Os jogos que interessam no fim de semana

Palmeiras x Atlético-PR
O Palmeiras mostrou força nessa sua luta pelo título ao vencer o Cruzeiro no meio de semana (polêmicas sobre a arbitragem à parte - pelo menos um pênalti muito claro para os mineiros o juiz não deu). Hoje, joga contra um time rebaixável e desfalcado no Parque Antarctica, onde ainda não perdeu neste campeonato. Dá pra acreditar que vá ter a primeira derrota desta vez? Não parece provável.

O Palmeiras, no entanto, também tem seus problemas. Vai jogar hoje sem seus dois laterais titulares e seu líder em assistências, o meia Clayton Xavier. Se normalmente o time de Muricy já é muito de insistir pelo meio, sem Armero e com dois centro-avantes no ataque isso deve acontecer mais ainda hoje. Antônio Lopes pode tentar conseguir um empatezinho, que seria bom negócio, congestionando o centro de sua defesa. Vencer é muito improvável, ainda mais sem seu ataque titular, que já não é grande coisa - o Atlético é o penúltimo do campeonato em gols marcados.

A minha aposta é uma vitória magra do Palmeiras, num jogo feio (os dois times são os que mais fazem faltas no campeonato), bem ao estilo de Muricy.


São Paulo x Corinthians
Se o Palmeiras realmente vencer o Atlético-PR, o que parece provável, o São Paulo entrará em campo pressionado a vencer o Corinthians para seguir colado no líder. Mas não deve ser uma missão fácil; fora não vencer o rival desde 2007, o time de Ricardo Gomes vai encarar o Corinthians jogando com o ataque que melhor funcionou no ano - Dentinho, Ronaldo e Jorge Henrique - e com a estreia de Defederico, o argentino contratado com estardalhaço para ser o armador que o time não tem desde a saída de Douglas.

Não conheço Defederico, claro. Mas se for bem, sua chegada e a volta de Ronaldo podem devolver ao Corinthians o tanto do bom futebol que apresentava até o meio do ano. O time vem de uma derrota feia para o Goiás na última rodada, uma ducha de água fria na volta de Ronaldo, mas acho que pode complicar a partida de amanhã no Morumbi.

Difícil fazer uma aposta - num bolão, cravaria empate. Mas com um tantinho mais de chances para o São Paulo, por jogar em casa e pelas opções a mais que tem em seu banco de reservas.


Goiás x Grêmio
Assim como o Flamengo será testado quanto às suas pretensões no campeonato contra o Inter, o jogo do Serra Dourada também vai servir de prova tanto para Goiás quanto para Grêmio. Os dois times têm colocações na tabela que permitem bons sonhos no Brasileiro, andaram fraquejando durante a campanha, mas agora vêm de boas vitórias e querendo embalar para subir de vez.

Para o Grêmio, vencer um adversário direto (que ultrapassará se vencer) em seu estádio serviria para dar moral de vez para um time que só venceu a primeira fora de casa há duas rodadas. Eu tendo a achar o time de Autuori, apesar de estar atrás, mais forte que o Goiás na competição - e, se esta vitória vier, o encanto que fazia o time se dar mal longe de Porto Alegre pode ser quebrado de vez. O Grêmio entende isso e se prepara bem para o jogo - já está em Goiânia desde ontem e terá a volta de seu melhor atacante, o argentino Maxi Lopez.

O Goiás, que venceu bem o Corinthians na última rodada, mas perdeu mal para o Cerro Porteño no meio de semana, também pode usar o jogo como afirmação de que quer mesmo estar na Libertadores no ano que vem e até brigar pelo título - o que eu não acredito muito. Realmente tenho dificuldades a acreditar em tanta força num time que tem Léo Lima como único armador no meio-campo (e na rodada passada ele passeou em campo contra o Corinthians, sem marcação - não deve acontecer amanhã). Mas o ataque formado por Iarley e Fernandão é de respeito (e acostumado a enfrentar o Grêmio desde a época em que foram campeões do mundo pelo Inter), e o time conta ainda com a boa fase do ala Júlio César (que jogou no Flamengo há anos e nunca conseguiu render bem).

Aposta: vitória do Goiás, por conta do mau desempenho do Grêmio fora de casa. Vencer o Náutico ainda é muito pouco. Mas se sair com uma vitória, vai se apresentar como grande candidato a vaga na Libertadores.


Atlético-MG x Santos
Será o confronto do time que menos erra passes no campeonato - o Atlético-MG - contra o que mais erra - o Santos. Na casa do Atlético, que só perdeu uma como mandante. Pela primeira vez, Ricardinho ficará no banco de reservas. Éder Luís retornará ao ataque, ao lado de Tardelli, para formar a dupla que deu mais certo para Celso Roth ao longo do campeonato.

Tudo indica uma vitória do Galo, que assim permaneceria na briga pelo G4, talvez até conseguindo uma vaguinha por lá nesta rodada. E é mesmo a minha aposta - o Santos é um time muito fraco. Se compararmos as escalações, por exemplo, não consigo achá-lo mais forte que o Fluminense.

Mas futebol é futebol. Se Celso Roth deve tomar algum cuidado especial pra não dar zebra, eu diria que é com as bolas paradas - Luxemburgo é bom em montar jogadas deste tipo e o lateral George Lucas tem se mostrado um especialista nos cruzamentos para a área. Um tropeço do Atlético pode vir desse jeito.

Um comentário:

Bosco Ferreira disse...

Sobre a inveja e a grasseria que o André dias fez com o Flamengo: "Não se odeia quando pouco se preza, odia-se somente o que está a nossa altura ou superior a nós". http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2009/interna/0,,OI4000831-EI13759,00-Flamengo+nao+e+clube+grande+diz+Andre+Dias.html