O time para o jogo de domingo*

* Texto para minha coluna semanal no FlamengoNet

Bruno, Léo Moura, Álvaro (Fabrício), Aírton e Juan; Maldonado, Toró, Fierro e Petkovic; Zé Roberto e Adriano. Este é o time que eu imaginaria que estivesse na cabeça de Andrade para o clássico de domingo, contra o Botafogo. Mas o treinador segue na moda do mistério e, no pouco de treino que permitiu que a imprensa assistisse, partiu para outras soluções - e não parece improvável que ele vá com três volantes para o jogo, entre Maldonado, Toró, Aírton e Lennon.

Realmente não gosto da ideia. Se já não fico muito satisfeito com o rendimento de Willians quando joga mais avançado, vejo menos características ainda para a função nos outros todos. Depois de Fierro ter entrado razoavelmente bem contra o Palmeiras no lugar de Toró, imaginei que o lugar seria dele nesta partida - e pode ser que seja mesmo, já que a imprensa não pôde ver a primeira parte do treinamento.


* * * * * * * * * * * * * 


Que o Flamengo é hoje mais time que o Botafogo, e vive um melhor momento, é óbvio pra todo mundo. Mas   não estou esperando nenhuma facilidade para o jogo de domingo, um dos que parecem mais difíceis entre os que restam até o fim do campeonato.

O Botafogo está lá embaixo da tabela, mas isso se deve muito a uma fase esquisita, em que foi prejudicado pela arbitragem seguidamente. Só os pontos que perdeu naquela época  já seriam suficientes para deixar o time em situação tranquila agora; mas aquilo ainda fez com que a equipe, empacada no fundo da tabela, se desestabilizasse e tivesse mesmo uma queda grande de rendimento em determinado momento.

Hoje, eles já estão em uma fase de recuperação. Nas últimas quatro rodadas, os confrontos foram todos contra times em boa situação na tabela - e vieram duas vitórias categóricas, um empate em que saiu perdendo de 2x0 e mostrou poder de recuperação e uma derrota apertada, na casa do adversário, em que pressionou até o fim em busca do empate. E, com a vitória do Santo André sobre o Palmeiras, o clássico ganhou um jeitão de final pros dois lados.

* * * * * * * * * * * * * 


Se Estevam Soares for um pouquinho esperto, deve preparar o time para atacar muito pela esquerda da defesa rubro-negra. Juan, que nunca foi exatamente um grande marcador, ainda está sem ritmo de jogo e foi muito mal contra o Palmeiras, principalmente no segundo tempo. E Angelim está suspenso - se Álvaro jogar, a situação pode ficar mais tranquila com Aírton por ali; mas, sem ele, o provável é que jogue Fabrício, que até hoje não passou lá muita segurança.

O Botafogo tem jogado com três atacantes de ofício ultimamente e é bem provável que um deles caia por ali o tempo todo - talvez Jobson, que andou chamando a atenção pela velocidade e facilidade no drible. Eles não têm grandes laterais, mas o que sempre me pareceu melhorzinho - Alessandro, que ao menos é de correr e se apresentar muito - também joga por ali. É com este setor que Andrade deve estar mais preocupado na montagem do time. É bom ainda evitar as faltas de bobeira em torno da área. Juninho já teve fase melhor em suas cobranças, mas continua sendo perigoso, e há ainda Lúcio Flávio.

Mantendo a defesa segura, as chances do Flamengo se dar bem na frente são boas. O grande ponto fraco do Botafogo é justamente o miolo de sua zaga - quem viu o jogo contra o Cerro Porteño pôde conferir o festival de furadas, faltas tolas e bolas mal afastadas. Com certeza haverá marcação especial em Petkovic, mas o Botafogo precisa atacar e não deve jogar retrancado. Haverá espaço - é questão de Pet, Adriano, Zé Roberto e os outros estarem num dia inspirado para aproveitá-lo.

2 comentários:

Fabricio C. Boppré disse...

Com o Álvaro recuperado, eu iria de Bruno; Léo, Álvaro, Fabricio e Juan; Aírton, Maldonado, Pet e Toró; Adriano e Zé Roberto. Parece que o Gil fica no banco, né? Seria fantástico recuperarmos ele também, uma opção de jogador com velocidade/habilidade cairia como uma luva, principalmente agora com a contusão do Éverton. Bom, depende só da vontade dele...

Lucas Mendes - DF disse...

A escalação do amigo Fabricio nao esta nada mal, mas acredito que Airton ocupe o setor direito da zaga e Alvaro faça a funçao do Angelim.Como André citou em sua coluna, que por sinal acompanho sempre,o nosso lado esquerdo está fragilizado e Alvaro daria essa segurança.No meio,Andrade deve escalar Maldonado,Lenon,Toró e Pet.A dúvida fica entre Lenon e Fierro.Eu torço para que entre com o chileno.Sabe marcar e tem mais velocidade na saída de bola.Na frente, Zé e Imperador.Vamos conferir e torcer para que a gente comece a segunda-feira no G4!