorregão fora de hora - ou num apito mal soprado ou mal ouvido. Pra quem quiser levar o campeonato, toda concentração é pouca.

5 comentários:

André Amaral disse...

A previsão de vitória do porco ontem, acredito que todos os torcedores apostavam como certa, ja dá pra sentir que o Brasileiro vai ser fodástico demais..

Vamos Mengão!

Bosco Ferreira disse...

Agora é incontestável. Taí a prova que queriam! Um absurdo inuzitado! Mais claro do que isso só o sol do meio dia. Ou alguem ainda tem dúvidas? Depois do jogo o jornal da globo mostrou o claramente o árbitro levar o apito a boca, mostrou o som do apito que parou todo o time do Sport, ao invés de dar o cartão amarelo ao jogador do PAL que desobedeceu o silvo longo e alto de seu apito, o árbitro ficou parado, indeciso e de repente resolveu ficar do lado de seus patrões marcando o gol do empate Palmeirense no qual ele mostrou toda a incrivel maquinação de erros a favor dos paulistas. Mas, esse foi abominável. Se alguem ainda tem duvidas de que estão prtegendo os paulistas desde o último campeonato do COR (tomado do Inter), até agora, que tirem agora suas conclusões ou se tornem crianças para sempre.

Max Amaral disse...

conta depois o resultado do mata-mata das cervejas?

Aqui onde moro, seria impossível organizar um campeonato assim. Teria que haver umas 4 divisões pelo menos, uma vez que só na cidade há 54 (!!!) cervejarias diferentes.

Deu para imaginar como eu sofro?

Marcelo Fernandes disse...

Tá certíssimo, toda é concentração é pouca. E o Mengão, nos Aflitos, com aquele gramado terrível e imprevisível e com o adversário matando cachorro a grito, tem que estar focado nos 90 minutos + acréscimos.

Mas, apesar de não acreditar muito em "energia", acho que tá tudo conspirando a nosso favor. Como o André Amaral disse, o jogo que de ontem já tava marcado na minha tabela (e na de todo mundo) como "vitória certa do Palmeiras". Só não podem vir com essa história de anular partida. Aí não dá.

Bosco Ferreira disse...

O Juca Kfouri em um comentário no uol mostrou a sua preocupação com a estranha perseguição das arbitragens ao FLA.