Meu personagem da semana: Bruno*


* Texto para minha coluna semanal no FlamengoRJ

A escolha do protagonista da coluna desta semana não poderia ser outra: entre os jogadores do Flamengo, Bruno foi o grande responsável pela entrada do rubro-negro no G4 pela primeira vez neste Brasileiro. Cabe aí o "entre os jogadores do Flamengo" - afinal, jogadores de outros times foram também muito importantes para que o Flamengo chegasse a esta colocação. São os casos, entre outros de Fred, do Fluminense; Juninho, do Botafogo; e, por que não, Paulo Henrique Ganso, do Santos.

Longe de mim negar os méritos de Bruno nas duas defesas de sábado, ou ousar dizer que o cara não é bom pegador de pênaltis. Ele fez o seu trabalho, com louvor, e mereceu todos os gritos e aplausos que recebeu no Maracanã. O Muhlemberg, do Urublog, já levantou a bola: é melhor os zagueiros pararem de fazer faltas fora da área e deixarem pra parar o lance mais perto do gol, porque o cara é melhor pegando pênalti do que falta. Mas é fato que, neste último jogo, contou com a inestimável ajuda do garoto do Santos, com duas cobranças de pênalti lamentáveis.

Ganso não só pegou mal na bola, nos dois pênaltis, como foi mais um a ignorar algo claro: Bruno escolhe o canto em que vai pular, e o avisa a todo mundo, com razoável antecedência. Na verdade, ele inclusive segue sempre o mesmo ritual, de que falou o Marcelo Damato em seu blog sábado, em todas as cobranças. Contra o Botafogo, eu mesmo comentei no SobreFlamengo após o jogo: ele escolheu o lado muito, muito antes de Lúcio Flávio chutar, e mesmo assim o botafoguense colocou a bola onde Bruno estaria. Creio eu que Paulo Henrique até notou isso no sábado, antes de perder o segundo pênalti, e por isso quis chutar no meio - mas a bola foi tão fraquinha, tão rasteirinha, que acabou não adiantando.

A questão é que quem usar as indefectíveis paradinhas, tão comuns hoje em dia, tende a se dar bem contra Bruno por conta dessa sua característica. Estarei torcendo bastante para que, independente de existirem ou não quaisquer erros do juiz no próximo domingo, o Flamengo não volte a ter que contar com Bruno para salvá-lo de sofrer gol de pênalti. Mas, em todo o caso, é bom o goleiro se precaver: Tardelli, o batedor oficial deles, marcou o gol da vitória do Atlético sobre o Goiás na última rodada exatamente desta forma. Bruno só vai ser pego de surpresa se não se ligar - e em Belo Horizonte, as defesas de Bruno, que chamaram tanta atenção, com certeza estão sendo bastante discutidas.

É o tipo de detalhe que pode fazer a diferença nesta final de domingo. Torçamos para que o meu personagem da semana, se for exigido, volte a fazer a diferença.

Nenhum comentário: