Qual será o time de hoje?

Andrade ainda faz mistério sobre o time que colocará em campo hoje à noite, contra o Goiás.

De primeira: não adianta, o esquema com três zagueiros será mantido. Isso o treinador já deixou claro que não pretende mudar mesmo, com ou sem desfalques.

Mas ao menos uma notícia boa, ao menos para mim: de primeira, eu imaginaria que ele fosse manter a zaga que jogou contra o Náutico (Wellinton, Fabrício e Angelim) e colocaria Aírton na cabeça de área, no lugar de Toró. Pelas notícias, esta hipótese está descartada, o que acho ótimo. É uma pena que o bom volante Aírton tenha que virar o razoável zagueiro Aírton, mas pelo elenco que o Flamengo tem hoje, parece mesmo a melhor opção. Fabrício e Wellinton juntos na zaga têm sido garantia de fortes emoções - e, além de não passarem segurança na marcação, insistem em bicos pra frente em sequência, o que diminui as chances do time contra-atacar e prejudica a posse de bola.

As opções de Andrade para o meio estão, pelo que se diz, entre Lennon e Fierro. Com Lennon, Kléberson continuaria jogando mais adiantado; com Fierro, recuaria para a função de segundo volante, onde teve seus melhores momentos do ano. Prefiro Kléberson mais atrás, mas a questão é encontrar alguém que convença na posição de meia armador - coisa que Fierro não conseguiu até hoje.

Há a opção de se tentar o jovem Camacho e o velho Petkovic como titulares. Pet esteve bem no segundo tempo do jogo contra o Náutico - mas foi entrando no intervalo, com todo mundo já mais cansado, contra um time muito recuado e que jogou com um a menos a maior parte do tempo. Gostei de vê-lo se mexendo bastante pelo meio-campo, se oferecendo pra participar do jogo o tempo todo e fazendo a bola girar. Mas ainda não confio que dê pra esperar o mesmo desempenho dele entrando de início, em jogos em sequência, como titular. Já Camacho, gostaria de vê-lo tendo chances por mais tempo durante os jogos para acreditar que mereça ser lançado como titular.

De qualquer forma, por uma questão de postura, qualquer uma destas opções - Fierro, Pet ou Camacho - me agradaria mais do que manter dois volantes jogando atrás de Kléberson. Mas acredito que, ainda mais fora de casa, vai ser isso mesmo que Andrade vai fazer.


* * * * * * * * * * * *


No ataque, Zé Roberto parece ter sido descartado. Se Andrade tinha a intenção de tentar sua ressurreição no time, poderia considerar colocá-lo justamente naquela vaga de meia-armador, aproveitando que o jogo é longe do Maracanã e a perseguição das vaias não será tão intensa.

Mas então, ao lado de Adriano - Bruno Paulo ou Dênis Marques?

Realmente não tenho como ter opinião sobre Dênis Marques. Se foi contratado, e pagando caro, imagino que seja pra jogar. Então, acredito que vá pro jogo.

Mas tenho pé atrás. Saber que ele estava na reserva do Japão não é lá muito animador.

3 comentários:

Arthur Costa disse...

Eu acho o Airton bom zagueiro tbm além de bom volante...

tirando as vezes em q ele tenta ser malandro deixando perna em alguém caído, braço no rosto de alguém e etc... pois no desarme e marcação o acho bom...

e parece q o Denis Marques começa o jogo...

Paulo Sales disse...

Acredito que a solução a médio prazo será a inclusão de Denis Marques no meio-campo, onde já jogou na época do Atlético-PR, deixando Emerson e Adriano na frente. Junto com Kleberson, ele daria mais força ofensiva ao meio. É só uma questão de se readaptar. Os 3 zagueiros e 2 volantes são uma opção para um jogo como o de hoje, mas não podemos enfrentar times mais fracos com esse esquema, como aconteceu com o Náutico. Até porque não adianta.

Marcos Monnerat disse...

Arthur, acho complicado chamar agressão de malandragem né... Fora isso, concordo com o que você falou.

Pelo histórico recente de reforços, acho pouco provável do Denis Marques dar certo no Fla.