Alguns dos candidatos à presidência do Flamengo estão bastante ativos no Twitter. É o caso de Delair Dumbrosck, Patríca Amorim, João Henrique Areias - e Plínio Serpa Pinto, que talvez seja o que mais usa a ferramenta, fazendo promoções e promovendo até uma entrevista via Orkut. Mas quem sai na chuva, é pra se molhar - e no que ele entrou de cabeça numa ferramenta interativa como o Twitter, abriu espaço para ser cobrado.
Plínio fazia parte da diretoria do futebol, comandada por Kléber Leite, na época do negócio com Fierro. E alguns twitteiros o cobraram publicamente, depois que a notícia foi publicada - "acho lamentável que Kléber Leite e o senhor não tenham conseguido cumprir o compromisso com a Traffic pelo mediano Fierro", e outras mensagens do tipo.
Plínio ao menos não fingiu que não ouviu - o que é bom, na etiqueta Twitter. Deu a resposta publicamente a vários dos que o questionaram, indo um tanto além dos 140 caracteres comuns (ele costuma mesmo usar uma ferramenta para estrapolar o limite de tamanho das mensagens do Twitter).
@Ninhodanacao @edmilsonlani @LubriaL @tcordeiro O jogador Fierro, um atleta de 24 anos, foi contratado há 1 ano atras, por indicação do técnico Caio Júnior. A Traffic emprestou o dinheiro, como sócia, da mesma forma como foram adquiridos Willians, Ronaldo Angelin, Airton, Kleberson, Adriano, Emerson, Bruno pela administração de Márcio Braga.
O Flamengo detém os direitos federativos dele. Como ele faz parte do elenco da seleção chilena e é um jogador novo, vamos aguardar a Copa do Mundo, após a qual ele deve estar valorizado. O futuro dele vai depender da opinião do treinador, se o novo treinador quiser ele fica e aí o Flamengo vai liquidar a dívida com a Traffic.
* * * * * * * * * * * * * *
Fierro não mostrou futebol de encher os olhos, desde que chegou ao Flamengo. Mas, de fato, com as informações que havia na época, parecia ser um bom nome - ainda jovem; convocado sempre para a Seleção de seu país, que fez boa campanha nas Eliminatórias; ídolo do maior clube do Chile, campeão por lá e apontado como um dos melhores jogadores do campeonato; e com histórico de fazer muitos gols para alguém de sua posição. E há mesmo a perspectiva de que ele jogue uma Copa do Mundo, o que pode valorizá-lo.
Mas a questão é: havia dinheiro para a contratação? Hoje, fica claro que não - como já havia ficado claro antes com Marcelinho Paraíba, que saiu de graça em troca de dívidas, ou de Sambueza, por quem o Flamengo também devia dinheiro na época em que o liberou. Não adianta achar que determinada compra é um bom negócio se não se tem como pagar.
É exatamente esta maneira de lidar com dinheiro, que prevaleceu no Flamengo por anos demais, que faz com que apareçam coisas como a tal Abominável Penhora Misteriosa do Maracanã.
5 comentários:
Aonde será que foi parar o dinheiro da venda do Renato Augusto, Souza e um troquinho do Marcinho!??!?!
Teve o brilhante Josiel, também.
Por falar em Plinio Serpa Pinto e sua abordagem na comunicação via internet, tenho um comentário. Quando vi essas twittadas do Tiago, entrei no perfil do candidato e me surpreendi com as seguintes postagens dele:
- Nós vamos construir o maior estrutura de clube esportivo da zona sul do rio de janeiro
- Nós vamos blindar as divisões de base para evitar que talentos sejam captados do clube
- Eu vou, como empresário, transformar o Flamengo em uma potência!
...e outras promessas típicas de personagem de novela (cômica) das sete. Aproveitando a facilidade da interação, mandei a seguinte pergunta, por volta das 13h de hoje:
"hum, @PlinioSerpa, essas promessas são fáceis de escrever no Twitter e difíceis de cumprir na Gávea. Como vai fazer tudo isso?"
Até agora não recebi nenhuma resposta. Mas chegou à minha caixa postal uma direct message (pra quem não sabe, espécie de mensagem em PVT do Twitter) do candidato alguns minutos depois, com o seguinte texto:
"Escale o melhor time do Fla de todos os tempos c/ a tag #flatimedossonhos e esquema tático. concorra ao DVD Pentatri - A hegemonia"
Agora pergunto: isso é pra seduzir o eleitor?
Tem mais caroço aí. Consta que o Fierro está cadastrado/inscrito (?) na CBF pelo Deportivo seiláoque, time da Traffic. Afinal, ele pertence a quem?
Quanto ao jogador em si, ainda que ele realmente não esteja aproveitando as chances que passou a ter, tenho de reconhecer: o cara ficou praticamente um ano sem jogar!
O Caio Jr. o colocava de vez em qdo no 2o tempo.
O Cuca o colocava de vez em qdo no banco! No jogo, jamais.
Eu ainda insistiria com ele. É o único meia do time que tem características boas tanto ofensivas quanto defensivas.
Raphael e amigos, desculpe-nos pela demora em respondê-lo, porém o volume de perguntas, sugestões e interações no twitter e nas outras redes sociais é cada vez mais crescente e com isso o tempo para repondê-las acaba se tornando maior.
Quanto a mensagem sobre a promoção, fez parte da divulgação de última hora para que os interessados pudessem participar.
A sua pergunta já foi respondida no twitter e segue também aqui:
@rperret Não há promessas. O que existem são projetos e formas muito claras de resolvê-los financeiramente. Tudo com orçamento e absolutamente viável. Estude nossas propostas e você vai votar ou pedir votos para a Chapa Rosa.
Acredite que vamos fazer o Flamengo que todos sonhamos.
Saudações rubro-negras!
Postar um comentário