Gente que quer mudar seu clube - de dentro. E vai à luta.

Há pouco menos de dois meses, escrevi por aqui sobre o FluSócio - grupo de tricolores que decidiu entrar na política de seu clube para mudar sua trajetória e faz uma campanha para trazer novos sócios para o Fluminense, a tempo de participarem das eleições do ano que vem.

Pois bem: no mês de julho, em que o Fluminense faz aniversário, há uma promoção que isenta novos associados de pagarem a jóia - como se chama a taxa de adesão. E correu por aí a notícia de que o movimento (junto com outras iniciativas semelhantes, de outros grupos tricolores) aproveitou a ocasião e conseguiu, durante este mês, cerca de 500 novos associados. Um número bastante representativo, capaz de realmente fazer diferença em uma eleição. Em 2007, Horcades foi eleito com 901 votos, apenas 270 a mais que o segundo colocado, Peter Siemsen.

E hoje, dia do aniversário do Fluminense, o FluSócio publicou nas edições impressas do Lance e de O Globo um anúncio refazendo a convocação por novos sócios. O grupo criou um Serviço de Apoio ao Torcedor Tricolor, que oferece inclusive um serviço de motoboy para levar e trazer os documentos necessários para que o sujeito vire sócio. Algo de impressionante.





E no Flamengo?

Lembrando: o prazo para se tornar sócio do Flamengo e também fazer parte de uma transformação em seu clube do coração é o dia 31 de agosto deste ano. É a data limite para poder votar ou se candidatar nas eleições de 2012. De novo: não há caminho para mudar o que acontece lá dentro que não passe pela vontade dos sócios. Se você não é sócio, seu papel será apenas o de reclamar de fora.

O caminho das pedras para se tornar sócio do Flamengo, o SobreFlamengo e outros tantos blogs já publicaram - clique aqui pra ler.

3 comentários:

Igor disse...

Uma pergunta.
O prazo para entrar de sócio proprietário e poder participar das eleições de 2012 é mesmo em agosto de 2010?
Agosto de 2009 seria o prazo para o sócio contribuinte e off-rio?
Confere esta informação?

Eu pretendo entrar como proprietário, e se o prazo para isso for só daqui a um ano, eu espero até lá e economizo um pouco.

Obrigado.

André Monnerat disse...

Igor, é isso aí mesmo.
Se a opção for por ser sócio proprietário, aí pode entrar até 31 de agosto de 2010.

Agora: o proprietário só começa a pagar mensalidade cinco anos depois de se associar. Então, a economia vai estar em adiar em um ano as despesas (de comprar o título, agora, e começar a pagar mensalidades, cinco anos depois).

Igor disse...

Falou André, entendido.

Mas acho que vale mais a pena. Entrando de sócio proprietário, bem ou mal eu estou adquirindo um bem.
Se eu entro em agosto do ano que vem eu fico sem pagar as mensalidades por 5 anos, então dá pra participar das eleições de 2012 e 2015. Aí sim depois começaria a ter q pagar as mensalidades.
Se for botar na ponta do lápis, acaba saindo quase o mesmo preço do sócio contribuinte (caso este passe o mesmo tempo no clube) com a vantagem de poder se associar em 2010.

Abraço e reforce a campanha ano que vem também!