Algumas novidades em relação ao que já se sabia do projeto: o preço do plano pago (apenas R$8,00) e a notícia de que haverá um "Plano Premium", com acesso a produtos de alto valor e direito a voto - mas a um custo maior que o dobro da mensalidade dos sócios comuns de hoje em dia. Ainda vem a confirmação de que o Cidadão Rubro-Negro, em nenhum dos planos, terá direito a ingressos ou descontos neles - talvez apenas alguma facilidade para a compra e para a entrada no estádio.
Vou repetir uma imagem que já usei aqui sobre isso: sem o grande chamariz - vantagens realmente significativas nos ingressos -, este projeto parece ficar apenas com as boas ferramentas de fidelização (e parecem boas mesmo), mas sem o fator que decide a compra. É como se O Globo vendesse assinaturas apenas de seu Clube do Assinante, mas sem entregar o jornal. E o grande fator de rentabilidade do programa, o poder do banco de dados que vai se formar, vai depender em muito do bom uso que se faça dele - o que não é fácil, especialmente se ficar por conta da hoje limitada estrutura que o marketing do Flamengo tem internamente.
E é bom ressaltar: o sócio-torcedor não vai ter direito a voto. A não ser na tal categoria Premium, que vai demorar - já tem previsão de lançamento para dois meses depois das outras mais básicas - e custará mais que o dobro do que paga hoje um Sócio Contribuinte Familiar, aquele que pode frequentar a sede da Gávea junto com seus filhos, mãe e esposa.
Vale a leitura do texto do Vinícius: http://flamengonet.blogspot.com/2009/06/bomba-projeto-socio-torcedor-por.html
Vale a leitura do texto do Vinícius: http://flamengonet.blogspot.com/2009/06/bomba-projeto-socio-torcedor-por.html
9 comentários:
Monnerat, li seus comentários no flamengonet. Entendo seu ponto sobre algumas coisas... claro que um banco de dados, por exemplo, é super importante pra projetos futuros.
Mas o projeto em si é um lixo, uma vergonha, um escárnio, um motivo de chacota pra quem tem um mínimo de conhecimento do que pode ser feito.
Vou esperar a divulgação oficial, prefiro acreditar que o que está descrito corresponde a 10% do que será feito.
Abraços.
Patrick, acho mesmo que tem que esperar pra ver a parada funcionando. O que se sabe é de conversas por telefone, não tão longas assim.
Mas eu mantenho a minha impressão: eles chegaram a uma mecânica interessante de benefícios, que poderiam ser muito legais pra fidelização do projeto e base pra várias outras ações.
Mas não tem o principal! E o alcance de algo assim vai ser sempre muito limitado.
Monnerat, pra ser sincero pra mim não há nada mais fácil no mundo do que fidelizar torcedor de futebol. Eu acho que fidelizar é difícil pro Bombril, é só surgir um Assolan mais baratinho e com uma propaganda bonitinha na TV pro cara trocar em segundos. Time de futebol já nasceu fidelizado. É claro que pode existir inadimplência quando o time estiver mal. Mas cara, se a preocupação maior é fidelizar os caras estão completamente equivocados. Na minha opinião eles tem que se preocupar é em VENDER!
Enfim, nem vou entrar muito nesse detalhe dos descontos pra comer na Academia da Cachaça ou pra comprar remédios na DrogaRaia. Sei que você gosta, eu não gosto. Mas aí é opinião mesmo, cada um tem a sua. Só acho que, num projeto sério, essa é a prioridade número 200.
Eu já acho que o torcedor de futebol continua sempre sendo torcedor de seu time - mas vai em 60 mil quando o time tá bem, 10 mil quando o time tá mal. Essas coisas pra fidelizar servem pra, em vez de baixar pra 10 mil, ficar nos 30, quem sabe. É isso. Tem que criar coisas pro seu produto não ser o primeiro a ser cortado quando a situação de grana do sujeito apertar. Eu não só gosto, como acho necessário.
