Ainda o Corinthians

Não vi o jogo ontem, infelizmente.

Mas quero aproveitar pra dizer que o time que acho mais interessante de se ver jogar no Brasil, hoje, é o Corinthians. E cada vez admiro mais o trabalho de Mano Menezes.

Por ter ganho destaque no Grêmio, subindo da série B e fazendo boas campanhas na série A e na Libertadores no ano seguinte, Mano apareceu com aquele rótulo de "treinador gaúcho". O que já traz ao imaginário a combinação de disciplina rígida, defesa forte, alguma violência, defesa forte e defesa forte. Sem falar, claro, na força da defesa.

Mas o time montado no Corinthians, desde o ano passado, vai além disso aí. É uma equipe que vem alcançando seus objetivos, se mostrando sempre competitiva, mesmo jogando num hoje inusitado 4-3-3. Já achei interessante de ver o esquema funcionando no início de 2008, na Copa do Brasil (a campanha na série B, sinceramente, não acompanhei). E agora, com Jorge Henrique e Dentinho abertos, está se repetindo e dando certo.

Enquanto no Flamengo Juan e Léo Moura têm que se virar quase sempre sozinhos quando pegam a bola pelas pontas, no Corinthians há sempre opção de passe. Os pontas têm a ajuda dos laterais e de outros que aparecem por ali. As opções de jogadas são muito maiores - e incluem a movimentação do meia vaga-lume Douglas, a chegada de trás e os chutes de meia-distância dos volantes Cristian e Elias. E Ronaldo - que, repito, joga muito mal quando o time enfrenta uma defesa postada atrás, mas tem resolvido quando lhe dão o contra-ataque.

E, além de tudo isso, há a tal defesa forte. Para a qual contribuem também, bastante, os dois pontas que ajudam a tornar o time tão interessante ofensivamente. O que traz, aliás, lembranças do Flamengo campeão brasileiro de 92, montado por Carlinhos também num 4-3-3 em que os pontas voltavam sempre marcando os laterais adversários.

Não dá pra saber como vai ser a dedicação do time no Brasileiro, daqui pra frente. Nem como vai ficar o elenco após a janela europeia - há muita especulação sobre saída de jogadores. Mas o Corinthians é um time chato de ser batido.

Quanto ao Inter, devo dizer: continuo esperando que provem em campo que justifiquem a badalação que fizeram em cima deles por conta de resultados no fortíssimo Gauchão. Tá certo, são líderes do campeonato, mesmo jogando muito com time misto. Mas foram poucos jogos, com os adversários mais fortes também focados em outras competições. Posso estar enganado, mas não apostaria no Colorado como candidato ao título - a não ser que as coisas mudem por lá.

4 comentários:

Ronel disse...

Tô contigo nessa, Monnerat. O Mano Menezes vem sendo o melhor técnico brasileiro.
Se o Cuca fosse um pouco mais seguro, poderia estar no mesmo patamar.

Folha disse...

Mais uma vez um técnico entrega o título na final da Copa do Brasil da mesma maneira.

Tite optou pelo tal Gleydson pro lugar do Sandro, deixando o mesmo esquema 7 1 2 que usou contra o Flamengo.

Laterais que jogam como zagueiros (inclusive um deles realmente é zagueiro), 3 volantes que não apoiam o ataque (ele só precisaria do Guiñazu) e os 3 da frente se virando sozinhos.

Mesmo tendo que ganhar a partida por 2 gols de diferença.

Impressionante!!!

Fla Corneta disse...

E pensar que dois dos melhores jogadores deles, o Cristian e o André Santos foram dispensados por estes treineiros escrotos e ridículos que aportaram no clube.

Inter perdeu a confiança. Nilmar voltou da seleção com a "síndrome de Leo Moura", não jogando nada. D' Alessandro tem sérios problemas. E o juiz não deixou a zaga do Inter bater como de costume.

E Mano Menezes é um senhor técnico. Coloca os caras no ataque e é seguro. Nosso Cuca é um desastre. Inseguro, patético e sem moral. Não chegará jamais a lugar algum. Precisamos de outro URGENTE. O problema é a Diretoria que só quer neguinho pau-mandado.

Flamengo, enquanto isso, se rende ao Adriano e suas manhas, fazendo o papel ridículo e triste de costume.

Este blog deveria por uma contagem regressiva para o fim de mandato do Marcio Braga.

Ronel disse...

O Tite é horroroso. O esquema de ataque dele é balão pra frente e rezar pra Nilmar ou Taison alcançarem a bola. Mas esse título não sairia mesmo para o Inter. O Corinthians é candidatíssimo à Triplice Coroa.