Agora, é claro que isso não é a primeira prioridade. Tem que vender - se não, não vai ter nem a quem fidelizar. E tá faltando justamente isso, o argumento principal de venda.
É o que eu disse: vão tentar vender o Clube do Assinante do Globo sem o jornal.
Enfim, só um dado.
O PFC da Net no início cobrava por campeonato. Ou seja, você comprava o carioca, depois passou o brasileiro e daí por diante.
De uns anos pra cá os caras perceberam o óbvio (mas nem sempre é tão fácil enxergar o óbvio): passaram a cobrar um valor mensal, ou seja, você não precisa ficar comprando toda hora. Você contrata o serviço e vai pagando até decidir cancelá-lo. De lá pra cá o índice de desistência é baixíssimo, os caras só fazem aumentar o número de sócios.
Insisto, pro O Globo talvez seja interessante o Clube de Assinantes. Afinal, se ele não tiver, o JB tem.
Pro Flamengo não! Quer ter como um bônus, beleza. Mas a importância é muito pequena, na minha opinião.
Ir ao jogo é completamente diferente, Monnerat! O cara tem que sair de casa, gastar uma grana, se chatear pra entrar, tem o risco de ser assaltado na saída.
Aqui o cara vai pagar um valor mensal e ter benefícios. Importante: eu não acho que o sujeito não deva ter benefícios não, hein! Muito pelo contrário, minha formação é toda de marketing direto, acredito que fulano só gasta se achar que está sendo recompensado de uma forma ou de outra. Mas a diferença é que benefício pra mim é outra coisa. Todo mundo quer ser VIP. Torne-o VIP! Todo mundo quer ir a um jogo decisivo ou à estréia do Adriano Limite o acesso! Todo mundo quer saber o nome do novo treinador. Faça um pronunciamento ao vivo apenas para assinantes da FlaTV! Todo mundo quer ganhar dinheiro, sorteie!!! 2 milhões de reais??? Tenho certeza que eu e você com 2 milhões de reais em mãos colocamos 50 mil sócios pagantes (algo como 19,90) apenas com um sorteiozinho de 1 milhão, uma meia dúzia de benefícios e um pouco de criatividade, não botamos não?
Bom, Patrick - nem acho que a gente esteja discordando muito.
Mas olha só: se o grande benefício da parada é ir pro jogo, quando o jogo não estiver valendo a pena, ele para de pagar. Você tem que inventar outras coisas em volta disso aí.
O que são essas outras coisas? Aí dá pra você viajar.
O clube no mundo mais bem sucedido nisso aí é o Benfica. Porra, o sócio do Benfica paga 8 euros por mês e tem direito a desconto na hora de comprar até carro! Claro que isso vale a pena pro cara.
Agora, realmente 2 milhões de reais é coisa pra cacete. Dá pra fazer o diabo com isso aí.
A questão toda é: eles não querem dar desconto em ingresso! Não querem, já disseram que não querem, acham impossível. Aí você vai discutir isso como? Então, a gente tá discutindo isso, se os extras fazem diferença ou não, à toa - afinal, nesse projeto aí eles não são "extras", eles são O projeto.
Tudo o que eu falei é que acho que o conceito dessa rede de benefícios em volta é bom. Só não adianta nada porque todo o princípio da coisa, o ponto de onde eles tão partindo, não tem solução.
Bem, se o projeto é baseado nisso, pra mim, ele é uma desgraça.
E mais, acho vergonhoso que esta diretoria lance-o há cerca de 3 meses das eleições. Este projeto de nível primário pode queimar o sócio-torcedor rubro-negro pra sempre.
Bom, no fim eu concordo contigo - o projeto é muito ruim, já que não tem o principal. É foda.
O que nós resta é assistir ao nascimento de um projeto que já nasce morto. Você tem razão: é foda!
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